No verão carioca, chope ou cerveja?

Nada mais carioca do que, após o trabalho, tomar umas cervejinhas ou uns chopinhos com a rapaziada. É uma tradição e tanta e, além disso, diminui incrivelmente a sensação de calor que domina durante boa parte do ano. Mas ai é que está. A preferência entre elas é dividida entre os homens e mulheres que apreciam a bebida. Atualmente, ainda há outra opção: as cervejas especiais.
O que ninguém sabe é que no mundo inteiro não há nenhum tipo de diferença de nome entre as diversas formas de se armazenar a cerveja. É comum mudar apenas o complemento do nome. Por exemplo: draft ou draugh beer (sob pressão), bottler beer (engarrafada), canned beer (enlatada).

Então porque chope?

No Brasil criou-se esta denominação que vem do alemão (schoppe) e significa copo de meio litro, que era o tamanho do generoso copo à época. Na verdade, o que chamamos de chope nada mais é que cerveja armazenada em barril e servida por meio de uma torneira. No início, o chope era armazenado em barris de carvalho. Hoje isso é feito em barris de aço inoxidável. Antes das técnicas de conservação, as cervejas artesanais eram a realidade.
O estoque de cerveja nesse ambientes se dava e é assim até hoje, na tentativa de se evitar que a cerveja azede e ainda sim seja algo transportável e que não necessite ser consumido de forma rápida. Podemos dizer que a cerveja é tão sensível ou mais que o leite. Após desenvolvimentos de técnicas de pasteurização e fermentação, além dos processos de refrigeração e o uso dos conservantes, a cerveja passou a poder ser estocada em grande escala.

Seja chope ou cerveja, que seja gelada!

Apesar de sabermos que as diferenças entre os dois são pequenos, tanto o chope quanto a cerveja devem ser servidos bem geladinhos para que, nesse calor tropical, refresque a garganta e alma de quem espera horas por isso. Seja na forma de armazenamento que for, esta bebida é e sempre será uma divina paixão nacional.

Talvez você goste disso também:

Sobre: debora soares

Sou Débora, tenho 27 anos, sou carioca e estudo jornalismo. Adoro escrever e publicar textos e espero um dia ser reconhecida por eles. tenho muito orgulho de ter escolhido a minha carreira.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Solve : *
24 ⁄ 4 =


Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>