Máquinas para movimentação de cargas

A movimentação de cargas pode ser feita por vários equipamentos como, ponte rolante, empilhadeira, paleteira, pórticos, guindastes, comboios, esteira transportadora, transelevadores, transportadora de roletes e muitos outros.

Para transportar algum tipo de carga pesada é necessário ter equipamentos que facilitem o processo e esses citados acima é um exemplo disso. Cada um deles tem um uso específico de movimentação.

Basicamente, para transportar cargas pesadas são utilizados os equipamentos de elevação, pois eles facilitam e muito o processo. Porém, devem ser executados com muito cuidado e atenção devido a sua periculosidade.

Existem também os veículos industriais e os equipamentos de transferência, que podem ser usados para movimentação de cargas. Vamos conhecer algum deles.

Pontes rolantes e outros equipamentos para movimentação de carga 

A ponte rolante é um equipamento muito utilizado na indústria siderúrgica para realizar o içamento de cargas pesadas. Ela realiza seu movimento de carros ao longo do eixo transversal e também por movimentos de translação.

Sabia que o Autor deste Post Ganha Dinheiro até Hoje por te-lo Escrito?
Ganhe Dinheiro Escrevendo Artigos

Estes movimentos que fazem com que a ponte rolante consiga levantar as cargas e transporta-las para outros lugares. Devido a sua forma estável, elas conseguem suportar cargas muito maiores do que um guindaste poderia aguentar.

Além das grandes versões feitas em escalas enormes para serem utilizadas nas industrias, existem estilos menores de ponte rolante que podem ser encontrados em pequenas empresas e oficinas.

Conheça outros equipamentos existentes para movimentação de carga.

Paleteira 

O deslocamento da paleteira é feito por meio de uma alavanca. Esse equipamento pode ser manual, com capacidade máxima de carga de 4500 kg ou do tipo elevatória, com capacidade entre 1400 kg e 3600 kg.

Esse tipo de maquinário é muito utilizado em depósitos de alimentos, onde são transportadas cargas mais leves.

Empilhadeira

As empilhadeiras são utilizadas para movimentar materiais da vertical e horizontal. É possível empilhar vários itens de uma vez só, um em cima do outros e transporta-los.

Na hora de comprar uma empilhadeira você deve ser atentar a algumas características fundamentais dela, que são: estabilidade dinâmica e estática com a carga máxima, habilidade de vencer rampas, velocidade de descida e elevação, curvas e outros obstáculos que ela possa enfrentar.

Essas características vão mostrar se a empilhadeira é ideal para o que você precisa. Caso não sirva para o tipo de transporte necessário para você, você pode optar por outro tipo de equipamento.

Esse equipamento entra na categoria de veículos industriais do ramo da logística, cuja função é transportar e manobrar.

Comboios

Os comboios são muito utilizados para rebocar vagonetas. Uma das grandes vantagens desse equipamento é que eles são bem econômicos para grandes volumes que precisam ser movidos a distancias maiores.

Ou seja, dependendo do tamanho da carga que for transportada e da distancia percorrida, os comboios podem ter um excelente custo benefício.

Esteira transportadora

A carga é colocada no inicio da esteira e é movimentada até o seu final através de motores elétricos que compõe o equipamento. Geralmente é utilizada em indústrias para levar o produto de um setor da fabricação para outro.

Seu transporte é feito apenas na horizontal, seguido sempre em um mesmo sentido.

Transportadora de roletes

Fazer o carregamento ou descarregamento de caminhão pode ser bem cansativo. É por isso que existe a transportadora de roletes, para tornar esse trabalho bem mais simples e fácil de ser realizado.

A transportadora de roletes funciona através de um sistema de acionamento por gravidade ou energia.

Transelevadores 

Esse tipo de equipamento para movimentação de carga é muito utilizado para passagens estreitas, como a retirada de materiais de alguma estante.

Guindastes

O guindaste é utilizado para a elevação e a movimentação de cargas e materiais pesados, assim como a ponte rolante. São empregados em indústrias, terminais portuários e aeroportuários.

Ele tem grande mobilidade no manuseio de cargas, por isso, pode descarregar e carregar contêineres, fazer a movimentação de cargas pesadas na construção civil e ainda organizar o material pesado em grandes depósitos.

Pórticos 

Os pórticos são equipamentos capazes de mover cargas muito pesadas, com agilidade e segurança. Eles muitas vezes são confundidos com a ponte rolante, mas existem algumas diferenças.

De maneira geral, a ponte rolante transporta de forma aérea, com trilhos acima de nossas cabeças. Desta forma, as cargas transportadas não terão contato direto com as pessoas que estão no chão, e sim, apenas com outra ponte do mesmo trilho.

Já os pórticos têm as rodas trasladando na altura em que pessoas ou máquinas móveis podem ser um obstáculo.

Basicamente, eles possuem a mesma função e características bem parecidas. A decisão de qual escolher deverá ser feita considerando a necessidade e condições técnicas do local onde será instalado.

Ganhe Dinheiro
Todos os Dias
Sem Vender Nada

Cadastre-se AQUI para Iniciar!

Todas essas máquinas são utilizadas para movimentação de cargas. A paleteira serve para cargas menores, já a ponte rolante para cargas maiores. Para escolher uma delas você deve analisar bem suas características e vantagens para cada tipo de função.

Talvez você goste disso também:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Enter Captcha Here : *

Reload Image

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>