Ganhe R$80 por Dia. SEM INDICAR NEM VENDER


Leitura dinâmica – economize tempo de vida!

Precisando de Dinheiro?

Ganhe R$80 por Dia
Sem Indicar nem Vender
Apenas Visualizando Anuncios
Forneça seus Dados para Começar

– Ler é chato.
– Mas você sabe ler?
– Ora, claro! Por acaso não estou lendo o que está escrito aqui?
– Mas será que você sabe LER realmente? Ou só lê as palavras e depois faz um baita esforço para juntar os significados?

Esse é um dos principais vícios de leitura que as pessoas têm, e impedem uma boa leitura.

Um dos fatores mais importantes (senão o mais importante) antes de começar a ler é saber qual o seu objetivo com a leitura. Não se deve pegar um livro aleatoriamente para ler, sem saber se você realmente quer lê-lo, e quais os benefícios que ele poderá lhe trazer. Você não terá motivação real para ler, então perderá tempo, ficará frustrado e chateado, e o ato da leitura se tornará um martírio…

Pelo mesmo motivo as crianças geralmente detestam ler, pois a leitura é imposta pelos pais e professores, em vez de ser estimulada. E se uma pessoa já detesta ler desde a infância, carregará isso pelo resto da vida… Mas ainda há chance de mudar!

O principal objetivo da leitura (principalmente a leitura dinâmica) é você entender o que o autor quer dizer com seu texto, e não decorá-lo (o que é praticamente impossível e inútil). Sempre procure entender em vez de decorar. Isso vale pra tudo… Tente entender o porquê das coisas acontecerem de determinada forma, e você não vai esquecer. Você vai se sair melhor em tudo, se aborrecer menos, se lembrar mais, e viver mais feliz! Será que você consegue lembrar do que aprendeu no ensino médio sobre a mitocôndria? Eu nem lembro mais o que ela é… Então, a menos que você tenha acabado de estudar isso, ou tenha se tornado um profissional da área, duvido que lembre… E sabe por quê? Porque se isso não faz parte do seu cotidiano, então não interessa! O cérebro decora só pra passar na prova, depois joga fora…

Sabia que o Autor deste Post Ganha Dinheiro até Hoje por te-lo Escrito?
Ganhe Dinheiro Escrevendo Artigos

Principais vícios de leitura:

  • Movimentar a cabeça junto com os olhos: Há quem pense que isso auxilia a ampliar a visão periférica, mas isso acaba sendo um tiro no pé, pois os olhos não conseguem interpretar corretamente as imagens (no caso dos textos, as palavras) quando há esse movimento. As imagens passam de forma embaçada na frente dos olhos, como se fosse uma fotografia de uma câmera tremida. Deixe a cabeça parada, e mova apenas os olhos (isso também economiza energia, tempo e concentração, pois você não precisará ficar pensando “estou mexendo a cabeça… preciso mexer mais ou menos? a velocidade está certa?”. Deixe os olhos trabalharem sozinhos.
  • Voltar a leitura: Se você não entendeu uma parte do que estava escrito, PROSSIGA! Não interrompa a leitura (exceto em casos específicos). Não se atenha a pequenos detalhes (como palavras que você não conhece), pois o contexto é mais importante e provavelmente você vai acabar deduzindo o significado daquela palavra específica a partir do contexto.
  • Ler palavra por palavra: Muito comum, devido à forma que aprendemos a ler desde a infância. Os pais (ou professores) ensinam o beabá, vogais, consoantes, alfabeto, sílabas, palavras, e já começam a enfiar informações e livros goela abaixo das crianças sem primeiro ensinar a forma correta de ler… Dessa forma, as pessoas continuam lendo do mesmo modo desde quando eram crianças. Algumas chegam a ler sílaba por sílaba, para então formar a palavra. Quando chegam na frase seguinte, perderam tanto tempo com isso que esquecem o que dizia na frase anterior! Como é possível que alguém realmente LEIA e COMPREENDA um texto ou um livro inteiro? I………………………………….. ma………………………………….. gi………………………………….. ne………………………………….. se………………………………….. tu………………………………….. do………………………………….. fos………………………………….. se………………………………….. es………………………………….. cri………………………………….. to………………………………….. as………………………………….. sim? Ou………………………………….. então,………………………………….. mesmo………………………………….. que………………………………….. fosse………………………………….. escrito………………………………….. assim? Ora, se os textos não são escritos dessa forma, por quê você os lê desse jeito???
  • Vocalização: Também conhecido como “Ler falando”. Você está lendo para alguém? A menos que esteja, não fale! Seus ouvidos não precisam ouvir o que você está lendo para a informação chegar ao cérebro! Os olhos já fizeram isso… Você está forçando o cérebro a perder tempo com: a leitura (olhos), a fala (boca, língua, dicção, memória de como pronunciar as palavras), e a audição (interpretar o que você disse). Pra quê isso tudo? Pare de perder tempo com isso, e simplesmente leia! A leitura é feita pelos olhos (sem contar os deficientes visuais, é claro…), então pare de menosprezá-los: eles não precisam de ajuda para fazer seu trabalho. Veja como os olhos conseguem enviar informação em velocidades incríveis para o cérebro: observe alguém jogando video-game, ou um lutador em combate. Veja a velocidade das reações e dos reflexos! Questão de centésimos ou milésimos de segundo. Se o cérebro é capaz de absorver informações tão complexas com essa facilidade, a leitura é muito mais simples!
  • Subvocalização: Semelhante ao caso anterior, porém sem uso físico da boca e ouvidos. A pessoa pronuncia as palavras dentro da cabeça, como se fosse uma voz interna, ou alguém que estivesse lendo para ele. Isso acontece quando ainda não se superou o problema de “ler palavra por palavra”, e geralmente só estamos livre disso quando conseguimos ler mais de 250 palavras por minuto (aproximadamente uma página por minuto, de um livro mediano – por exemplo, “O diário de um mago” de Paulo Coelho, que tem cerca de 300 palavras por página, e não utiliza palavras muito complexas). Tente ler sem vocalizar ou subvocalizar: procure um livro mediano (ou um artigo sobre algum assunto que você já domina, pois isso facilitará a leitura – já que as palavras serão bem conhecidas por você) e leia-o. Você vai ter que se policiar para ver que não está vocalizando ou subvocalizando. Depois de algum tempo você vai ver que os olhos conseguem enviar as informações das palavras e o significado das frases diretamente para o cérebro, e você passa a entender em vez de ler as palavras. É bem parecido com observar uma imagem. É instantâneo você olhar uma imagem de uma mulher e compreender: “É uma mulher.”. Depois você começa a ver detalhes como: é loira, alta, magra, gost… Bom, e assim por diante…
  • Apoios visuais: Muitas pessoas tentam ajudar os olhos a seguir o texto usando uma régua, um lápis, o dedo, a mão, o cursor do mouse (mais recentemente…) ou alguma coisa que “siga” pelo texto, indicando para os olhos onde eles devem ler. Mas isso é outro tiro no pé… você está atrapalhando os olhos, que devem ficar livres para seguirem na velocidade que eles quiserem, que é mais rápido que esses auxiliares. Além disso, você estará dando mais funções ao cérebro para realizar (no caso, movimento das mãos e sincronismo disso com os olhos). Livre-se dessas coisas extras, e deixe apenas os olhos e o cérebro trabalharem diretamente na leitura!

