Ganhe R$80 por Dia. SEM INDICAR NEM VENDER


Marcenaria e as Ferramentas Manuais

Precisando de Dinheiro?

Ganhe até $80 por Dia
Sem Indicar Nem Vender
Forneça seus Dados para Começar

 

Neste artigo falarei a respeito das ferramentas manuais que nós Marceneiros usamos em nosso dia a dia .

 

 

Sabia que o Autor deste Post Ganha Dinheiro até Hoje por te-lo Escrito?
Ganhe Dinheiro Escrevendo Artigos

Antes de tudo queria deixar registrado um fato muito importante, é o cuidado que devemos ter com nossas ferramentas , pois são elas que vão nos auxiliar na qualidade de nossos serviços.

O que pode fazer a diferença na durabilidade das suas ferramentas?

 

A diferença na forma em que você guarda suas ferramentas , um utensilio de trabalho guardado de qualquer jeito pode trazer danificações expressas até porque as ferramentas são fáceis de perder seu corte, quebrar pontas ,enferrujar , etc. Então cuidado ao guarda-las preze por aquilo que te auxilia no teu sustento diário.

Além de ferramentas bem guardadas, devemos fazer a manutenção delas em cada serviço executado , verifique sempre se suas Ferramentas de cortes estão bem afiadas ,uma ferramenta mal afiada ou mal amolada além de não adquirir um serviço profissional, vai te dar muito trabalho e riscos ate de se machucar. Lubrificar alicates, Amolar Brocas , formão, riscador de fórmica ,plaina manual são alguns exemplos de ferramentas importantes e muito usadas.

Após tomarmos cuidado com nossas ferramentas podemos começar a falar um pouco delas e mostrar a todos os Marceneiros e seus admiradores suas devidas importâncias.

Ferramentas Manuais

Plaina manual:

 

 

 

Ferramenta que usamos para nivelar superfícies desalinhadas e desniveladas, uma ótima ferramenta para dar acabamento em fórmica.

Para melhor uso da Plaina ela deve estar sempre bem afiada assim não deixara defeitos em seu acabamento ,no caso da fórmica que requer um cuidado especial.

Sempre que for afiada faça testes em pedaços de formicas antes de utiliza-la no serviço que ira executar , isso ajuda a ter noção do desempenho de sua plaina , verifique se ela não esta com muito ferro, passe nesse pedaço de fórmica e analise se ela não ficou com danificada e preste atenção no som dela. Quando passamos a plaina em uma fórmica ela faz um som semelhante a um assovio que começa e um tom e mantem na mesma sintonia ate o final da fórmica.

 

Dica para afiar  a plaina:

 

 

 

Quando for afia-la verifique se o ferro da Plaina esta no esquadro se for afiar na lixa mantenha sempre o grau dela para que o ferro não entorte e perca o corte ,no esmeril faça um gabarito para também mantê-la em uma posição em que você apenas mova o ferro para direita e esquerda ate deixa-lo uniforme , em seguida passe-o em uma pedra de amolar ,eu costumo colocar em um recipiente de vidro um pouco de óleo de carro e um pouco de aguarás depois mergulho essa pedra sempre que for usa-la tiro desse recipiente e coloco a pedra em um gabarito no tamanho dela para que não fique se mexendo ai pego o ferro da plaina e vou passando na pedra úmida em forma de circulo passando pela pedra toda uniformemente, isso é bom para que você não desgaste um lado da pedra mais que o outro. Esse procedimento umedecendo a pedra é bom para que a mesma não quebre com facilidade.

 

Marcas conhecidas : Stanley , Hobby ,Bohrer ,Starfer etc.

Alguns tamanhos : São designadas por números N°2, N°4 , N°6 etc.

 

Martelo

 

 

 

 

 

O Martelo é uma ferramenta muito famosa, não só para marceneiros mas a todas as profissões de manutenção e ate que não trabalha nessas áreas. Existem martelos em diversos modelos, pesos para diversos tipos de trabalhos, bom na marcenaria eu gosto de martelos não muito pesados acho que é melhor principalmente quando trabalho com madeiras maciças, pois na martelada final não deixo aquela famosa marca do martelo. Um bom martelo tem sua superfície que entra em contato com o prego reta isso da melhor estabilidade no manuseio.

 

Dicas Uteis

 

Sempre que for martelar algum prego em compensados ou mesmo em madeira maciça ao passar cola nas peças e martela-las sempre verifique se não ficou resíduos de cola no martelo, se ficar coloque uma lixa n°120 em um lugar reto e passe o martelo ate retirar todo resíduo de cola ,isso evitara que você perca estabilidade em suas marteladas.

