Nutrientes essenciais para a saúde da mulher

Trade de Bitcoin?

Simples! Comece Agora!

Acesse SimpleFX

Todo mundo já deve ter ouvido muitas pessoas dizendo que para ter uma boa saúde é preciso ter uma alimentação equilibrada, com as quantidades certas de verduras, legumes, frutas, cereais e carnes. Muito mais do que conseguir se manter no peso, uma alimentação correta a saudável oferece mais nutrientes que o nosso organismo precisa para produzir novas células, reparar danos e garantir mais desempenho nas suas funções.

Algumas etapas da nossa vida necessitam de mais nutrientes, principalmente no corpo da mulher. Por exemplo, na gravidez e na lactação, as necessidades vão se modificando para que assim sejam produzidos mais nutrientes que são necessários para essa fase. E para conhecer sobre esses nutrientes que são muito importantes, vamos acompanhar neste post alguns nutrientes que são indispensáveis para a mulher em diversas fases de sua vida.


Vitamina D – Essa vitamina é essencial para que o intestino absorva o cálcio, ajudando também a prevenir doenças como a osteoporose, que é muito comum em mulheres que estão acima dos 50 anos. Para conseguir obter a vitamina D no corpo é pela alimentação, exposição ao sol diariamente por 15 minutos ou por suplementação. Para a alimentação, a melhor forma de adquirir esses nutrientes é consumindo carnes, peixes como salmão, ovos, leite, fígado e queijo.

E como a nossa pele tem a capacidade de produzir esse nutriente, se expor ao sol diariamente por 15 minutos é uma boa opção. Porém, com a chegada da idade a pele começa a perder a capacidade de sintetizar essa vitamina e começa a ser difícil conseguir a vitamina D somente pela exposição ao sol.

Cálcio – Esse nutriente é de extrema importância para a formação dos ossos e dos dentes, a sua importância para consumo começa desde cedo, na infância e é essencial durante a gestação. O cálcio também ajuda na contração muscular, na coagulação do sangue e na transmissão de impulsos nervosos. Os alimentos que proporcionam esse mineral para o corpo são: iogurte desnatado, leite, queijo cottage, espinafre e brócolis cozidos. O consumo de cafeína e ferro pode prejudicar a absorção do cálcio, é indispensável consumi-lo com diversas fontes alimentares.

Sabia que o Autor deste Post Ganha Dinheiro até Hoje por te-lo Escrito?
Ganhe Dinheiro Escrevendo Artigos

Para a mulher, o cálcio é indispensável durante o período de menopausa, pois nesse período de vida da mulher começa a ter um risco bem maior de ter osteoporose e fraturas aumenta muito, isso por conta da queda que o corpo tem na produção de hormônios sexuais. Neste caso é preciso ir até um médico para que o mesmo indique um suplemento de cálcio. É muito importante procurar um especialista e não tomar nada por conta que alguém indicou, o excesso de cálcio pode causar problemas como pedras nos rins e calcificação dos vasos sanguíneos.

Ácidos graxos ômega-3 – Esse nutriente é muito conhecido por oferecer proteção contra doenças cardiovasculares, reduzindo o risco da formação de coágulos que podem geral um AVC ou até mesmo um infarto, especialmente em mulheres. Peixes como a sardinha, arenque, salmão e atum são excelentes fontes de ômega-3. Os óleos de soja e canola, nozes e sementes de chia e linhaça possuem um dos ácidos graxos que estão na composição do ômega-3, mesmo consumindo esses alimentos, não deixe o consumo de peixe de lado.

Vitamina B12 – Essa vitamina atua na formação das células vermelhas do sangue, que são conhecidas como hemácias, além de que essa vitamina é essencial para o desenvolvimento e a manutenção das funções do sistema nervoso. Com o avanço da idade, a absorção da vitamina B12 pelo organismo é prejudicada, podendo levar a fadiga, perda de peso, déficit de memória, demência e depressão, e os casos mais comuns são em mulheres. E para a mulher que já passou pela menopausa, a falta de vitamina B12 acaba aumentando mais ainda o risco de anemia.

Essa vitamina em sua maioria está presente em alimentos que possuem origem animal como: salmão, atum, fígado, carne de porco, ovos, leite e alguns derivados. Para quem é vegano ou vegetariano e pacientes que fizeram cirurgia bariátrica, pode ser necessário em algum momento fazer a suplementação dessa vitamina.

Ácido fólico (vitamina B9) – Essa vitamina é essencial durante a gestação no desenvolvimento do feto, além disso essa vitamina é indispensável para uma boa saúde mental, e a falta dessa vitamina pode prejudicar a produção de serotonina, que aumenta a tendência à depressão. Os alimentos que são fontes dessa vitamina são: cereais integrais, feijão, cogumelos, abacate, laranja, banana e manga.

Viu só como uma alimentação balanceada ajuda na sua saúde? Não deixe de consumir esses alimentos para ter uma vida muito mais saudável, e se você está sem tempo para ir fazer compras, procure um supermercado online que atende a sua região, assim você compra todos os itens que mais precisa e recebe tudo no conforto da sua casa. E não se esqueça de passar pelo hortifrúti online, e escolher as melhores frutas e legumes para o seu dia a dia.

Talvez você goste disso também:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Solve : *
29 − 12 =


Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>