Entenda como funciona uma válvula agulha

A válvula agulha recebe este nome, pois são projetadas, na grande maioria das vezes, com agulha de metal. São produzidas de aço inoxidável, bronze ou outros tipos de ligas de aço. Ela é usada quando se quer ter um fino controle de fluxo.

A válvula agulha é empregada em todos os setores industriais, nas aplicações de controle do fluxo contendo alta precisão. Seu sistema de vedação é feito com o próprio metal por meio de um volante e uma haste.

A diferença dessa válvula para os outros tipos está na cunha de fechamento. Nas válvulas agulhas a cunha de fechamento são plug ou agulha, e não discos, ou seja, o comprimento é maior do que seu próprio diâmetro.

Na indústria petrolífera, ela é aplicada para fazer o controle de fluxo do fluido que passa em uma determinada tubulação, com uma alta precisão. Sua utilização pode ser em água, fluidos, vapor, óleo mineral, sintético e vegetal e ar.

Aplicações da válvula agulha na indústria

As válvulas podem acarretar vibrações fortes em altas taxas de fluxo em linha óleo, ar, vapor e outros líquidos, pois são sempre utilizadas para ajustes de regulagem fina em sistema de vácuo.

Sabia que o Autor deste Post Ganha Dinheiro até Hoje por te-lo Escrito?
Ganhe Dinheiro Escrevendo Artigos

Ela é muito adquirida com a intenção de ter um fechamento com ajustes manuais ou então para altas pressões. Normalmente, a válvula permite a passagem de fluidos, gases e vapores em linhas de diâmetros pequenos.

Os materiais que são fabricados as válvulas são de diversos tipos e formas, como extremidade com rosca macho, extremidade com rosca fêmea, extremidade com porca e anilha para tubos, etc.

Elas são fabricadas com configuração adequada para cada uma das suas utilizações. Existem vários tipos de válvulas agulhas que são na grande maioria das vezes fabricadas para indústria petroquímica.

Umas das mais utilizadas são aquelas usadas para altas pressões. Elas são produzidas de material laminado e extremidade projetada para aguentar essas pressões ou também com aço inoxidável ou aço ligado.

Há várias válvulas com aplicações parecidas, porém cada tipo possui uma finalidade. Hoje em dia é possível fazer cursos para aprender a identificar cada uma delas, aprender a fazer a manutenção e onde deve aplica-las.

As válvulas são muito importantes na área indústria e exercem um papel fundamental para que se tenha um bom funcionamento.

Como as válvulas agulhas funcionam?

Enquanto ela permanece fechada, a agulha encarrega de se armazenar em um anel na própria válvula. À medida que ela vai sendo aberta, a agulha se separa dela e é aberto um caminho anular em torna dela.

O nível de ajuste é dado de acordo com a intensidade suave do ângulo da agulha. Como resultado é dado uma associação entre o diâmetro e comprimento. Quanto maior for o comprimento, maior será o nível de regulagem das válvulas.

É possível identificar qual o ponto de melhor funcionamento da válvula abrindo-a praticamente toda e depois disso, fechando-a de pouco em pouco com intuito de fazer o ponteiro se manter estável.

A capacidade que as válvulas têm de controlar o fluxo com veracidade permite que elas mantenham a movimentação de forma ideal para casos em que a deslocação precisa ser preservada com pouca ou quase nenhuma modificação.

Um exemplo disso acontece em situações de motores no qual os carburadores são inseridos. A válvula na maioria das vezes é o dispositivo que auxilia a ajustar o fluxo de combustível para dentro do dispositivo.

Isto é fundamental, uma vez que uma medida exagerada de combustível pode causar o resfriamento do carburador e apagar o motor.

Há uma gama bastante variada de válvula, tanto quanto aos materiais na qual são produzidas, como nas suas extremidades ou pressões de trabalho.

Indicação da válvula agulha 

A Válvula Agulha é sempre indicada para quando existe necessidade de um fino controle do fluxo. A válvula tem um tampão que depois de ser movimentada por ação do volante, abre uma passagem pequena para o fluido, o que permite pequenos ajustes na vazão.

A válvula é principalmente utilizada em linhas dos sistemas de lubrificação de equipamentos dinâmicos por possibilitar que sejam feitos regulagens adequadas.

A válvula agulha em inox muitas vezes pode ser comparada a uma válvula globo com fecho tipo agulha. Há também a fabricação de válvulas de agulha de castelo integral, onde o corpo e o castelo formam uma única peça, válvula não rotativa e válvula com regulagem micrométrica contendo indicação da vazão.

Ganhe Dinheiro
Todos os Dias
Sem Vender Nada

Cadastre-se AQUI para Iniciar!

Foi possível aprender como a válvula agulha funciona, onde ela pode ser aplicada e para onde ela é indicada. Se você ficou com alguma dúvida a respeito do conteúdo ou quer falar sobre o que achou do artigo, deixe nos comentários sua opinião.

Talvez você goste disso também:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Enter Captcha Here : *

Reload Image

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>