Ganhe R$80 por Dia. SEM INDICAR NEM VENDER


Uma forcinha para os idosos

Precisando de Dinheiro?

Ganhe R$80 por Dia
Sem Indicar nem Vender
Apenas Visualizando Anuncios
Forneça seus Dados para Começar

Quando somos jovens, não imaginamos o que está por vir com a passagem do tempo. Em nossas mentes, carregamos a certeza de que jamais envelheceremos e jamais seremos como “aqueles velhinhos aposentados que ficam o dia inteiro na praça sem fazer nada e mal conseguindo se levantar”. É assim mesmo: nunca damos a devida atenção (e nem o devido crédito) quando estamos observando uma realidade que não é a nossa. Fazemos julgamentos muito rapidamente e temos certeza de que estamos certos. Mas aí o tempo passa e a vida começa a nos colocar para percorrer fatias de experiência das quais já havíamos ouvido falar, mas que demos pouca importância. Por não acreditar nos conselhos dos pais e dos médicos, forçamos nosso corpo e o fazemos ultrapassa limites que nem sempre podem ser estendidos. E aí… pronto. Nos tornamos aqueles velhinhos da praça que mal conseguem se levantar.

O maior problema da idade é a perda do vigor físico, sem dúvida. O equilíbrio se torna problemático, as articulações perdem a viscosidade interna e se tornam enrijecidas, a amplitude dos movimentos fica menor (já não conseguimos dar passos tão longos como antes) e, pela força muscular reduzida, nos movemos mais lentamente. Mas acalme-se, porque nada está perdido por causa da idade. Ela traz alguns entraves, sim, mas muita coisa pode ser feita para melhorar a qualidade de vida. Um bom exemplo é o pilates, que para idosos é um verdadeiro achado.

Terceira idade em movimento

Muitos idosos aproveitam o tempo dado pela aposentadoria para ingressas em aulas de hidroginástica, danças e outros tipos de ginástica (às vezes até com personal em academias), mas alguns, devido a limitações de saúde – ou mesmo pela idade mais avançada -, não podem se arriscar a movimentos tão amplos e ágeis. Para estes, o pilates surge como uma das melhores opções para manter o corpo equilibrado e ativo.

Através de movimentos muito, muito cuidadosos e bem estudados, o fisioterapeuta trabalha os grupos musculares com maior dificuldade de movimento no paciente, seja uma atrofia por falta de uso ou uma limitação por trauma. Aos poucos, o profissional vai “soltando” aquela musculatura que estava mais “travada” e gradualmente permitindo que o paciente amplie os movimentos com aquele membro. Alongamentos e exercícios de fortalecimento estão sempre presentes nestes casos, já que uma coisa depende da outra para que tudo funcione bem.

E não só de força e elasticidade precisa o idoso que recorre ao pilates: muitas vezes, o problema está na falta de equilíbrio, recorrente de problemas na postura, enfraquecimento de músculos e/ou ossos ou mesmo acidentes e problemas reumáticos. Alguns problemas anteriores ao tratamento podem fazer com que o paciente se sinta inseguro e com receio de endireitar o corpo. O pilates também ajuda neste sintoma, auxiliando na correção postural através do alongamento e fortalecimento de grupos musculares específicos e do encorajamento para que o paciente dê passos mais seguros. Aos poucos, com persistência e paciência, o caminhar, que é um gesto tão simples, é devolvido para o idoso. O impacto em sua qualidade de vida e em sua condição psicológica é muito bonito!

Sabia que o Autor deste Post Ganha Dinheiro até Hoje por te-lo Escrito?
Ganhe Dinheiro Escrevendo Artigos

A quem procurar?

Assim com o pilates para gestantes, o pilates voltado para o público idoso nem sempre está disponível nas clínicas e estúdios, pois são especialidades que os profissionais podem , ou não, ter. Quando o paciente manifesta sua vontade em praticar este tipo de atividade, o ideal é procurar antes um ortopedista para que ele faça uma avaliação prévia (afinal, nem todo paciente pode praticar pilates, pois variadas razões) e, por fim, indique um estúdio qualificado para atender este tipo de público. Os idosos tem especificidades que precisam ser levadas em consideração a cada exercício, por isso a necessidade de especialização do terapeuta.

E algo importante: se o idoso manifestar interesse em praticar uma atividade física, não o desencoraje. Atividades físicas são importantes em qualquer idade e, para o idoso, elas têm um caráter especial pois os faz se sentir vivos, ativos e participantes do mundo. Incentive-o sempre.

Talvez você goste disso também:

DOBRE SEU INVESTIMENTO em 90 DIAS

Não precisa indicar ninguém para dobrar seu investimento em 90 dias.

Basta Acessar oTudo.com/GC e Cadastrar-se.



Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>