Quero Abrir um Negócio: Dicas sobre Finanças

O empreendedorismo é um talento que muitos têm, mas sem os conhecimentos necessários para levá-lo adiante, não sabem aproveitar e por vezes nunca o descobrem. O empreendedorismo pode ser definido como a criação e gerência de um negócio, assumindo os seus riscos em busca de lucro. Assim, nem sempre são os empreendedores os responsáveis por fazer uma empresa ter sucesso, mas sua atuação é extremamente importante no mercado. O empreendedor pode ter uma ideia e passá-la para alguém que tenha a habilidade necessária para desenvolvê-la, ou em outro caso, pode apoiar a ideia de alguém, financeiramente, para que a empresa possa se desenvolver no mercado.

Ao tomar a primeira decisão de abrir uma empresa, antes de colocar em pauta o negócio em si, pense sobre si mesmo. Você tem as habilidades necessárias para colocar o negócio em funcionamento ou será necessário terceirizar isso? E financeiramente, será você o investidor? Essas perguntas se entrelaçam em suas respostas e levam ao plano que é preciso desenvolver para minimizar os riscos na criação de um novo empreendimento. Um empreendedor deve ter iniciativa ao avistar uma oportunidade, assim como ter persistência caso a ideia não dê certo de primeira, mas é preciso comprometimento e exigência consigo mesmo e com os parceiros para que haja mais chances da ideia dar certo.

O planejamento constante e levado a risca é essencial para diminuir custos, visualizar as necessidades, entender como funcionará o retorno e em quanto tempo ele chegará. É preciso colocar as ideias no papel. O nome ideal para esse processo é Plano de Negócios. O Plano de Negócios é um projeto onde o então empresário ou empreendedor lista todos os requisitos que a empresa precisa acordar antes de começar a trabalhar de fato. Nele serão analisados os principais aspectos de estratégia, mercado e principalmente operações financeiras.

Em um modelo simples o Plano de negócios deve conter Sumário Executivo, Descrição da Empresa, Descrição do Projeto, Estratégias, Produtos e Serviços, Pesquisa de mercado e posicionamento de Marketing, e Operações e Projeções Financeiras. Definindo as operações financeiras a empresa precisará realizar o seu enquadramento tributário dentro desse planejamento, para esse processo o ideal é optar por uma consultoria tributária, ela será realizada por um profissional capacitado para reconhecer em qual regime a sua empresa se encaixará. Os consultores tributários são em geral contadores e muitas vezes também realizam consultoria financeira, ter acesso a um desses profissionais é imprescindível para não errar cálculos e tirar o melhor da sua empresa.

Talvez você goste disso também:

Sobre: fradema

Fundada em 1988, Fradema Consultores Tributários reconhecida como uma das maiores e mais tradicionais empresa de consultoria do País. Tradição que se revela na solidez de sua estrutura corporativa e composta por um corpo técnico de cerca de duzentos integrantes, com escritórios na Bahia, Brasília, Espírito Santo, Amazonas, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. Aos quais se soma a uma rede de representantes em todo Brasil. http://www.fradema.com.br

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Enter Captcha Here : *

Reload Image

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>