Governança de TI

Robô Trader da BINANCE por $5
Clique Para Ver o Vídeo

Neste ponto iremos falar sobre o que é governança de TI, e a importância dentro das companhia.

Sabemos que todas as decisões tomadas dentro de uma companhia dependem em certo ponto da tecnologia, por isso a Governança de TI trabalha com a hipótese de integração de processos de gestão com a TI, ex: BI, CRM, ERP, SCM e etc.

A Governança de TI prioriza a Tecnologia, e entende que a TI alinhada aos negócios, é o principal diferencial que trará retornos e vantagens competitivas no mercado para as companhias.

Por isso um dos objetivos da Governança de TI, é garantir o bom funcionamento da tecnologia e dos sistemas de informação da companhia assim como infraestrutura de redes e equipamentos, proteção e segurança das informações, definir qual a melhor tecnologia a ser utilizada, e o principal integrar processos que tragam informações sobre os negócios da companhia e que gerem retornos significativos.   

  Norma ISO/IEC 15504

Nos dias atuais as companhias se tornam cada vez mais dependentes de tecnologia, e os investimentos em TI crescem consideravelmente à medida que a necessidade de aumento de produtividade, e a busca incessante de clientes. As companhia esperam retornos rápidos em investimentos em TI, e buscam por intermédio da Governança de TI, melhorias contínuas em seus processos internos, visando o alcance dos objetivos.

O principal objetivo da Governança de TI, é integrar e controlar processos que façam com que a TI, possa agregar valor nos negócios da companhia. A Governança de TI busca alternativas e metodologias de integração de processos visando o planejamento e o gerenciamento das tecnologias utilizadas pela companhia, fazendo um acompanhamento e controle de todo o ciclo dos investimentos com TI, como, quando investir e onde investir, qual tecnologia utilizar, quando esse investimento trará retornos e são mensuráveis ou não, quais riscos desse investimento inviabilizar os negócios da companhia, qual grau de satisfação de clientes ira proporcionar esse investimento, são essas e mais várias outras medições feitas pela Governança de TI.

  Token lastreado em Bitcoin será lançado na blockchain da Tezos - CriptoFácil

Inscreva-se na CriptoNews

Seja um Escritor do oTudo.com
Saiba Como Começar

De acordo com Fernanda de Assis Gama e Magnos Martinello (2006) a Governança de TI é parte integrante do Planejamento Estratégico de TI, e esta totalmente alinhada á estratégia corporativa, e é responsável por medições de desempenho dos investimentos realizados pela companhia em TI, e para que a Governança de TI possa fazer medições exatas sobre os investimentos e retorno em TI é necessário que sejam seguidos alguns requisitos:

  • Alinhamento Estratégico: Este requisito tem como principal objetivo fazer com que haja um perfeito alinhamento entre a área responsável pela TI e Planejamento Estratégico de TI (PETI), e a alta administração da companhia.
  • Valor da TI: Tem por finalidade central medir os custos dos investimentos feitos em TI, e identificar qual valor agregado aos negócios da companhia e quais os retornos desse investimento.
  • Gerenciamento dos Riscos: Principal objetivo é identificar quais os principais riscos e os pontos mais vulneráveis, que venham inviabilizar os negócios da companhia, e qual o plano de ação, para proteger os ativos e sistemas utilizados para recuperação em caso de pane no sistema, visando à proteção dos dados e informações, podendo garantir a integridade e confidencialidade do sistema e dos ativos de TI.
  • Gerenciar os Recursos e Ativos: Visa identificar e gerenciar recursos e ativos de TI, fazendo com que haja a otimização da infraestrutura interna de TI da companhia.
  • Medir Performance: Este requisito é responsável por medir processos e serviços internos de TI, e o acompanhamento dos projetos da companhia.
  Golpe no Facebook manda população comprar Bitcoin urgente - Livecoins
Clique para Decolar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*