Razões para adotar o prontuário eletrônico

Trade de Bitcoin?

Simples! Comece Agora!

Acesse SimpleFX

Sem sobra de dúvidas o prontuário eletrônico se sobressai em relação ao ponto convencional, geralmente redigido a mão, mas ainda há alguns profissionais relutantes quanto a aplicação do prontuário. Por isso listamos algumas razões para usar esse mecanismo que facilita a vida de médicos, enfermeiros, dentistas, nutricionistas e vários outros profissionais da área da saúde.

O que é o prontuário eletrônico

A definição mais completa é o conjunto de informações em um registro eletrônico referente ao tratamento de um paciente, sendo este, projetado especificamente para ajudar os usuários, fornecendo acesso rápido aos dados do pacientes. Trata-se um aparelho físico, com sistemas e todo um layout voltado para os profissionais da saúde e pacientes. Em alguns casos somente o programa, que pode ser visualizado pela internet. Alguns profissionais já utilizam aplicativos em smartphones e tablets tornando essa tecnologia cada vez mais usada e acessível.

Todas as informações podem ser usadas por diferentes profissionais, pois os dados são armazenados de acordo com o tratamento, contendo informações coletadas ao longo da vida da pessoa.

Vantagens

As principais vantagens de um prontuário eletrônico são o acesso rápido aos dados do paciente, sendo possível o acesso em qualquer parte do mundo. Cada ação médica é registrada no prontuário, contribuindo para a melhoria do processo em que eles tomam as decisões a respeito do tratamento. As informações podem ser usadas para o recebimento de benefícios o que melhora de forma significativa o atendimento ao paciente, reduzindo custos e tornando mais dinâmica a relação com planos de saúde.
Prontuário Eletrônico
Uma razão que faz valer a pena a implementação do prontuário eletrônico diz respeito a rapidez no diagnóstico e nas tomadas de decisões a respeito do tratamento. O histórico do paciente pode ser acessado por diferentes profissionais, aumentado a possibilidade de comunicação entre as equipes envolvidas. As informações são mais legíveis que os prontuários convencionais, mantendo os dados mais claros e economizando papel.

O prontuário eletrônico também apoia a pesquisa, principalmente a estudos clínicos, epidemiológicos e para uma futura avaliação da qualidade da pesquisa e do tratamento. O atendimento clínico é visto de maneira heterogênea, gerando maior integração ao seu gerenciamento. O paciente tem acesso as informações de casa, recebendo alertas, e-mails sobre consultas e outros dados que necessite.

Sabia que o Autor deste Post Ganha Dinheiro até Hoje por te-lo Escrito?
Ganhe Dinheiro Escrevendo Artigos

Entraves

Há alguns entraves que ocorrem, mas podem ser contornados, devido a eficiência dos resultados obtidos com o prontuário. Há quem discorda do seu uso devido a rejeição dos planos de saúde que tem acesso ao prontuário eletrônico e veem com maus olhos certas patologias do paciente. Não há perigo quanto a privacidade dos dados do paciente, primeiro pelo fato do profissionalismo e ética dos pacientes e outra forma é a segurança dos dados, podendo estes serem criptografados e o uso de senha.

Prontuário Eletrônico

A dificuldade na implementação do prontuário também é uma dificuldade, principalmente pela falta de pessoal com entendimento para programar e realizar modificações na plataforma, de acordo com as necessidades das clínicas e hospitais que utilizam o prontuário. A falta de padronização nos sistemas inviabiliza os recursos, além da interface que pode não ser fácil de ser familiarizada, tanto por usuários quanto por pacientes.

Talvez você goste disso também:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Solve : *
21 − 9 =


Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>