Enfermagem: vamos entender um pouco mais!

Ganhe Bitcoins
Todos os Dias

Clique AQUI e Comece Agora!

Conhecida por ser uma ciência cuja especificidade é a implantação do tratamento de doenças e o cuidado ao ser humano, individualmente, na família ou em comunidade, pode trabalhar em equipe ou individual.

O enfermeiro é conhecido por ser um profissional que estuda e obtém nível superior, com competência técnica, científica e humana. Sua formação o capacita para realizar procedimentos simples como medir a temperatura de algum paciente ou atividades complexas como auxiliar médicos durante uma cirurgia.

Sendo considerado o responsável pela equipe, ajudando na prevenção e recuperação da saúde dos indivíduos, dentro de sua comunidade. Sendo preparado para atuar em todas as áreas da saúde : assistencial, administrativa e gerencial.

Na enfermagem encontramos também o técnico de enfermagem que é um profissional de nível médio com suas próprias atribuições e funções na área de enfermagem. Dentre as suas funções estão: a comunicação entre pacientes e médicos, cuidados com os pacientes, administração de medicamentos, entre outros.

A maioria dos enfermeiros trabalha em órgãos de saúde como hospitais, clínicas e postos de pronto atendimento. Porém, sua atuação não é limitada a esses locais, podendo atuar também em empresas de diversos setores ou até prestando atendimento em domicílio, também chamado de home care.

Sabia que o Autor deste Post Ganha Dinheiro até Hoje por te-lo Escrito?
Ganhe Dinheiro Escrevendo Artigos

Há diferenças entre Enfermeiro,  técnico em enfermagem ou auxiliar em enfermagem :

  • Enfermeiro

O enfermeiro e quem supervisiona, coordena o serviço dos Técnicos e Auxiliares, para trabalhar nesta área e preciso ter diploma de curso superior em Enfermagem com duração mínima de quatro anos, atendendo pacientes em estados graves e de altos graus de complexidade. Além do cuidado dos indivíduos, ele também pode atuar em cargos e funções administrativas.

  • Técnico em Enfermagem

O técnico em enfermagem precisa ter formação de nível médio e ter estudado pelo menos dois anos para conseguir seu diploma. Pode atuar com pacientes de média e alta complexidade, mas deve seguir as orientações do Enfermeiro. Pode realizar tarefas como preparar os medicamentos, calcular dosagens, fazer a esterilização dos instrumentos cirúrgicos, coletar materiais biológicos para a execução de exames e preparar os pacientes para cirurgias.

  • Auxiliar de Enfermagem

Por sua vez o Auxiliar de Enfermagem, para conseguir seu diploma, precisa fazer um curso de pequena duração, que pode durar em torno de um ano, aprendendo neste curso os cuidados de higiene, alimentação, conforto e bem estar do paciente. Esse profissional só pode realizar procedimentos de baixo grau de complexidade em pacientes sem gravidade. Pode aplicar injeções intramusculares e intravenosas, dar vacinas, administrar medicamentos e realizar curativos simples, sendo supervisionado pelos Técnicos e Enfermeiros.

No que tange o campo de atuação esses profissionais podem atuar tanto em instituições privadas quanto públicas, porém de uma forma geral é nas públicas onde a maioria desejar estar empregado e isso se justifica pelo fato dessas instituições oferecerem melhores salários e condições de trabalho além é claro da estabilidade.

Porém para conquistar esta vaga é necessário muito estudo, dedicação e perseverança e na maioria das vezes o candidato precisará de um apoio especializado por meio de um curso preparatório dentre os quais se destaca atualmente o Enfconcursos.

 

 

 

Talvez você goste disso também:

Sobre: Max das Chagas

Site criado com o intuito de esclarecer os profissionais de enfermagem que desejam mais informações sobre o curso enfconcursos.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Enter Captcha Here : *

Reload Image

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>