Qual a diferença entre carpete de madeira e piso laminado?

Ao olhar para as opções de piso para o seu chão, o carpete madeira e o piso laminado estão entre as mais populares. O custo deles geralmente é comparável e são mais baratos do que o piso de madeira maciça, sendo aproximadamente metade do piso de madeira natural.

O piso laminado é considerado mais higiênico e hipoalérgico do que o carpete de madeira, pois é facilmente limpo e a sujeira não passa despercebida. Mesmo assim, o carpete tende a reter a poeira e o pólen, a manchar com mais facilidade e construir mofo quando exposto à umidade, tornando-se uma opção menos desejável para quem tem alergias.

Os dois tipos de pisos são de preço semelhante, mas o carpete de madeira provavelmente custará mais do que o revestimento laminado, e os custos de instalação também devem ser considerados, com as placas e ranhuras frequentemente encontradas em pisos laminados, tornando a instalação relativamente fácil.

Conheça as diferenças entre o carpete de madeira e o piso laminado

Carpete de madeira

O carpete de madeira que é feito de lã ou uma fibra sintética, como polipropileno, nylon ou poliéster, está ligado a um suporte que geralmente é pregado ou grampeado no chão ou qualquer preenchimento embaixo.

Sabia que o Autor deste Post Ganha Dinheiro até Hoje por te-lo Escrito?
Ganhe Dinheiro Escrevendo Artigos

Ele é um piso feito por meio de uma folha de madeira natural, bem fina, sempre colado ou então prensado a uma base processada de madeira, como mdf, aglomerado ou similares.

De forma geral, o carpete de madeira é muito mais fino que pisos de madeira maciça, em torno de 5 a 7 milímetros menor. A sua instalação é bem simples e pode funcionar como um piso flutuante.

Ao contrário dos pisos de madeira maciça, ele não precisa ser parafusado no chão, e pode ser preso por um encaixe do tipo fêmea e macho. Pensando em rapidez de sua aplicação e no preço, as vantagens são maiores.

Já a sua desvantagem ocorre quando se pensa em durabilidade, um ruído característico e uma resistência à água bem mínima.

Piso laminado

Já o piso laminado é um produto sintético de várias camadas, feito de materiais de fibra e resina de melanina. Uma camada de piso laminado é envolvida por um revestimento que geralmente imita madeira e às vezes pedra.

Mesmo que existam pisos laminados que sejam aplicados diretamente sobre o contrapiso, os mais resistentes, são os com revestimento aplicado na base.

Ele é muito similar ao carpete de madeira e sua aplicação é bem parecida. A diferença maior, no entanto, é o revestimento final, já que, enquanto o carpete tem uma folha de madeira, esse piso é revestido por uma folha fenólica, popularmente conhecido no Brasil como Fórmica.

A vantagem desse tipo de piso é que existe uma grande tecnologia para a fabricação de materiais de qualidade no mercado, e os resultados são muito bons e positivos em termos de aparência final e encaixe.

A durabilidade dos pisos laminados também é maior que a do carpete de madeira por conta do processo chamado overlay, que é o laminado por cima do laminado, porém, ele ainda não é tão vantajoso quanto o piso de madeira maciça.

Mesmo assim, esse tipo de piso também apresenta algumas questões de ruídos, semelhantes às do carpete, mesmo com as melhorias que já foram feitas, o que pode desagradar alguns clientes mais exigentes.

Como escolher?

Ao tentar decidir entre o carpete de madeira ou o piso laminado, sua decisão final acabará por incluir os fatores de conforto e limpeza, para você, sua família e seus animais de estimação.

Para o preço, as opções de baixo a médio alcance são bastante semelhantes, mesmo que obviamente, o preço do carpete de alta qualidade possa ser muito maior do que o normal para o mercado.

Ganhe Dinheiro
Todos os Dias
Sem Vender Nada

Cadastre-se AQUI para Iniciar!

Se você tem animais de estimação (ou crianças pequenas), então você tem uma decisão interessante para fazer, já que o carpete de madeira é muito mais tolerante, caloroso e confortável tanto para animais de estimação como para crianças, mas um pesadelo para limpar ou cuidar quando se tem muito agito, bagunça e movimentação. Cabe a você descobrir quais são as suas prioridades.

Talvez você goste disso também:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Enter Captcha Here : *

Reload Image

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>