Ser Gaúcho !!

Ser Gaúcho é ter orgulho de ter nascido no Rio Grande do Sul.

Só com essa afirmação já conseguimos definir o que é ser gaúcho. Porém, acredito que ser gaúcho é muito mais que isso, ser gaúcho é lembrar de um povo no qual não submeteu-se ao império, que lutou pela sua liberdade “com unhas e dentes”.
Analisando os fatos, os outros estados sempre tiveram um pouco de ciumes do povo do sul do País,
pois somos um povo “aguerrido e bravo”, que não se entrega antes de uma “peleia”. Com isso somos o estado com maior taxa de impostos do país, estariamos pagando por nossa liberdade ou por revolta dos nossos antepassados ? Acredito que isso nunca iremos saber.
Mas gaúcho que é gaúcho não “não se afloxa”, briga por sua liberdade, escuta o hino rio grandense e emociona-se, e convenhamos dúvido existir um hino que define tão bem o que é o povo. Povo que teve virtude para não ser escravo, apesar de milhares de pessoas mortas em batalhas, sempre nós mantivemos de cabeça erguida.
Atualmente continuamos assim, mas para lembrar sempre da revolução farroupilha nós gaúchos fazemos questão comemorar esse exito. Nossa sorte é que essa época de guerra já passou, pois se ouvesse uma guerra nos dias de hoje com a tamanha intensidade da Revolução Farroupilha, olha ia ter muito “vivente debandando e levantando acampamento”, e alguns desses ainda diriam não sou gaúcho “tchê”.
Orgulhe-se do povo que lutou por nós, pela nossa liberdade, não precisa vestir bombacha somente na semana farroupilha, álias bombacha não é modismo, hoje vejo bombacha “Feminina”, ainda mais com umas florzinhas.
Mas gauchimos não contempla Modismo, não precisa tomar chimarrão, vestir bota nova, beber canha na guampa. Basta dizer eu sou gaúcho e isso já basta para ser feliz no Universo.

Por: Vitor Quevedo

Talvez você goste disso também:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Solve : *
30 ⁄ 10 =


Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>