Os Benefícios do Chá Mate

 

 

Em todos os cantos do Pais a  Erva Mate é usada de maneiras diferenciadas.

 

Sabia que o Autor deste Post Ganha Dinheiro até Hoje por te-lo Escrito?
Ganhe Dinheiro Escrevendo Artigos

O Chimarrão que é consumido pelos Gaúchos, os sul-mato-grossenses consomem o chamado Tererê e no sudeste vem o preparo da erva gelado e incrementado com outros ingredientes. Como frutas, leite e leite condensado. Tanta versatilidade , persistiu as barreiras do tempo e da colonização europeia, já que a planta nativa era muito conhecida pelos índios desde os primórdios da civilização americana.

 

Os colonos não integraram esse habito alimentar indígena, ao contrario, se apropriaram dele e agora é a ciência quem descobre os muitos benefícios do Chá-mate.

 

 

O chá que evita envelhecimento

 

 

Através de uma pesquisa recente na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) observou durante aproximadamente cinco meses alguns Camundongos que recebiam doses diárias de Chá-Mate.

 

Essas cobaias foram divididas em três grupos: um que consumia o Chá-Mate em sua forma Natural; o segundo , cuja erva ingerida era Diet e o ultimo que recebia apenas agua natural.

 

O propósito inicial era demonstrar o efeito antioxidante da erva sobre as células pulmonares. Embora os Camundongos do primeiro grupo tenham ingerido maior quantidade de chá, foi o segundo que apresentou os melhores resultados, com grande efeito antienvelhecimento. Acredita-se que as substancias antioxidantes e anti-inflamatórias presentes na erva combatem o estresse oxidativo causado por radicais livres, que, com o tempo, aceleram o envelhecimento e o surgimento de doenças .

 

Com o consumo do Chá-Mate diariamente, obtém-se o aumento da longevidade e melhora sua qualidade de vida, pois ele representa toda uma gama de alimentos ricos em antioxidantes como determinadas Frutas.

 

 

A Erva que previne o Câncer

 

 

Embora existam vários compostos benéficos na Erva-Mate, muitos estudiosos acreditam que o acido clorogenico é grande aliado contra os danos causados pelo tempo e por agentes agressores no organismo. Mais do que o rejuvenescimento o efeito antioxidante da planta protege contra o aumento de tumores, de acordo com estudantes de Nutrição da Universidade do Vale do Itajaí, a Univali, em Santa Catarina . O grupo de estudo aplicou uma substancia que deixava cerca de 36 cobaias vulneráveis a alterações de DNA e propensas ao desenvolvimento de células cancerosas.

 

Obterão o resultado de que no grupo em que os ratos consumiram infusão de Mate antes e depois da sensibilização alguns sequer adquiriram o Câncer; mais positivo do que entre aqueles que apenas receberam o chá após a aplicação do Composto canceroso. Conclui-se que a Erva Mate pode sim DRIBLAR fatores potencialmente cancerígenos.

 

Através dos estudos da UFRJ, os efeitos rejuvenescedores do chá são preservados mesmos nas versões industrializadas. Então se preferir mais praticidade pode consumir a versão de saquinhos que não tem problema.

 

 

Beneficiador no combate ao colesterol

 

 

O Chá Mate tem a função de aumentar o metabolismo por causa do seu alto teor de cafeína, trabalhando como aliado para o emagrecimento. Os Antioxidantes da bebida também trabalham na eliminação de toxinas, combatendo a retenção de liquido corporal. Mais um ponto positivo para quem deseja obter uma saúde tranquila. A atuação emagrecedora também foi verificada pelos estudantes da Univali que encheram as cobaias de gordura, mas apenas uma parcela receberam durante 21 dias doses do Mate.

 

Mesmo com o tempo curto de estudo, foi possível perceber uma maior perda de peso entre os que consumiram a erva. Tudo graças a cafeína, que auxilia a quebrar as moléculas de gordura. E também ela é responsável pela aceleração do sistema nervoso. Para que busca um pouco de “animo” essa Erva é muito boa, porem não é recomendável para pessoas com problemas de insônia, o concelho para pessoas que se enquadram nesse diagnostico mas gostam de tomar o Chá é que não consumam ele após as 17:00.