Muitas pessoas gostam de usar parafusos  em montagens de peças em madeira maciça mas existem casos que você quer apenas utilizar pregos e a madeira é muito durá ,como peroba ,Ipê e quando você martela chega ate a entortar o prego ,pois bem faça o seguinte: pegue uma broca para madeira um pouco mais fina do que o prego e faça os furos ,não esqueça da cola para dar a liga entre as madeiras em seguida comece a pregar dessa forma você terá mais facilidade em elaborar o serviço com madeiras maciças. Você também pode passar um pouco de parafina nos pregos que ajudaram a pregar melhor .

Quando ocorrer de você da aquela martelada e amassar a madeira existe um jeito de tirar a marca de batida: Pegue uma estopa úmida e coloque sobre o local onde foi danificado e coloque um ferro de parrar roupa quente sobre a estopa úmida e passe devagar ate a marca sair, mas esse procedimento só corrige marcas mais superficiais ok?

 

Marcas de Martelos : Jaguar , Corneta ,Luch Hauss Ghnther (Alemão)

Formão

 

 

 

 

 

Famoso nas obras de artesanatos como a marcenaria também é arte então o formão se engloba nas fundamentais ferramenta  de um marceneiro, é ótimo para trabalhos com portas, fazendo rebaixo para dobradiças, caixas, correção de algum erro que outras ferramentas de corte não podem ser usadas.

Para entalharmadeira, necessita de um maço redondo e um conjunto de goivas (formões de lâmina curva) de diferentes larguras — os de 8, 13 e 25 mm são os mais indicados para os principiantes. Também precisa de um formão direito para abrir sulcos, um formão liso e um chanfrado (para os cantos). Mantenha as goivas e os formões bem afiados enquanto trabalha, pois as ferramentas rombas tendem a escorregar.

Existem vários tipos de formão , estreitos longos, curtos compridos isso vai depender do serviço que ira elaborar. O Formão é outra ferramenta que só tem validade quando está bem afiado, devemos ter cuidado ao utiliza-lo prestando atenção em não acertar pregos ou qualquer outro tipo de metal pois isso pode perder seu corte e criar “ dentes” prejudicando seu manuseio.

Dica de segurança:

 

Isso é uma dica básica de segurança para evitar que se machuque com seus formões .Existem alguns formões que você compra e vem com umas capinhas para colocar em suas pontas quando for guardar suas ferramentas sempre coloque capas de proteção mesmo que crie uma de improviso mas é muito bom para evitar ferimentos graves .

Algumas marcas de Formão : Stanley, Tramontina, Pacetta, Belotta, Famastil, etc.

Metro e Trena

 

Como trabalhamos em um universo de medidas e cálculos uma ótima ferramenta auxiliadora para medidas é o metro e a trena ,não são todos os marceneiros que  trabalham com a trena , porem , cada um tem uma forma de trabalho .

No metro ele tem a medida de 2metros onde existem alguns que possuem medidas em cm (centímetros) de um lado e polegadas do outro e outros metros com medidas somente em cm, já a trena ela possui em medidas de 3 metros para cima onde no mesmo lado possuem as medidas de cm e polegadas.

 

 

Trenas a Laser

 

 

 

 

Com alcance mínimo de 0,05 m e máximo de 80 m, a Trena Laser oferece rapidez, eficiência e medidas exatas. De operação simples, o produto calcula distâncias em diferentes aplicações, através de um feixe de laser potente para visão fácil ao objeto. Acompanha recurso que possibilita verificar a memória das últimas 20 Medidas

 

Marcas de trenas e metros :  Famasil ,Tramontina e etc.

 

Sabemos que para construir e equipar uma marcenaria não se fundamenta somente nessas quatro ferramentas por isso postarei uma serie de artigos falando sobre cada ferramentas: manuais, elétricas e assim por diante.

Espero que gostem a aproveitem esse começo de ensinamentos que pode ser importante para todos nós .

 

Um grande abraço a todos

 

Julio Cesar

Talvez você goste disso também:

DOBRE SEU INVESTIMENTO em 90 DIAS

Não precisa indicar ninguém para dobrar seu investimento em 90 dias.

Basta Acessar oTudo.com/GC e Cadastrar-se.



Sobre: Julio Cesar

Sou Terapeuta Holístico e quero nesse espaço colocar os mais diversos assuntos desde saúde até espirutualidade.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Solve : *
26 × 5 =


Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>