O que diz as normas de segurança sobre manutenção de aquecedor?

Não há lei ou fiscalização para determinar a manutenção de aquecedor a gás, porém, é necessário investir neste serviço para prevenir qualquer tipo de acidente que venha a colocar vidas em risco. Cada vez mais popular no Brasil, as ligações com gás encanado exigem do consumidor o interesse por informações relevantes sobre o bom uso desses equipamentos e também sobre as questões de segurança que devem envolvê-los. Reportagens com acidentes causados por aquecedores deixam muitos consumidores preocupados, pois a grande maior desconhece como identificar problemas nos aquecedores, sendo assim, podem descobrir da pior forma possível que o equipamento precisava de manutenção.

Quando fazer a manutenção de aquecedor

O mais indicado é que o usuário faça uma manutenção preventiva todos os anos. Ainda que o equipamento não apresente nenhuma alteração, ele deve ser avaliado por um profissional que irá identificar desgastes das peças internas e impedir que grandes defeitos coloquem em risco a vida dos moradores. Alguns condomínios já informam seus moradores sobre a importância de solicitar a visita de um técnico, e também marca essas visitas para acompanhar o encanamento e assim descartar qualquer sinal de vazamento que pode vir a gerar acidentes no prédio.  Conversar sobre isso com o síndico pode ajudar a criar uma campanha de conscientização no condomínio para que todos os moradores tenham o mesmo cuidado de marcar uma manutenção de aquecedor periodicamente, reduzindo assim as chances de vazamento, incêndios, entre outros problemas que podem surgir.

Como saber se é hora de fazer a manutenção de aquecedor

Ganhe Dinheiro
Todos os Dias
Sem Vender Nada

Cadastre-se AQUI para Iniciar!

Você também pode ficar atento aos sinais que o equipamento emite, como o ruído, se está diferente do costume, se a chama está mais forte quando se liga o chuveiro, se é possível sentir cheiro de gás, entre outros sinais. A manutenção preventiva é a melhor forma de impedir que acidentes aconteçam, mas quando há algum problema é preciso chamar urgentemente uma equipe para manutenção de aquecedor e então normalizar o sistema de funcionamento. É muito importante ter equipamentos que funcionem bem, assim evitará riscos de contaminação pela inalação do gás carbônico que é gerado no ato da queima de gás. É esse o gás carbônico que sai pela chaminé, mas em casos de vazamento ele pode entrar para sua casa e prejudicar a saúde de todos que estejam no espaço. O gás encanado também pode vazar caso haja algum defeito no equipamento, podendo levar à morte. O ideal é investir sempre em uma manutenção de aquecedor pelo menos anual e chamar a assistência sempre que notar algo diferente no equipamento.

Sabia que o Autor deste Post Ganha Dinheiro até Hoje por te-lo Escrito?
Ganhe Dinheiro Escrevendo Artigos

Talvez você goste disso também:

Sobre: bombasjb

Segurança para sua família! A Bombas JB possui técnicos qualificados para realizar os serviços de Instalação e Manutenção. Só trabalhamos com as melhores marcas de aquecedores, bombas de água, aquecedores solares e pressurizadores. Cliente sempre satisfeito!l

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Enter Captcha Here : *

Reload Image

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>