Ganhe R$80 por Dia. SEM INDICAR NEM VENDER


Utilizar sistemas operacionais virtualizados é melhor do que dual boot?

Precisando de Dinheiro?

Ganhe até $80 por Dia
Sem Indicar Nem Vender
Forneça seus Dados para Começar

Essa é uma pergunta que não é tão fácil de responder. Mas nesse artigo falarei sobre vantagens e desvantagens de cada uma das situações citadas no título e então você poderá saber qual é melhor para sua necessidade.

Começarei falando sobre virtualização de sistemas operacionais. Quando se tem um modelo desse tipo, a migração de SO (sistema operacional) fica muito mais fácil, sem contar também que é possível utilizar mais de um SO ao mesmo tempo. Isso significa que você pode ter um Windows e um Linux funcionando juntos com um servidor pfSense fazendo o papel de firewall, por exemplo. O legal desse esquema é a economia de tempo em casos que é necessário fazer ambientes de teste, basta criar uma cópia de segurança de cada VM (máquina virtual) e se uma falhar, subir o backup e começar novamente. O gerenciamento de hardware também é melhor, pois se você precisar aumentar a memória de uma VM basta desligar a mesma, ir às configurações e digitar um número maior de memória, se precisar de mais HDs, basta criar novos e ir adicionando como quiser. O mesmo pensamento vale para placas de rede, é mais fácil acessar uma página de configuração e dar alguns clicks para adicionar uma NIC (Network Interface Card) do que abrir o computador e colocar uma placa nova, e tudo isso sem mencionar que uma interface nova custa dinheiro. Para trabalhar com sistemas virtualizados é preciso ter um computador com um hardware razoável, pois as VMs vão precisar disso. Há pelo menos duas formas de trabalhar com virtualização: a primeira é instalar um SO no computador (Linux, Windows ou MAC OS), depois um programa virtualizador (VirtualBox, por exemplo) e nesse programa colocar as VMs. O segundo método é usar um sistema de virtualização como o XenServer. No primeiro esquema o usuário tem um sistema operacional e um programa para gerenciar as VMs, já no segundo não tem, o “sistema operacional” é um virtualizador e o gerenciamento às vezes é feito pela rede através de outro computador. Utilizar um programa instalado em um SO para virtualizar eu vejo como algo mais pessoal, coisa que um usuário costuma fazer, até porque desse jeito ele pode levar as máquinas virtuais para onde ele quiser no próprio computador e no outro método, como precisa de um servidor para isso essa mobilidade fica comprometida, então esse esquema combina mais com ambientes empresariais.

Quando se tem um dual boot no computador a principal vantagem é o aproveitamento do hardware, pois se você tiver uma placa de vídeo e um sistema virtualizado, pode não conseguir fazer a VM reconhecer a placa de vídeo a menos que tenha uma versão mais robusta do programa de virtualização (versão paga), mas mesmo que a VM não a reconheça o sistema hospedeiro reconhecerá a placa. A desvantagem é se você precisar testar algo no outro SO, pois você precisará desligar o que está usando, ligar o outro e depois voltar para o que estava. Isso pode ser muito chato caso seja necessário fazer várias vezes. É interessante fazer uma partição para compartilhamento de dados entre os dois SOs, pois assim você não precisará ficar mudando de sistema só para pegar um arquivo (o que seria muito chato também). Caso você tenha um HD externo ou armazene tudo na nuvem você pode abstrair a partição de compartilhamento.

E para finalizar gostaria de deixar uma dica: se você não decidiu qual é melhor para você, faça como eu e misture os dois modelos. Eu uso Windows e Linux com um dual boot e nos dois sistemas tenho instalado um programa de virtualização (VirtualBox), os HDs das VMs eu deixo em um HD externo com tecnologia USB 3.0 e quando quero usar qualquer VM não preciso mudar de sistema operacional e também faço o uso dos recursos em nuvem.

Talvez você goste disso também:

DOBRE SEU INVESTIMENTO em 90 DIAS

Não precisa indicar ninguém para dobrar seu investimento em 90 dias.

Basta Acessar oTudo.com/GC e Cadastrar-se.



Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Solve : *
22 − 19 =


Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>