oTudo.com
Você sabia que o autor deste artigo ganha dinheiro até hoje por te-lo escrito?

Ganhe Dinheiro Escrevendo Artigos

Imagem Folheados

IDEOLOGIA

0 Flares 0 Flares ×

Ideologia é um conjunto de idéias ou pensamentos de uma pessoa ou de um grupo de indivíduos ligada a ações políticas, econômicas e sociais, tendo como a função principal ocultar e dissimular as divisões sociais e políticas, dar-lhes a aparência de indivisão (apesar da divisão social das classes, o individuo é levado a crer que todos são iguais porque participam da idéia de “humanidade, nação, pátria ou raça”) e de diferenças naturais (onde o sujeito é levado a crer que as desigualdades sociais, econômicas e políticas não são produzidas pela divisão social de classes, mas por diferenças individuais de talentos e de capacidades, da inteligência, da força de vontade maior ou menor, etc.) entre os seres humanos.

A produção ideológica da ilusão social tem como finalidade fazer com que todas as classes sociais aceitem as condições em que vivem, julgando-as naturais, normais, corretas, justas, sem pretender transformá-las ou conhecê-las realmente, sem levar em conta que há uma contradição profunda entre as condições reais em que vivemos e as idéias que nos são impostas.

Ao longo da história as classes dominantes (pensadores, políticos, artistas,professores, etc.) que vêm tentando e conseguindo impor suas formas de pensar e de julgar o mundo para as classes dominadas (trabalhadores materiais, produção de coisas) é uma forma de esconder a real situação de um Estado e tentar unificá-lo, assim não mostrando a desigualdade que nele existe, tentando deixar o Estado com uma única identidade, o que na maioria não representa a realidade. A alienação começa em casa quando os pais através do que julgam ser o certo, que por uma vez só repetem o que a sociedade empurrou para eles, passam para seus filhos ensinamentos e normas de conduta para que esses continuem a fazer o que a sociedade julga certo. Futuramente eles acabam sendo empurrados para profissões e um estilo de vida no qual não se encaixam, mas que acaba fazendo, pois é assim que o Estado e sua população julgam ser o certo e assim tal ideologia se incorpora as mentes desses como algo natural, e não que lhes foram impostos.

Imagem Folheados

A Ideologia é a imagem ou idéia que a sociedade tem e cria de si própria, só que essa imagem nem sempre é verdadeira, as vezes as aparências acabam por mostrar algo que não transmite a realidade mas que é tão convincente ou tão desejada que acaba por ser vista como uma idéia a seguir e ai sim acabar formando uma idéia coletiva do grupo. Essa idéia coletiva (ideologia) na sociedade moderna surge como um meio das classes dominantes mostrar para todos a unificação das mesmas e que a desigualdade não existe, oferecendo uma imagem ilusória da comunidade originada do homem, sendo esses supostamente, livres e iguais. Uma ilusão perigosa para toda sociedade uma vez que quase todo mundo hoje é capitalista e a desigualdade, infelizmente, é uma conseqüência desse sistema, ou seja, o homem necessita saber onde esta para poder caminhar e chegar onde deseja, e é justamente isso que essas classes que se determinam dominantes não querem. Por este motivo uma idéia é muito utilizada para tentar ludibriar as mentes da população, a idéia da naturalização das relações sociais que diz, mais ou menos, que o mundo é do jeito que é porque a natureza assim o quis e isso inclui a sociedade, que um operário é operário porque que a natureza quis que ele o fosse. A natureza é da forma que é porque ela assim o quis, mas a sociedade não é conseqüência da natureza e sim de suas ações, uma vez que o homem é capaz de modificar sua própria vida como a da sociedade e até mesmo a própria natureza.

De um modo geral, a ideologia vem para tentar evitar que haja mudanças na sociedade, o que é um grande erro, uma vez que, é só através de mudanças que a sociedade evolui, e essa não é formada por uma grande massa pensante e sim por indivíduos que tem vontades próprias e que só precisam aprender a pensar por si só.   

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Email -- 0 Flares ×
Postado por | 02/02/2012 | Categoria: CuriosidadesEducaçãoFilosofiaGeralOutrosPolítica | 1.199 views

Você sabia que o autor deste artigo ganha dinheiro até hoje por te-lo escrito?

Ganhe Dinheiro Escrevendo Artigos

Deixe um Comentário


8 × três =

Imagem Folheados

Comente nas Redes Sociais

Baixe o Ebook 'Como Montar o seu Negócio Online
Gerando Novas Fontes de Renda'


Assine Nossa Newsletter

Email:


0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Email -- 0 Flares ×