 

Uma recomendação é de beber o Chá Mate pelo menos um litro por dia, dividido em três doses, 20 minutos antes de qualquer refeição, segundo a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) 250 voluntários seguiram essa recomendação . Em media , o consumo provocou uma redução de 10% a 12% do colesterol Ruim do Sangue, chegando ao índice de 40% em alguns participantes.

 

Seu efeito foi potencializado nas pessoas já medicadas contra hipercolesterolêmia. A grande novidade é que o Mate diminuiu não só a produção de colesterol no organismo, mas também a absorção da gordura que está nos alimentos, sendo comparado mais poderoso que o chá verde. Há indícios que essa ação ocorra por causa de suas saponinas, fotoquímicos que capturam gorduras e toxinas do Fígado e do sangue e as eliminam na urina e no bolo fecal, beneficiando, inclusive o processo digestivo e o funcionamento do intestino.

 

De acordo com o estudo da UFSC, acredita-se que o consumo diário do Chá pode ate levar a uma redução do uso do remédio para controle de colesterol. Mas essa hipótese só deve ser realmente avaliada com a avaliação de um medico.

 

Não podemos esquecer de uma ótima noticia para quem é diabético, que através desses mesmos estudos citados acima ainda foram comprovados que pessoas que tomaram do Chá durante dois meses tiveram uma redução de 10% na produção de Glicose, um grande auxilio para quem precisa lutar contra a diabetes e suas complicações que podem afetar áreas cardiovasculares, renais, oculares e nervosas.

 

 

 

   Dica de preparo do Chimarrão:

 

 

 

Coloque uma colher (sopa) de erva-mate no fundo da cuia. Adicione água quente (65°C) até o “pescoço” do recipiente. Cubra a abertura da cuia com a erva-mate. Com a ajuda da bomba, empurre a erva para a lateral, criando um espaço. Umedeça e introduza a bomba com movimentos laterais leves. Pressione a bomba e saboreie um pratico Chimarrão.

 

A diferença entre o Chimarrão, que é muito consumido no Rio Grande do Sul, e o tererê , típico da região Centro-Oeste do Pais é que o ultimo é preparado com agua gelada, justamente para refrescar, devido a temperatura na região de consumo é muito elevada. Os dois envolvem tradição e Rituais, como por exemplo um deles chamado de “beber coletivo” em que uma roda de pessoas tomam a bebida de uma mesma cuia enquanto conversam.

 

Não é indicado adoçar o Chá com açúcar, pois o mesmo quebra os efeitos emagrecedores do Chá, de preferencias aos adoçantes ou mel puro.

 

 

Evitar abusos :

 

 

Apesar de todas boas novas dessa maravilhosa erva, não é recomendável que ultrapasse as doses recomendadas, principalmente no consumo da bebida Gaúcha que é mais consistente do que as industrializadas. Segundo pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) descobriram que substancias presentes no Chimarrão podem contribuir para o surgimento de Câncer no estomago, doença com índices consideráveis no extremo sul do pais. A temperatura elevada e alguns hidrocarbonetos presentes no Chimarrão podem justificar a suspeita, que ainda gera muita polemica e esta em analise, uma vez que não se sabe de fato os efeitos de sua ingestão. Outros estudos ainda podem relacionar os índices as doença a fatores como a poluição ambiental ou o próprio processamento do mate.

 

 

 

 

Contraindicações:

 

 

Gestantes ou Lactantes, pessoas com gastrites ou refluxo, ansiosas, irritadas ou que sofrem de insônia, hipertensão devem evitar o consumo do chá.

 

 

Muito Obrigado.

 

 

Julio Cesar Vasques

Talvez você goste disso também:

Sobre: Julio Cesar

Sou Terapeuta Holístico e quero nesse espaço colocar os mais diversos assuntos desde saúde até espirutualidade.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Solve : *
30 ⁄ 15 =


Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>