O que é e-procurement?

Com a modernidade todo o dia surgem novas ferramentas para auxiliar as empresas a lidarem com aspectos corporativos de forma rápida e eficiente, um destes instrumentos é o chamado e-procurement.

Trata-se de uma ferramenta usada para facilitar o funcionamento do setor de compras de uma empresa, oferecendo ao mesmo tempo praticidade e produtividade a esta área da empresa.

Para que você entenda o que é e-procurement e como ele pode ajudar a sua empresa, acompanhe este artigo!

O que é e-procurement?

Antes de compreender os benefícios desta ferramenta é preciso entender o que é o e-procurement, como ele se estabelece dentro de uma empresa e como ela se beneficia disso.

A palavra e-procurement vem do termo em inglês “eletronic procurement” e se refere ao processo de venda e compra de serviços através da internet.

Sabia que o Autor deste Post Ganha Dinheiro até Hoje por te-lo Escrito?
Ganhe Dinheiro Escrevendo Artigos

O e-procurement inclui todos os diferentes métodos eletrônicos usados durante todas as fases do processo de compra. Trata-se de um sistema inteligente que funciona através de plataformas usadas por pessoas devidamente qualificadas.

De forma simplificada para entender o que é preciso saber que este sistema permite que estes usuários encontrem compradores ou fornecedores de produtos ou serviços necessários para o funcionamento da empresa.

O sistema de e-procurement procura facilitar a localização entre estes contatos que muitas vezes pode ser extremamente difícil, dessa forma o tempo operacional é otimizado quando comparado às cotações convencionais.

Para compreender melhor basta lembrar que no passado todo este processo era muito mais trabalhoso, com o uso de ferramentas como o fax e email, para o envio de cotações.

O que fazia que os colaboradores perdessem um tempo precioso neste processo,  que poderia estar sendo aproveitado de outra forma para o bem da própria empresa.

No ambiente do e-procurement uma das coisas que mais chama a atenção das empresas é a segurança oferecida e a redução de custos que este tipo de sistema oferece.

Lembrando que as ofertas neste tipo de sistema possuem valores atrativos, por causa da ocorrência da competitividade dentro do ambiente e-procurement, o que torna ele lucrativo para as empresas interessadas em comprar.

Como funciona o e-procurement?

Os e-procurement são sistemas que se baseiam em plataformas que possuem meios eletrônicos para auxiliar a empresa em todas as fases do processo de compra, desde a solicitação até a efetivação do pagamento.

É uma ferramenta, como dito anteriormente, indicada para o bom funcionamento do setor de compras de uma empresa.

Ele oferece uma base de dados que pode ser integrada a diversos outros departamentos de dentro da organização. O que torna tudo mais fácil inclusive a geração de relatórios gerenciais que facilitam a decisão no momento de compra

Dentre as funcionalidades oferecidas pelo e-procurement estão as funções de cotação pedido de compras, leilão, recebimento, requisição, pagamento, follow-up, gestão de contratos, reposição de estoques, entre outras.

Como você pode ver com o e-procurement todos esses processos podem ser automatizados e os colaboradores podem direcionar os seus esforços para fatores que seja de importância estratégica para a empresa.

OS principais tipos de e-procurement

Para compreender melhor o serviço dos e-procurement vale a pena lembrar que é possível encontrar no mercado três tipos diferentes de softwares  que oferecem este tipo de serviço. Veja, a seguir, quais são eles e as suas principais diferenças.

ERP(Enterprise Resource Planning): o nome deste e-procurement pode ser traduzido para o português como planejamento de recursos da empresa.

As soluções oferecidas por este sistema são baseadas na integração dos dadosde  diversos departamentos da empresa.Para que ao acessar a plataforma o colaborador tenha maior facilidade em identificar as necessidades de cada setor e torne mais fácil e ágil o processo de compras.

A ideia na qual se baseia esta plataforma é de otimizar cada vez mais o processo de tomadas de decisões dentro da empresa.

Os ERP ainda oferecem a possibilidade de realizar agendamentos, para que a empresa tenha mais controle sobre o ciclo de produção.

E-sourcing: chamado dentro das empresas de leilão reverso, neste tipo de e-procurement a internet é usada para realizar a identificação dos fornecedores.

Trata-se de uma plataforma online de onde é possível visualizar os lances oferecidos por diversos fornecedores a respeito de um único produto, para que os compradores possam selecionara a melhor oferta pra a empresa.

E-informing: neste modelo de e-procurement a finalidade é a comunicação entre compradores e vendedores a respeitos dos produtos disponibilizados.

O objetivo principal desta ferramenta é montar um banco de dados par facilitar a organização de dados que sejam importantes para a tomada de decisões do setor de compras.

Apesar de o nome ser complicado os e-procurement são softwares extremamente simples que representam a forma como a tecnologia pode facilitar o processo de tomada de decisões.

Ganhe Dinheiro
Todos os Dias
Sem Vender Nada

Cadastre-se AQUI para Iniciar!

Se você tem uma empresa aposte neste tipo de plataforma e fique encantado com os bons resultados que ela pode oferecer!

Talvez você goste disso também:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Enter Captcha Here : *

Reload Image

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>