Agora que você já está consciente dos vícios de leitura (que provavelmente tem…), faça o seguinte, mantendo-se constantemente consciente dos vícios que você deve evitar:

Pegue um texto que lhe interesse e que você sabe que terá facilidade em ler (algum assunto que você já tenha conhecimento, e está familiarizado com as palavras) e em vez de ler palavra por palavra, leia de duas em duas. Depois que estiver bem acostumado com isso, leia de três em três palavras (você vai ver que sua visão periférica vai começar a aumentar). Depois de quatro em quatro, então de cinco em cinco. Mais ou menos a partir desse ponto você vai perceber que seus olhos estão fazendo apenas 3 ou 4 pausas a cada linha. É como se o texto fosse dividido verticalmente em 3 ou 4 partes, e você “bate o olho” em uma parte de cada vez, a cada linha. Conforme você for pegando prática, procure reduzir isso cada vez mais… 4 partes, 3 partes, 2 partes… Até que você estará lendo 1 linha de uma vez só!!! Depois aumente, tentando ler 2 linhas de cada vez! Isso é mais fácil se você não olhar para a linha diretamente, mas para o espaço entre elas. Sua visão periférica estará tão treinada que você vai conseguir bater o olho nas duas linhas de uma vez só, e compreender o que está escrito (que será somado ao significado das linhas que estão adiante, formando o significado todo). Assim acontecerá com os significados do parágrafo, da página, do livro inteiro, de uma obra com vários volumes…

Ah, mas uma coisa muito importante é saber VARIAR a velocidade de leitura conforme o texto! Não tente ler textos completamente diferentes (ou que tenham importâncias totalmente diferentes para você), na mesma velocidade. Não dá pra ler um livro técnico sobre mecânica de aviões da mesma forma que se lê “O Sítio do Pica-pau amarelo”…

Depois que consegui realmente dominar essas técnicas, consigo estudar uma matéria inteira da faculdade em apenas um dia, e ainda fazer a prova!

Existem muitos programas e apostilas com exercícios para os olhos e treino de leitura dinâmica pela internet. Procure-os, pratique (ou seja, leia tudo que aparecer na sua frente como um louco!), e seja feliz! ;-).

Talvez você goste disso também:

DOBRE SEU INVESTIMENTO em 90 DIAS

Não precisa indicar ninguém para dobrar seu investimento em 90 dias.

Basta Acessar oTudo.com/GC e Cadastrar-se.



2 Comentários para: “Leitura dinâmica – economize tempo de vida!

  1. Rafael parabéns pelo post. Estou tentando mostrar a meu filho a importância da leitura. Seu post chegou na hora certa, vou mostrar a ele, muito interessante e didático, continue assim, o mundo precisa de gente que faça através de atitudes simples como essa, a propagação da cultura, e o estímulo da inteligência.
    Um abraço.
    Ps. ai clickei no baner para incentivá-lo.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Solve : *
7 × 17 =


Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>