Qual o risco de comprar brinquedos sem certificação do Inmetro?

Ganhe Bitcoins
Todos os Dias

Clique AQUI e Comece Agora!

Os brinquedos podem parecer inofensivos, visto que são próprios para serem utilizados pelas crianças, porém, brinquedos sem certificação do Inmetro podem ser muito perigosos e causar acidentes graves.

Os brinquedos fazem parte da infância de qualquer criança, assim, essas costumam estar o tempo todo em contato com os mais diversos brinquedos disponíveis, seja na escola, em casa ou em outros ambientes.

Porém, o que muitas pessoas se esquecem é que mesmo os brinquedos precisam de uma certificação para garantir a sua qualidade e a segurança na hora de serem utilizados.

Nesse artigo vamos falar um pouco mais sobre como os brinquedos sem certificação do Inmetro podem apresentar sérios riscos para a vida das crianças.

O que são brinquedos sem certificação do Inmetro?

Para quem ainda não sabe, o Inmetro é o órgão responsável por fiscalizar e avaliar a qualidade dos brinquedos, bem como a indicação de cada um de acordo com as faixas etárias.

Sabia que o Autor deste Post Ganha Dinheiro até Hoje por te-lo Escrito?
Ganhe Dinheiro Escrevendo Artigos

Assim, todos os brinquedos deveriam passar pelo Inmetro antes de chegarem nas lojas, porém, não é bem isso o que acontece com algumas marcas de brinquedos infantis.

Existem hoje uma série de brinquedos sem certificação do Inmetro, o quais não passam por nenhum tipo de avaliação antes de serem comercializados, e que quando chegam até as crianças podem causar sérios acidentes.

Por isso, antes de comprar um brinquedo para uma criança é muito importante verificar se o mesmo possui a certificação do Inmetro. Só então você poderá ter muito mais tranquilidade e garantir a segurança da criança.

A seguir vamos abordar um pouco mais sobre os principais riscos que os brinquedos sem certificação do Inmetro podem oferecer.

Riscos que os brinquedos sem certificação do Inmetro podem apresentar

Os brinquedos sem certificação do Inmetro podem apresentar inúmeros risos para as crianças, assim, listamos aqui alguns dos motivos pelos quais esses brinquedos podem ser muito mais perigosos do que parecem.

  • Peças soltas

Brinquedos sem certificação do Inmetro podem correr o risco de soltar alguma peça, assim, quando uma criança entra em contato com alguma pequena peça solta, ela pode acabar por colocar essa peça na boca e engolir.

Dessa forma, engolir uma peça pode causar prejuízos para a saúde da criança, e em casos mais graves, pode levar até ao óbito.

  • Qualidade dos brinquedos

A certificação do Inmetro é muito importante ainda para garantir a qualidade dos brinquedos comercializados. Assim, brinquedos sem essa certificação podem estragar muito mais rápido ou mesmo apresentar defeitos.

No caso de você adquirir um brinquedo com a certificação do Inmetro e ainda assim esse brinquedo apresentar algum defeito, então você pode solicitar a troca por um novo, já os brinquedos sem certificação do Inmetro não podem ter essa garantia de troca.

  • Materiais tóxicos

Ao avaliar um brinquedo, o Inmetro analisa também os materiais utilizados em sua composição, principalmente no caso de brinquedos para crianças menores, as quais tem mais chances de levar o brinquedo até a boca.

Assim, brinquedos que garantem a sua certificação podem ser muito mais seguros, enquanto que os que não são certificados podem conter algum material ou substância tóxica.

É importante estar atento principalmente a brinquedos como mordedores ou brinquedos de bebês, pois, esses costumam ser levados até a boca com muito mais facilidade.

O contato com um material ou substância tóxica pode causar sérios danos para a criança, e nesses casos, os pais devem imediatamente levar a criança ao hospital mais próximo.

  • Brinquedo indicado para cada idade

Outra função do Inmetro é indicar a faixa etária indicada de cada brinquedo, pois, o contato com brinquedos na idade não indicada pode fazer com que a criança se machuque ou que acabe por danificar o produto.

Assim, além da certificação do Inmetro, é importante ainda prestar atenção na faixa etária que deve estar indicada na embalagem do brinquedo.

Garantindo brinquedos seguros e de qualidade

Agora que você já sabe como os brinquedos sem certificação do Inmetro podem ser perigosos, certifique-se de que nenhuma dessas marcas serão adquiridas por você.

Investir na segurança das crianças é muito importante, e por isso, ter um órgão que teste os brinquedos antes deles serem comercializados pode ser muito importante.

É importante ressaltarmos ainda que a venda de brinquedos sem certificação do Inmetro é ilegal, e pode ser considerado crime, por isso, invista sempre em brinquedos seguros, vendidos de forma legalizada.

Talvez você goste disso também:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Enter Captcha Here : *

Reload Image

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>