Inclusão Digital – Direito de Todo Cidadão!!!

Trade de Bitcoin?

Simples! Comece Agora!

Acesse SimpleFX

Atualmente graças às facilidades proporcionadas por uma economia mais estável em nosso país (mesmo com o advento da crise mundial), muitas famílias já conseguiram adquirir o tão sonhado computador pessoal (ou notebook).

Consequentemente mais e mais brasileiros estão tendo oportunidades para acessar a internet, seja para fins acadêmicos, profissionais ou apenas para simples entretenimento.

Talvez a internet seja o meio de comunicação mais democrático do mundo, pois o usuário não precisa ser assim um “expert” em computação para acessa-la, bastando pra isso apenas possuir um computador (ou notebook) com as configurações mínimas exigidas e uma banda larga razoável.

Isso sem dúvida nenhuma é muito bom pra nossa população, pois demonstra que independente da classe social do individuo, todos nós temos direito à chamada inclusão digital.

Mas também por conta disso, devemos ter certos cuidados, como por exemplo, evitar divulgar nossos dados pessoais em redes sociais, tomar muito cuidado com as senhas de nossos cartões de créditos em sites de compra (se desconfiarmos do site melhor não efetuarmos a compra) e muito cuidado (mesmo) ao realizarmos nossas transações bancárias online.

Sabia que o Autor deste Post Ganha Dinheiro até Hoje por te-lo Escrito?
Ganhe Dinheiro Escrevendo Artigos

Temos também é claro, os cuidados mais básicos que são: evitar abrir e-mails de desconhecidos e manter nosso antivírus sempre atualizado, evitando assim a infecção de nossos computadores através de softwares mal intencionados (os chamados malwares).

Porém um dos maiores problemas relacionados à inclusão digital, talvez seja o que diz respeito às nossas crianças… o controle ao acesso a determinados tipos de informações na rede, como por exemplo, sites de reputação duvidosa (leia-se pornográficos) e uma monitoração mais constante em saber com quem elas andam se comunicando na Web.

Está cada vez mais fácil se fazer amizades pela internet, o que não chega a ser de todo ruim, pois hoje muitos relacionamentos que começaram por intermédio de algum chat ou rede social, renderam frutos e acabaram se transformando em matrimônios.

Mas apesar de não existir mais tanto preconceito em relacionamentos “virtuais”, já que muitas vezes acabam virando relacionamentos “reais”, ainda temos que tomar muito cuidado com pessoas más intencionadas.

Tudo bem que são as mesmas pessoas do “mundo real”, mas como a “sensação de impunidade” proporcionada pela internet às encoraja mais, elas podem tornar-se muito mais perigosas e as maiores vitimas disso tudo podem ser nossos filhos.

Chega a ser meio irônico, pois na vida da gente, muitas vezes temos que adotar algumas normas que acabam restringindo nossa liberdade em prol da segurança e talvez um dos únicos lugares em que ainda poderíamos ser realmente livres era na internet.

Mas do jeito que anda as coisas se quisermos continuar usufruindo de seus benefícios temos que começar a adotar normas de segurança que irão restringir (até certo ponto) nossa liberdade até mesmo na rede.

Bem mesmo assim, o potencial da internet adquirido com a inclusão digital é enorme e nem só de coisas ruins se vive o mundo.

Com a inclusão digital em escolas publicas, muitas crianças de famílias mais humildes estão tendo a oportunidade de estudar utilizando essas maravilhosas ferramentas: Computador + internet.

E hoje já existe até mesmo uma modalidade de estudo que há alguns anos atrás seria impraticável: o ensino a distancia.

Muitas Universidades já adotaram essa metodologia, sendo ela parcial ou total, porém em ambos os casos seus referidos certificados são aceitos em inúmeras empresas do país servindo como mais uma “porta de entrada” para o conhecimento necessário que um profissional deve ter pra estar preparado a lidar com os desafios impostos por um mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

Na verdade os benefícios da inclusão digital não tem limites, o que devemos ter é discernimento para não abusarmos desse direito, pois como tudo nessa vida se usado de maneira construtiva irá ajudar em nosso progresso, mas se usado de maneira destrutiva (ou com displicência), poderá nos causar muitos problemas.

Espero que tenham gostado do artigo e faço votos que utilizem a tecnologia sempre visando seu progresso pessoal e o progresso de todas as pessoas ao seu redor.

Abraços e até a próxima!!! :)

Talvez você goste disso também:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Solve : *
19 × 10 =


Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>