Ganhe R$80 por Dia. SEM INDICAR NEM VENDER


Marcenaria , curso pratico e gratuito de EPIs , aprenda a arte de trabalhar com madeira

Precisando de Dinheiro?

Ganhe até $80 por Dia
Sem Indicar Nem Vender
Forneça seus Dados para Começar

                             Marcenaria , segurança no trabalho:

 

 

Através desse artigo falarei de um tema fundamental para segurança de todo Marceneiro ,nós chamamos de EPÍs (equipamento de proteção individual) .

Os EPIs são exigidos em todos estabelecimentos pelos Sindicatos e Ministério doTtrabalho, pois  são uma das formas de proteger  todos os trabalhadores de acidentes pequenos e grandes. Além dos EPIs o marceneiro deve ter outros cuidados em seu serviço que são coisas de rotina porem não pode se tornar um abito então :

  Não utilize mangas compridas, largas, pulseiras, colares e sandálias.

Sabia que o Autor deste Post Ganha Dinheiro até Hoje por te-lo Escrito?
Ganhe Dinheiro Escrevendo Artigos

 Manter e sempre vistoriar as máquinas, cabos e fios das mesmas, sempre mante-las em perfeitas condições de uso.

Antes de regular qualquer máquina, portátil, certifique-se de que o interruptor esteja desligado. Jamais retire diretamente da tomada, desligue primeiro o interruptor.

Jamais tente retirar, com a mão, pedaços de madeira que ficam perto da serra. Use uma vareta para afastá-los, se for preciso.

Não trabalhe na máquina com pequenas peças de madeira. Altere o plano da sequência de corte em relação às máquinas ou prepare um gabarito de segurança.

Não converse com ninguém durante a operação na máquina; primeiro, desligue-a.

 

 

Tomada essas simples medidas de segurança você estará pronto para trabalhar  em paz.Agora falarei dos equipamentos de segurança e darei dicas de alguns utilitários  de grande importância no uso do dia a dia  do Marceneiro:

 

Cinta para levantar peso :            

 

Ela corrige sua postura e devido a sua alto correção impede que você pegue peso de forma incorreta podendo causar lesões mal jeito na coluna vertebral e futuro afastamento da profissão.

Óculos de Proteção : é muito importante utiliza-los ,principalmente quando você for cortar algum material  na serra circular desde chapas de compensados, madeiras maciças até alumínios que podem ser usados nos moveis ,pois podem voar em seus olhos farpas ,pedaços de alumínios e até pedaços  pregos não vistos  ao serem passados na serra causando um ferimento leve  ou até a perda total da vista.

 

Respirador semi- facial (Marcaras) :      

 

Elas são utilizadas  para proteção contra pó, verniz, seladora , colas e produtos químicos em geral ,são de extrema importância por que a atuação do pó de madeira e alguns produtos químicos são  tão sutis que não percebemos as respostas de nosso corpo reclamando  ,mas quando nos deparamos  nossos pulmões já não estão 100%. Ao tirar uma chapa do pulmão você enxergara nitidamente as debilitações de seu órgão, sentira cansaço e faltas de ar consecutivas.

Aconselho sempre que for lixar , queimar uma peça ou móvel (passar seladora) envernizar, utilize sempre um respirador semi – facial descartável ,existem  alguns que possuem Válvula de exalação que filtram partículas de poeira . Vejam um exemplo do MDF que hoje em dia é muito usado nas marcenarias:

O MDF ele é altamente químico e composto  de Formaldeído uma substancia que faz muito mal a saúde e por obter uma composição  resinosa quando é cortado ele libera um pó tão fino  que mesmo depois de horas ao ser cortado o seu pó permanece flutuando no ar .

Existem também o problema dos solventes que são produtos que prejudicam não como uma forma visível como o pó que vemos que esta ali perante nós mas ao inalarmos cola de contato, thinner  , seladora não só afetam nossos pulmões como outros órgão também como sistema nervoso para isso é importante o uso de filtros químicos para vapores orgânicos. Uma dica legal para baixar o fluxo de pó na sua marcenaria é a adaptação de aspiradores  nos maquinários mais usados  mas de qualquer jeito nunca deve esquecer o uso das mascaras.

 

Luvas Antiderrapante :               

 

Essas luvas não só protegem contra ricos mecânicos mas sim também contra cortes profundos ao trabalhar carregando laminados de madeira como: MDF revestidos de formica ,eles possuem umas rebarbas em suas laterais que causam riscos de cortes graves ou também  a própria chapa de fórmica . Todo cuidado é pouco por isso indico essas luvas para vossas maiores seguranças .

Existem luvas que são confeccionadas com Nailon e Poliester revestidos de Borracha natural na palma das mãos evitando que o produto escorregue .

Lembre mesmo que a urgência das entregas de serviços forem grandes pensem em suas seguranças  acima de tudo.

 

Protetor de ouvidos :               

 

Essencial para não terem problemas de audição devido o excesso de barulho das maquinas.

Bom , aqui eu postei alguns dos vários equipamentos de segurança que são extremamente necessários para a proteção de qualquer marceneiro. Espero que essas informações possam lhes ajudar e valorizar cada vez mais essa profissão que é muito bonita.

Adicionalmente disponibilizo o curso  Pintura em Madeira para você aprender a dar o acabamento aos seus trabalhos de marcenaria.

 

 

 

Um abraço fraterno

Julio Cesar S.Vasques

Talvez você goste disso também:

DOBRE SEU INVESTIMENTO em 90 DIAS

Não precisa indicar ninguém para dobrar seu investimento em 90 dias.

Basta Acessar oTudo.com/GC e Cadastrar-se.



Sobre: Julio Cesar

Sou Terapeuta Holístico e quero nesse espaço colocar os mais diversos assuntos desde saúde até espirutualidade.

3 Comentários para: “Marcenaria , curso pratico e gratuito de EPIs , aprenda a arte de trabalhar com madeira

  1. Muito bom e oportuno o artigo. Nós, os amadores, nem sempre nos lembramos das questões de segurança mesmo tendo consciência de sua importância e até mesmo, como eu mesmo, já tendo trabalhado em ambientes de alto risco de acidentes.

    • Boa noite Rafael tudo bem??Isso é verdade nem sempre lembramos dos EPIs ,ou ate existe a situação de você ser o unico a usar no seu local de trabalho e os outros funcionarios zombarem de você,porem nunca deixarei de usar.
      Não importa qualarea trabalhe principalmente as de riscos sempre uso e obrigue onde você trabalha a ter os EPIs.

      Um Grande abraço meu amigo

  2. É muito importante o profissional ser consiente e usar o EPI como um instrumento de proteção, e não como um objeto que incomode.e o principal, a empresa precisa de funcionarios com saúde, e a familia também, use o EPI para sua segurança.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Solve : *
11 + 28 =


Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>