ITIL

De acordo com estudos realizados com fontes na Find SVP, Contingency Planning and Research, Dataquest,Yankee Group, a  sigla ITIL quer dizer Information Technology Infrastructure Library, em português, Biblioteca da Infraestrutura de Tecnologia da Informação, foi criado ao final do ano de 1980 CCTA (Central Computer and Telecommunications Agency do Reino Unido). Atualmente é registrado pela OGC® (Office of Government Commerce). O ITIL ganhou força nos EUA e Brasil há alguns anos, e no Brasil o modelo ganhou mais destaque em 2004.
O ITIL é um conjunto que possui as melhores práticas e documentações para o gerenciamento de serviços de TI, onde é um modelo de referencia mais aceito mundialmente.
O ITIL não te diz o que fazer e sim como fazer, mesmo porque cada organização possui atividades e necessidades diferentes, por isso o principal objetivo é implementar de acordo com as necessidades da empresa ou organização, melhores práticas e processos necessários, fornecendo um melhor controle e gerenciamento dos recursos tecnológicos, como sistemas e infraestrutura da empresa ou organização, podendo assim garantir eficiência e eficácia, focando a qualidade dos níveis de serviços com seus clientes internos e externos, atingindo assim o alinhamento estratégico entre a TI e os negócios. O ITIL é uma biblioteca, e possuía aproximadamente 40 livros, e cada um deles formam o framework da ITIL, cada um desses livros era baseado em uma determinada área da empresa ou organização, mas todos eles focados no Gerenciamento de Serviço em TI. Havia dez livros que são considerados o núcleo do ITIL, que são referentes ao Suporte a Serviços e Entrega de Serviços, após um revisão foram determinados dois livros como sendo os mais utilizados, formando o núcleo do ITIL, “IT Service Support” e o “IT Service Delivery”, que nos quais são fornecidos frameworks de domínio publico, ou seja toda e qualquer pessoa seja ela física ou jurídica pode se beneficiar e adotar as melhores práticas do ITIL.

Talvez você goste disso também:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Solve : *
1 × 1 =


Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>