O que os arquitetos têm a dizer sobre a madeira?

Ganhe Bitcoins
Todos os Dias

Clique AQUI e Comece Agora!

As construções feitas em madeira estão passando por um renascimento em quase todo o globo, já que os arquitetos vêm empurrando seus limites para poderem usar o material de forma graciosa e elegantes.

São edifícios e casas extremamente graciosos, tudo em parte por conta do material usado, que agora vem sendo pautado como fonte sustentável para quem deseja alinhar sofisticação com economia.

Exatamente por isso, iremos desvendar tudo que esses profissionais da área da construção e urbanização vem achando sobre esse material tão antigo, que está cada dia mais ganhando espaço dentro desse mercado.

A madeira é aposta em tempos de sustentabilidade

Quando o tema da sustentabilidade entrou dentro da pauta dos arquitetos, aqueles mais conscientes e antenados, ficaram um pouco desconfiados de utilizar esse material dentro da sua arquitetura.

Afinal de contas, eles poderiam estar contribuindo de forma indireta para todo o desmatamento que ocorre dentro das reservas naturais do nosso país, e indo de encontro com a agenda progressista que pode acabar com o nosso ecossistema.

Sabia que o Autor deste Post Ganha Dinheiro até Hoje por te-lo Escrito?
Ganhe Dinheiro Escrevendo Artigos

Porém, essa desconfiança não é nem um pouco justificável, já que a madeira possui excelentes qualidades ambientes em termos de construção e arquitetura. Isso porque se compara com o concreto e o alumínio, ela apresenta baixa energia incorporada.

É ainda, dentro dos materiais mais usados no setor de construção, o único que é totalmente renovável. E isto quer dizer que com a utilização de um manejo florestal sustentável e saudável, as florestas que dão origem a esse material continuaram oferecendo as suas riquezas para as gerações que ainda vão vir.

Ao contrário desse pensamento, o mesmo não pode ser dito do concreto, já que todos os seus componentes agregados, como pedra britada e areia, são retirados diretamente da natureza e transformados em tal que não poderão voltar.

Isso sem falar do cimento, um dos maiores materiais consumidos hoje em dia e consumidor de altas taxas de combustíveis fósseis, grande responsável pela emissão do gás carbônico, além de possui uma alta energia incorporada.

Os arquitetos apostam na diminuição de carbono nos edifícios

Uma das maiores inspirações utilizadas dentro da arquitetura antiga, a madeira vem se reinventando sobre novas técnicas que mostram que o material pode sim ser usado hoje em dia em construções mais altas.

Alguns desses edifícios, inclusive, já até foram erguidos em várias cidades ao redor do mundo e criam um visual totalmente diferenciado do que nossos olhos ocidentais estão acostumados.

O conjunto de flats de 14 andaras localizada na cidade de Bergen, na Noruega é atualmente a maior construção feita nesse material, mostrando que i pinho sustentável pode sim ser uma fonte riquíssima de material.

A madeira possui vários atrativos dentro da construção, além das suas altas qualidades estéticas. Um prédio feito desse material tem quase que um quarto do peso de uma estrutura se comparado com seu equivalente em concreto reforçado, e isso ser quer dizer que as fundações podem ser menores.

Além disso, o material sustentável é considerado como um “depósito” natural de CO2, já que as árvores absorvem todo o carbono da atmosfera, armazenando-o dentro de sua estrutura, usando os edifícios assim como limpadores de ar.

Por outro lado, as grandes construções de aço e concreto, tendem a deixar uma enorme cortina de carbono espalhada pelo ar, sendo que a utilização de madeira pode reduzir em até 75% a pagada de carbono presente em nossa atmosfera.

Apesar dos dois principais desafios estarem presentes na construção de edifícios com esse material, como a resistência e a qualidade da matéria prima, muitas são as formas de driblar esses desafios e conseguir criar algo inovador e ao mesmo tempo sustentável.

Forros e pisos podem ser soluções rápidas

Para aqueles que desejam adicionar o material ao dia a dia de suas casas, edifícios ou centros comerciais, não é necessário fazer uma reforma geral, porém, usar soluções rápidas e elegantes pode ser a solução.

Os forros de madeira são revestimentos muito bem-vindos dentro das residências e ambientes corporativos, assim como o piso laminado do mesmo material.

Isso porque essas modificações em madeira oferecem um conforto acústico muito grande, além de um design diferenciado, que facilita a sofisticação por meio do arquiteto.

Talvez você goste disso também:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Enter Captcha Here : *

Reload Image

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>