Ganhe R$80 por Dia. SEM INDICAR NEM VENDER


Preconceito no ambiente de trabalho

Precisando de Dinheiro?

Ganhe até $80 por Dia
Sem Indicar Nem Vender
Forneça seus Dados para Começar

Por mais que tenhamos progredido, o preconceito ainda está presente em vários momentos de nossas vidas. Mas, o que fazer quando ele acontece dentro da empresa?

Já evoluímos bastante nessa questão e, o que hoje em dia é visto como normal na sociedade, ou pelo menos aceitável, antes era levado na intolerância. Apesar do progresso que tivemos em relação ao preconceito, ainda existem pessoas no mundo inteiro sofrendo com ele, principalmente nas sociedades mais conservadoras. Quando este preconceito também faz-se presente dentro das empresas, a dificuldade para lidar com a situação pode tornar-se muito mais complicada do que já parece. Não podemos colocar uma venda nos olhos e disfarçar: o preconceito ainda está presente no cotidiano corporativo, tanto no momento de uma contratação, como também nos mínimos atos que, com o tempo, vão fragilizando a relação entre os funcionários e fazem aflorar um clima de discórdia, frustração, intolerância e insegurança no ambiente empresarial.

O mais recomendável nessas horas é combate-lo firmemente. A luta contra o preconceito deve ser entendida e digerida por todos, profissionais ou não. Outra coisa importante a ser levado em consideração na empresa é a equanimidade entre os profissionais em todos os sentidos, que deve ser predominante e inquestionavelmente aplicada. Funcionários que não conseguem conter suas emoções, independente do quão profissionais sejam, devem arcar com as consequências como cidadãos, dentro e fora do ambiente de trabalho. É muito comum encontrarmos funcionários que já foram vítimas de racismo, principalmente em países como o Brasil, onde o nível de preconceito e desigualdade de direitos ainda é preocupante. O racismo não faz bem nem ao racista e muito menos a quem sofre as consequências. Além do trauma social e psicológico, que tem ligação direta com a autoestima do funcionário alvo, a discriminação desestimula todo o progresso individual e profissional de uma pessoa, e pode até desencadear uma depressão profunda, entre outros transtornos neurológicos ligados aos estresse e ansiedade. As mulheres também são alvos do preconceito no ambiente de trabalho, seja ele explícito ou implícito. Mesmo com o progresso do mercado e o aumento da presença feminina disputando cargos, muitas delas submetem-se a trabalharem sob pressão, engolindo sapos e sobrevivendo à duras penas. Existem também as intolerâncias religiosas, tais como o espiritismo e o candomblé, por exemplo, que também já estão ganhando mais notoriedade e respeito, mas que ainda são alvos de preconceito de muita gente conservadora. O preconceito contra soropositivos, deficientes e nordestinos também está presente e deve ser combatido na sociedade a fim de contribuir para uma sociedade melhor e preservar a qualidade de vida de sua equipe. Visite a Loja Ideias e escolha o móvel ao seu gosto!

Organizar momentos de confraternização, trazer o tema à tona e abordar sobre os impactos negativos do preconceito na empresa podem ser boas estratégias para unir seus funcionários em um mesmo ideal de vida, dentro e fora da organização. Se você é um funcionário e ouviu fofocas preconceituosas, é essencial que você se manifeste e converse com seu chefe à respeito, além de, dependendo do grau de proximidade com seus colegas de trabalho, orientá-los sobre o tema e fazê-los entender, através de seu exemplo, que o preconceito precisa ser combatido e nunca deve ser levado como deboche. Seria um deboche se não houvesse tantos problemas sociais decorrentes dessa intolerância. A única saída e que temos é integrar quem é diferente e saber respeitar o espaço de cada um. Só assim, nós teremos uma sociedade mais igualitária e atuante para todos, sem exceção.

Talvez você goste disso também:

DOBRE SEU INVESTIMENTO em 90 DIAS

Não precisa indicar ninguém para dobrar seu investimento em 90 dias.

Basta Acessar oTudo.com/GC e Cadastrar-se.



Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Solve : *
12 ⁄ 6 =


Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>