Segurança no trabalho para movimentação de cargas

Existe uma norma regulamentadora dentro das normas do mercado de trabalho, feita pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) que dita sobre a segurança no trabalho para as movimentações de carga.

A NR 11, que foi editada pelo Ministério do Trabalho, estabelece quais são as normas de segurança tanto para o transporte, movimentação, armazenagem quanto para manuseio dos materiais em questão.

Essa norma surgiu em função de um alto número de acidentes que eram presenciados dentro dos segmentos do mercado que operam com içamento e carregamento de materiais e cargas.

Segurança no trabalho: O que a NR 11 diz sobre máquinas grandes?

Para que exista de fato a segurança no trabalho, a NR 11 trata de vários assuntos relacionados correlacionados com esse tipo de serviço, entre eles:

  • Guindastes;
  • Transportadores;
  • Elevadores;
  • Máquinas transportadoras;
  • Armazenamento de materiais;
  • Movimentação;
  • Manuseio de chapas de mármore, granito ou outras rochas;
  • E outros assuntos relacionados.

Dessa forma a primeira parte dessa legislação estabelece normas de segurança para os trabalhadores que operam com guindastes, elevadores, transportadores industriais e máquinas transportadoras.

Sabia que o Autor deste Post Ganha Dinheiro até Hoje por te-lo Escrito?
Ganhe Dinheiro Escrevendo Artigos

São descritos diversos tipos de atividades com desse porte, seja pelo volume do seu material ou pelo deslocamento tanto vertical quanto horizontal que precisará ser vencido.

A necessidade trazer esse tipo de norma regulamentadora para dentro do mercado e da segurança de trabalho, é exatamente porque um dado mostrou que cerca de 22% de todas as lesões da industrias ocorrem na movimentação dos materiais.

Sendo que normalmente, a maioria dessas lesões são graves ou até mesmo fatais, no caso de trabalhadores serem mutilados, sofrerem fraturas ou até mesmo prensagens.

Se específica ainda que dentro da inspeção e da manutenção desses equipamentos, é preciso que haja uma atenção especial aos cabos de aço, correntes, cordas, ganchos e roldanas, os quais precisam ser inspecionados de forma permanente, e serem substituídos sempre que necessário.

Além disso, os poços dos elevadores e os monta-cargas precisam ser cercados em toda a sua altura, exceto nas portas de entrada e nas saídas dos pavimentos.

A importância da capacitação nesse momento

Assim além dessa NR 11 que estabelece uma maior segurança no trabalho, é preciso que todos os departamentos que efetuam esse tipo de movimentação de cargas e profissionais possam estar atentos a todos os dispositivos, acessórios e equipamentos que podem causar lesões ou as prevenir.

Dessa forma investir em um curso rigger dentro do Brasil vem se tornando cada vez mais uma excelente opção para aqueles profissionais que desejam estar especializados dentro do segmento de rigging, conhecendo a fundo todas essas normas e procedimentos que são necessários para a boa realização do serviço.

Esse curso tem como objetivo principal capacitar profissionais para com a elaboração de planos dentro da movimentação de carga e içamento, os quais precisam ser minuciosos, contando com vários cálculos que irão garantir a perfeita execução desse serviço.

E para os transportes de carga motorizados?

Já para a operação de transporte de carga em veículos que sejam motorizados é necessário que haja um treinamento específico, dado pela empresa para aqueles funcionários que irão operar de fatos as máquinas, os habilitando assim para a função.

Esses operadores precisarão ser habilitados, conforme já é previsto por legislação nacional de trânsito, e somente poderão dirigir o maquinário em horário de trabalho, com algum tipo de identificação com nome e fotografia, em um lugar visível de seu corpo.

Ganhe Dinheiro
Todos os Dias
Sem Vender Nada

Cadastre-se AQUI para Iniciar!

Dessa forma é possível entender a importância da segurança do trabalho dentro das empresas e por que uma norma como a NR 11 precisa estar em vigor.

Talvez você goste disso também:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Enter Captcha Here : *

Reload Image

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>