Ganhe R$80 por Dia. SEM INDICAR NEM VENDER


PEQUENA INFERÊNCIA À EDUCAÇÃO POPULAR DE PAULO FREIRE – PARTE ll

Precisando de Dinheiro?

Ganhe até $80 por Dia
Sem Indicar Nem Vender
Forneça seus Dados para Começar

Segundo Paulo Freire, a EDUCAÇÃO é para a prática da LIBERDADE.

De forma que, o fato de se aprender também pode ser ensinado. Assim sendo, aprender é uma forma de produzir o ensino. E, também, ensinar não é apenas transmitir conhecimentos. Mas, criar possibilidades para sua produção ou a sua construção. Quem ensina aprende a ensinar. E, quem aprende, ensina o aprender.

As questões centrais de todos os fatos sociais que nos cercam, ou seja, que moldam a sociedade em constante evolução, mudando de tempos em tempos os valores, condutas e costumes, são na verdade a falta de problematização, a qual falta à maioria excluída da sociedade. O processo de massificação e alienação são muito arraigados desde muito antes das culturas dos colonizadores, dominadores desde sempre. E, não deixa o pensamento coletivo se humanizar, nem sonhar, tampouco, partir para o campo da utopia. Sendo que todo o processo de produção e criação advém da parte criativa do homem.

O que realmente está precisando é a conscientização e organização das classes dos oprimidos. A começar nas escolas. Uma defesa perene de uma escola pública e comunitária que leve o estudante, aliás, todos os que compõe o ambiente escolar, direta e ou indiretamente, a um crescimento em direção a um conhecimento do homem curioso, de constante evolução e cognitivo com o mundo. Que estes, a princípio, venham interiorizar que a educação é para formar pessoas mais humanas e não somente mão-de-obra para o mercado de trabalho.

Todos sabem que a educação é a base do progresso de qualquer civilização. A educação é um direito de todos e um dever de todos. A começar pelo Estado. O processo de educação é o transmitir os valores e moldes da sociedade de uma geração à outra. No entanto, percebe-se facilmente a mercantilização da educação. E. as pessoas como meros consumidores.

Sabia que o Autor deste Post Ganha Dinheiro até Hoje por te-lo Escrito?
Ganhe Dinheiro Escrevendo Artigos

Vejo isto acima com lucidez nas faculdades de hoje. Falam e citam por diversas vezes e por diversas maneiras que o Brasil, a sua sociedade está evoluíndo e que, desde os anos de 1990 do século passado, o projeto para erradicar o analfabetismo está em pleno vapor, e que muitos estão tendo acesso à educação, etc… Bom, isto é ótimo, não? A questão que se pode ver é totalmente inversa. No meu caso, especialmente como tento enxergar o mundo, vejo que muitas pessoas, senão a maioria, no ambiente estudantil, quer seja de base ou de formação, teem a oportunidade de estar se educando e não dão valor ao crescimento que a Educação pode lhes proporcionar. E sim, preocupam-se com o fato de que se possuirem diplomas de nível superior, poderão ter ascensão social e financeira. Apenas isto! Olha o mercantilismo a todo vapor! Ei-lo aí!

Todos temos que compreender que a Educação tem de ser libertária. E, com isto, aprender o aprender de forma que, desse modo, na sociedade poderá ser ver a diminuição do impacto da crise social que afeta principalmente e quase que somente os pobres, excluídos. grupos que durante séculos não podiam ser ouvidos devido ao sistema de domínio e opressão dos colonizadores até aos dias atuais.

Todos devemos buscar uma Educação que liberte o homem e o faça mais humano. Então, chegará a vez de dar voz à indignação e ao desespero moral do pobre, do oprimido, do indígena, do camponês, da mulher, do negro, do analfabeto e do trabalhador industrial.

Por fim, buscar a verdadeira Educação devemos. A que dê asas à imaginação e à criação, aberta também às necessidades populares com um planejamento comunitário participativo. E, o poder do povo para o povo, onde a sociedade civil tenha mais participação no poder e nas constituições de leis mais humanizadoras que traga o progresso e desenvolvimento da pessoas, da sociedade, da humanidade, do mundo, do cosmo. VIVA A IGUALDADE, LIBERDADE & FRATERNIDADE!

Talvez você goste disso também:

DOBRE SEU INVESTIMENTO em 90 DIAS

Não precisa indicar ninguém para dobrar seu investimento em 90 dias.

Basta Acessar oTudo.com/GC e Cadastrar-se.



Sobre: Adriano Taciano

Latino; Brasileiro; Mineiro; Belorizontino; Estudante (graduação superior tecnológica em Gestão de Recursos Humanos); Poeta e escritor; compositor e músico autodidata.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Solve : *
19 + 3 =


Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>