Vale transporte: Coisas que você precisa aprender

Toda empresa conta com benefícios para auxiliar seus colaboradores no dia a dia, tanto na alimentação como no vale transporte que é um benefício obrigatório para que o funcionário chegue no local de trabalho e em boas condições. O benefício de vale transporte é obrigatório, porém, a empresa como diferencial pode até mesmo oferecer outros benefícios que auxiliam o colaborador a se sentir mais valorizado e com uma sensação de que a empresa realmente se preocupa com seu bem-estar.

Muitas pessoas ficam com algumas dúvidas com relação ao desconto que é feito em folha de pagamento e sobre os próprios direitos do funcionário, é uma questão de extrema importância, pois todos precisam estar atualizados dessa informação para que assim não aconteça nenhuma irregularidade. Para te ajudar a conhecer mais um pouco dos direitos do colaborador, acompanhe esse post.

O importante que todos precisam saber é que o vale transporte é um benefício obrigatório, e que independente do tempo de trabalho é obrigação de toda empresa oferecer a opção o colaborador se locomover até o ambiente de trabalho. Porém, é de extrema importância que o colaborador forneça informações corretas sobre a quantidade correta de conduções que utiliza para chegar no trabalho, caso isso não aconteça, o mesmo pode ser dispensado por justa causa.

Segundo a Lei nº 7.418/85 a empresa pode descontar 6% da folha de pagamento referente a condução que o funcionário utiliza. Cabe ao funcionário avaliar se esse benefício compensa para ele, dependendo do salário que irá ser recebido. Em caso de faltas, mesmo que atestadas, a empresa tem o direito de descontar o valor no salário do funcionário, ou até mesmo deixar como bônus e na recarga do próximo mês é descontado no valor total da recarga.

Se o colaborador não achar viável, também pode recusar esse benefício ou entrar em comum acordo com a empresa para que o vale transporte seja substituído pelo vale combustível. Porém, a empresa deve estar ciente que caso ofereça o vale combustível o desconto no salário de 6% não poderá acontecer. Isso ocorre porque a legislação não permite a substituição do vale-transporte por pagamento em dinheiro ou por outro benefício de qualquer espécie, mesmo que a verba seja utilizada no vale combustível.

Sabia que o Autor deste Post Ganha Dinheiro até Hoje por te-lo Escrito?
Ganhe Dinheiro Escrevendo Artigos

É muito importante ter uma comunicação entre o RH e o colaborador, assim todas as insatisfações dos colaboradores podem ser resolvidas através de diálogo, sem chateações e quedas de produção, afinal, um profissional que não está satisfeito com a empresa acaba fazendo o serviço incorretamente e de maneira incorreta.

Talvez você goste disso também:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Solve : *
4 × 22 =


Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>