Paredes vivas: deixando a natureza entrar na sua casa

Trade de Bitcoin?

Simples! Comece Agora!

Acesse SimpleFX

Imagine poder decorar a sua varanda, sala ou cozinha sem gastar quase nada e ainda colaborar diminuição dos efeitos da emissão de carbono, limpar e purificar o ar da sua casa reténdo materiais particulados como fumaça de cigarro e de quebra diminuir a temperatura do ambiente pelo controle da energia solar de forma totalmente natural, mesmo em espaços pequenos? Sim, é possível!

Os jardins verticais foram criados para amenizar a falta de áreas verdes nos centros urbanos e também para dar mais vida a locais com pouco espaço. Suas aplicações se dão tanto nas paredes internas como em muros externos. Os sistemas podem possuir irrigação automatizada por gotejamento ou o cuidado pode até mesmo ser feito manualmente, sem grandes dificuldades. É por essas e outras que essa solução ecologicamente correta e super charmosa têm ganhado cada vez mais destaque no paisagismo brasileiro.

Antes de tudo, verifique qual é o tipo de parede na qual você deseja instalar seu jardim. Lembre-se de que o local deve suportar a carga de arranque e o peso do sistema. Escolha sempre a espécie de planta ou flor recomendada para o tipo de clima e iluminação onde seu novo experimento será instalado. Se possível, dê preferência as plantas com queda. Essas dão um efeito muito bonito de parede verde, mesmo dentro de casa.

Existem diferentes técnicas para montar um jardim vertical e opções para todos os bolsos. A mais comum é usar uma estrutura pré moldada (ou monta-la com blocos) e fundi-la na parede, certificando-se de o material usado é tratado para resistir a umidade e a ferrugem. Treliças de metal ou madeira são muito usadas nesses casos. Depois de prontos, a única coisa a se fazer é encaixar os vasos ou jardineiras na estrutura montada. Existem também no mercado alguns blocos de cerâmica forjados exatamente para este fim, que podem ser fixados em paredes em muros utilizando argamassa. Nesse caso  é necessário impermeabilizar o painel com produtos atóxicos para não prejudicar as plantas após a instalação.

Os mais ecologicamente corretos podem reutilizar garrafas plásticas para compor um lindo jardim vertical. A sugestão é ideal para apartamentos ou pequenas casas que não têm grandes áreas para jardins. Além disso, a solução também traz um novo uso para os resíduos, que deixam de ser descartados e ganham uma utilidade nova. As garrafas devem ficar suspensas, amarradas em cordas de varais ou no que a sua imaginação mandar. Você pode fazer o mesmo utilizando latas, vasos, jardineiras e caixinhas.

Sabia que o Autor deste Post Ganha Dinheiro até Hoje por te-lo Escrito?
Ganhe Dinheiro Escrevendo Artigos

Você também pode montar seu jardim vertical de maneira mais simples, pregando vários vasinhos de diversos tamanhos na parede, formando uma composição harmoniosa. Uma boa opção é utilizar vasinhos e  placas de fibra de coco para montar o painel. O efeito é despojado e super natural.

Em qualquer das opções que você escolher, depois da instalação alguns cuidados especiais devem ser tomados para a manutenção do seu jardim vertical. Tome sempre muito cuidado com a irrigação e drenagem dos vasinhos, e verifique colocando o dedo nos vasos para ver se o solo não está muito encharcado (o que pode provocar o apodrecimento da raiz) ou muito seco. A adubação deve ser frequente, com produtos orgânicos. Você deve tomar mais ou menos as mesmas precauções que tem com uma horta, podando as folhas muito grandes com frequência, para dar mais vigor a planta e também para que sua estrutura não enfraqueça e morra rapidamente.

Algumas empresas que comercializam produtos de jardinagem e bricolagem, como a Leroy Merlin, incentivam a implantação de jardins verticais oferecendo vários modelos de estruturas adequadas e prontas para para fixação em qualquer local e ainda fornecem dicas e instruções de instalação e manutenção dessas paredes vivas. Você poderá encontrar todo o material que precisa com descontos clicando aqui. Acompanhando o site da Voucher Codes Brasil você também terá acesso exclusivo a ofertas e promoções nos mais de 80 mil itens que a loja oferece em soluções de decoração, jardinagem, construção e utilidades.

Talvez você goste disso também:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Solve : *
18 + 30 =


Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>