Ganhe R$80 por Dia. SEM INDICAR NEM VENDER


Manual Básico de Mapas Mentais

Precisando de Dinheiro?

Ganhe R$80 por Dia
Sem Indicar nem Vender
Apenas Visualizando Anuncios
Forneça seus Dados para Começar

Você já ouviu falar em mapas mentais?

Possivelmente, você deve ter ouvido alguma pessoa comentar sobre a importância dele para estudar, memorizar ou também organizar informações, porém ainda não sabe como funciona este tipo de diagrama.

Por esse motivo, neste post explanarei o que realmente é um Mapa Mental e o motivo do porque você deveria utilizá-lo.

Um Mapa Mental é um desenho que serve como uma representaçao em forma gráfica de ideias com relação a um tema principal.

Como ele funciona?

Sabia que o Autor deste Post Ganha Dinheiro até Hoje por te-lo Escrito?
Ganhe Dinheiro Escrevendo Artigos

Primeiro passo, você determina o tema principal do Mapa. Esse assunto deverá ficar no centro do mapa.

Logo após definir o tema principal, você deve escrever os tópicos que estão relacionados a esse tema. São esses tópicos que vão aparecer nas primeiras ramificações em torno do meio do mapa .

Agora que inseriu os tópicos, é o momento de você inserir os subtópicos, estes que serão as ramificações de cada um dos tópicos que foram escolhidos anteriormente.

E a partir dai você vai adicionando novos ramos que estejam relacionados ao o seu assunto.

Para facilitar a compreensão do que é um mapa mental, siga a analogia dele com uma árvore: temos o tronco (tema principal), galhos (os tópicos), os ramos (subtópicos) e as folhas (ideias relacionadas com os subtópicos)

– Saiba a história

Os Mapas Mentais existem a centenas de anos atrás.

Em blocos de anotações de Leonardo Da Vinci, foram encontrados esquemas gráficos de pensamentos desenhados de forma não-linear, semelhantes aos mapas mentais.

Outra personalidade que também utilizava os mapas mentais era o pintor Pablo Picasso. Ele também gostava de utilizar esse tipo de organização de informação não-linear

Contudo, foi na década de 50 que Tony Buzan sistematizou o que agora conhecemos como Mapas Mentais. O autor criou uma série de livros que explicam como utilizar e criar esses diagramas.

– Por que utilizar Mapas Mentais?

Agora que você conhece o que é um Mapa Mental, é interessante explicar os porquês de utilizá-los.

– Semelhante a nossa mente

A estrutura usada em mapas mentais é semelhante à do nosso cérebro no momento que lida com ideias e informações.

Quando nós aprendemos algo, esse conhecimento dificilmente é algo extremamente recente para nós. Na verdade, criamos conexões sobre esse novo tema aprendido com algo que já haviamos aprendido antes.

Essa forma de associar informações e desenvolver conexões torna possível que o mapa mental se assemelhe ao jeito de trabalhar do cérebro.

– É de fácil memorização

Como a estrutura de um mapa mental é baseada na afinidade de informações, ele se torna adequado para tornar mais facil a nossa memorização.

Temos a tendência de recordar de dados a partir de associações.

Esse é um dos motivos porque os mapas mentais são bastante difundidos por participantes de Concursos aqui no Brasil. Ele é adequado para as pessoas lembrarem e associarem o que estudou a dias ou meses passados.

– Organiza informações

A melhor forma de estruturar uma ideia que temos em mente é colocá-la no papel.

E uma das melhores formas de organizar informações é através dos Mapa Mentais. Eles se baseiam de uma hierarquia não rígida na qual é fácil adicionar e modificar informações.

Tente desenhar as suas ideias em um mapa mental e veja depois como ele ficou bem organizado.

– É objetivo

Eles conseguem sumarizar e colocar as informações dentro de uma ordem lógica utilizando poucas palavras, o que torna fácil e ágil de analisá-los.

Espero que você tenha gostado do artigo e aprendido o que são mapas mentais.

Gostou do artigo? Se você quiser ver mais textos como esse, acesse o meu blog. Nele falo sobre diferentes temas como: desenvolvimento pessoal, mapas mentais, organização pessoal, administração do tempo e planejamento pessoal.

Talvez você goste disso também:

DOBRE SEU INVESTIMENTO em 90 DIAS

Não precisa indicar ninguém para dobrar seu investimento em 90 dias.

Basta Acessar oTudo.com/GC e Cadastrar-se.



Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>