Ganhe R$80 por Dia. SEM INDICAR NEM VENDER


Intercâmbio e a arte de levar uma chance a sério

Precisando de Dinheiro?

Ganhe R$80 por Dia
Sem Indicar nem Vender
Apenas Visualizando Anuncios
Forneça seus Dados para Começar

Deus há de me julgar por isso, mas sou um tremendo dum CDF. O pessoal me chama de nerd, pra eu prefiro o CDF mesmo. Desde criança eu levo muito a sério os estudos, e acho que foi por ver o esforço do meu pai quando eu era menino. Perdi minha mãe muito cedo (ela adoeceu e não conseguimos salvá-la) e, de repente, meu pai se viu sozinho em casa, com um filho de 4 anos que não entendia nada – nem o sumiço da mamãe. Ele só me contou isso uma vez, e nunca mais tive coragem de pedir pra contar de novo, porque ainda me lembro dele segurando o choro ao narrar.

E ele batalhou. Entre um emprego e outro, conseguiu pagar as mensalidades de uma escola boa – não era a melhor, mas era boa. E eu via aquilo tudo, aquele esforço, aquela noite de sono curtíssima, as olheiras – e via mais ainda o sorriso dele quando eu mostrava o boletim. Eu sabia que estava no rumo certo, e isso me fazia estudar com afinco e organização. Por isso, quando cresci e entrei pra uma boa universidade federal e vi colegas querendo fazer intercâmbio “pra viajar de graça”, fiquei muito aborrecido.

Cresce, compadre!

Pois é. Cresci na zona rural da cidade onde agora estudava, e tinha uns trejeitos meio “caipirões”. O pessoal me zoava por isso, mas eu sempre tive orgulho desses sotaques, então não ligava.

Mas ligava pro pouco caso que faziam das chances que a vida lhes dava. Da minha turma, só eu tinha origem mais simples; os demais passaram dois, três anos em cursinhos caros pré-Enem tentando vaga naquela universidade (às custas dos pais); eu havia passado direto depois de anos de estudo de verdade, e sem cursinho. Meu pai não podia pagar pra mim, e eu sabia. E agora que estávamos ali, com uma boa oportunidade de fazer um intercâmbio de três meses na Alemanha, o que eu escutava entre meus colegas era: “ véi, tenta ir pra Dublin! Lá tem muita festa nessa época do ano!”.

“Festa? A sua prioridade na Alemanha é festa? Você vai ter a chance de pesquisar na Universidade de Munique, mas tá sugerindo ir pra Dublin só por causa de festa?? Cresce, compadre!!”.

Sabia que o Autor deste Post Ganha Dinheiro até Hoje por te-lo Escrito?
Ganhe Dinheiro Escrevendo Artigos

Lógico que a conversa parou na hora. Ficaram me olhando como se não acreditassem. Aparentemente eu tinha me tornado persona non grata.

Xingatório e chororô

Dava pra escutar todas as vozes me criticando. “Quê que tem? Quem não gosta de festa é velho! Deixa de ser chato, seu nerd! Volta pros seus livros!”, e outros comentários menos educados. Claro que eu gostava de festa, e ia a várias! Mas não quando tinha prova por perto, trabalhos, pesquisas, estágios… E eu acho, mesmo, que Leozinho tinha razão: devo ter passado oito vezes na fila onde estavam distribuindo responsabilidade, e acabei não deixando pra mais ninguém.

Por fim, três pessoas da nossa turma foram selecionadas pra fazer o sonhado intercâmbio pra Alemanha, e eu fui um deles (indicação pessoal de vários professores). Invejosos indicarão puxa-saquismo, mas a verdade é que eu realmente tinha nota muito boa e muito compromisso com a vida acadêmica. Lá fui eu pra Munique junto com Mariana, CDF como eu mas muito tímida. Leozinho também viajou e foi pra sonhada Dublin.

E quando voltamos… bom… Mariana tinha realizado uma super pesquisa com a equipe de robótica em aeromodelismo, e eu ajudei nos algoritmos da central de comando de um novo planador que estavam desenvolvendo. Leozinho voltou pro Brasil mais cedo, com 4 fichas de atendimento médico por excesso de álcool – acabou perdendo a bolsa. O pai chegou a ficar orgulhoso do filho ter tomado porre no exterior, mas a mãe fez ele trancar a universidade e ir trabalhar por um ano, “pra ver como é complicado ganhar a vida”. Isso faz três meses, e ele já está no segundo emprego.

Não é errado aproveitar os prazeres e a energia da juventude, mas nem toda oportunidade que aparece significa diversão. Alguns pedem de nós seriedade e compromisso.

Talvez você goste disso também:

DOBRE SEU INVESTIMENTO em 90 DIAS

Não precisa indicar ninguém para dobrar seu investimento em 90 dias.

Basta Acessar oTudo.com/GC e Cadastrar-se.



Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>