Governança Corporativa

Governança corporativa, se classifica como algo que identifica e cria certas estruturas que define os objetivos de uma empresa ou organização, e através dessas estruturas ira possuírem um monitoramento continuo que ira assegurar para que esses objetivos sejam atingidos.
Podemos dizer que a governança corporativa caminha junto com a governança de TI, pois a alta gerência da administração junto à área responsável pela TI, da organização, devem implementar estratégias no qual ajudaram a organização a obter seus objetivos e visão para o futuro.“… estratégias são um conjunto de mudanças […]” (WEILL, Peter; ROSS, Jeanne W., 2006, p.5).
Através dessa união entre governança corporativa e a área de TI, é que serão identificados quais são as tendências e demandas do mercado? Qual o publico alvo da organização? Onde investir? No que investir? Qual tecnologia e metodologia utilizar? Entre outras.
De acordo com Peter Weill e Jeanne W. Ross (2006), para que se tenha uma boa governança corporativa e estratégias bem definidas dentro de uma organização, devem-se fazer pesquisas internas que identifiquem quais os principais ativos da organização, nesse estudo deverá conter:

Ativos Humanos: Onde são identificados quantos funcionários possuem, se os mesmos são certificados, qual a formação acadêmica de cada um, como esses funcionários são treinados, quais são suas habilidades e conhecimento.

Ativos Financeiros: Este estudo envolve tudo que é de investimento feito pela organização tanto interno quanto internamente, qual seu fluxo de caixa.

Ativos Físicos: Neste ponto é feito um balanço patrimonial de tudo que a organização possui fisicamente, prédios, equipamentos entre outros.

Ativos de Propriedade Intelectual: Aqui são identificados, toda a linha de produtos e serviços da organização, e como os mesmos são patenteados, e direitos autorais se possuir.

Sabia que o Autor deste Post Ganha Dinheiro até Hoje por te-lo Escrito?
Ganhe Dinheiro Escrevendo Artigos

Ativos de TI: Envolve investimentos em tecnologia da organização, tanto em equipamentos, quanto em softwares e infraestrutura, e como seus dados, informações ativos virtuais estão sendo criados, armazenados e disponibilizados.

Ativos de Relacionamento: Aqui o foco é no relacionamento com o cliente, ou seja, de que forma está sendo feito esse relacionamento por parte da organização, e a medição da satisfação e cumprimento das expectativas dos clientes.

Talvez você goste disso também:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Solve : *
1 + 11 =


Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>