Ganhe R$80 por Dia. SEM INDICAR NEM VENDER


Os princípios do Futebol Total

Precisando de Dinheiro?

Ganhe R$80 por Dia
Sem Indicar nem Vender
Apenas Visualizando Anuncios
Forneça seus Dados para Começar

Poucas táticas de futebol se podem orgulhar de perdurar no tempo e no imaginário de todos os que gostam e seguem o desporto rei como a que Rinus Michels impôs no Ajax e na sua Holanda na década de setenta. O Futebol Total ultrapassou as barreiras da tática e tornou-se por si só uma disciplina, granjeando admiradores por todo o mundo e sendo ainda hoje associado ao que de melhor o futebol pode ser.

O Futebol Total

Fundamentado em alguns princípios básicos, fez do todo a sua maior força, potenciando o que de melhor cada individualidade podia emprestar ao grupo, assim se deu uma das maiores revoluções na história do futebol, para muitos há um futebol antes e um futebol depois, diz quem teve o privilégio de ver em campo esta espécie de futebol arte que depois da experiência nada mais viria a ser igual.

Movimentação constante

Os jogadores parecem não ter um lugar definido em campo, aparecendo com frequência em zonas que não seriam de prever suas e dando a impressão de vagabundearem pelo relvado. A verdade é que talvez em nenhuma outra tática os jogadores tenham a ideia exata do que fazer como nesta, as constantes trocas de posição exigem uma maturidade tática muito acima da média e uma noção precisa do espaço a ocupar em campo, nem todos os atletas têm capacidade para pôr em prática este princípio.

Organizador de jogo

Apesar de não apresentar esquematizado um número dez bem definido que assuma de forma clara a organização do jogo, o Futebol Total depende tanto de um organizador quanto quase todas as outras táticas, o ardil está em não fazer parecer que assim é. Nessas saudosas equipas de Rinus Michels o organizador era Cruyff, espécie de tradutor em campo, que, partindo da esquerda, dirigia, qual maestro, todo o futebol da equipa.

Circulação de bola

Esta é, talvez, a verdadeira essência do Futebol Total. Na circulação constante do esférico, nas constantes trocas de flanco, bem como nas penetrações verticais reside a chave do entendimento ofensivo do jogo. O futebol não é total apenas pela liberdade inédita dos jogadores, mas sobretudo porque se joga a toda a largura e comprimento do relvado. Esta forma de jogar aproxima as equipas da vitória, independentemente do seu favoritismo nas principais casas de apostas e/ou comunicação social.

Sabia que o Autor deste Post Ganha Dinheiro até Hoje por te-lo Escrito?
Ganhe Dinheiro Escrevendo Artigos

Pressão no adversário

É frequente vermos o Futebol Total associado apenas a processos ofensivos, mas isso não pode estar mais longe da realidade. Mal se perde a bola, a necessidade de a ter de novo em posse é premente e a pressão exercida no adversário verdadeiramente sufocante. Não é raro ver-se o portador da bola da equipa contrária rodeado de vários oponentes, acabando por a entregar. Mais do que uma tática ofensiva, é uma ideia de jogo, a totalidade não se resume ao ataque, todos têm igualmente o dever de defender.

Capacidade Física

No futebol total, apesar da necessidade evidente de que todos os jogadores sejam evoluídos tecnicamente, a capacidade física é tão essencial quanto a técnica, raramente há tempos mortos e as constantes movimentações a atacar, bem como a elevada pressão a defender, são desgastantes ao máximo.

O Ajax de 70 foi campeão europeu por três vezes e a seleção holandesa chegou a duas finais do Campeonato do Mundo na mesma década, embora não tenha vencido qualquer uma delas. Contudo, mais do que os títulos, o Futebol Total venceu como ideologia e marcou pela diferença, sendo ainda hoje a base fundamental de alguns dos esquemas táticos de maior sucesso, talvez o melhor exemplo disso seja o Tiki-Taka do Barcelona, agora Bayern de Munique de Guardiola.

Talvez você goste disso também:

DOBRE SEU INVESTIMENTO em 90 DIAS

Não precisa indicar ninguém para dobrar seu investimento em 90 dias.

Basta Acessar oTudo.com/GC e Cadastrar-se.



Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Solve : *
6 + 19 =


Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>