EDUCAÇÃO CIDADÃ

Trade de Bitcoin?

Simples! Comece Agora!

Acesse SimpleFX

A Diversidade é a característica fundamental da humanidade. Não pode haver somente uma forma de educar. Educação Cidadã é visibilizar o que foi escondido pela classe dominante para oprimir. É também dar voz aos que não são escutados. Exemplo: o movimento feminista, o movimento ecológico, o movimento zapatista, o movimento dos sem-terra, entre tantos outros mais que estão aí evidentes em todo o tecido social. A verdadeira Educação deve conscientizar, desalienar e desfetichizar.

O Fetichismo da Ideologia Neoliberal é  o da lógica burguesa e capitalista, a qual consegue sem muito esforço fazer com que o mundo se torne naturalmente imutável. O fetichismo transforma as relações humanas em fenômenos estáticos, como se fossem impossível de modificar. Fetichizados somos apenas repetidores do que já foi dito e do que já existe. Educar-se significa ruptura, rebeldia, recusa para dizer “não”, para gritar, para sonhar com outros mundos possíveis. E mais ainda, denunciar e anunciar.

O Neoliberalismo concebe a Educação como uma mercadoria, reduzindo nossas identidades à de meros consumidores e desprezando o espaço público e a dimensão humanística da Educação. É a negação do Sonho e da Utopia. Pois, o ato criativo e transformador da realidade brutal, que na maioria das vezes desemboca na parte mais fraca da sociedade, nada mais é do que senão o ato da imaginação.

A mercantilização da Educação é um grande desafio da atualidade. Hoje, mais do que nunca, estamos na Era do Conhecimento. Todavia, mercantilizar a Educação é valorizar o econômico e desvalorizar o humano. A Educação deve criar uma consciência crítica para sair da alienação indo para formações humanas e não somente mão-de-obra para o mercado.

A Globalização rouba das pessoas o tempo para viver e o espaço da vida interior. Rouba a capacidade de produzir dignamente nossas vidas. Educação Cidadã é contrapoposta alternativa ao sistema formal de educação e sua forma hierarquizada numa estrutura de mando e subordinação.

Sabia que o Autor deste Post Ganha Dinheiro até Hoje por te-lo Escrito?
Ganhe Dinheiro Escrevendo Artigos

Ser cidadão é o exercício direto e irrestrito de cidadania. Então, Educação está ligado à mudanças. Mudar os homens está ligado à mudança de mundo. Educar para um novo mundo possível é superar a lógica desumanizadora do capital que tem no Lucro e no Individualismo os seus fundamentos. É também transformar radicalmente o modelo econômico e político atual.

Infelizmente, o modelo de escola atual é o resultado direto do pensamento da modernidade. Fora modelada  pelos estado-nação. Ela não atende nem as exigências da globalização e nem o seu oposto. A Planetarização é a necessidade máxima de um novo paradigma social, onde a comunidade é “Una” e Diversa. Os educadores devem ter uma perspectiva de desmercantilização da educação e uma postura de “eco-pedagógica” de escuta do Universo. Os educadores devem se dirigir não só aos alunos e sim aos habitantes do planeta.

Em suma, Educação Cidadã é para um novo mundo possível, para Paz, para os Direitos Humanos, para a Justiça Social e para a Diversidade Cultural. E mais, é para contra o sexismo e o racismo, para erradicar a fome e a miséria. Educar para que cada um de nós encontre o seu lugar no mundo.

Talvez você goste disso também:

Sobre: Adriano Taciano

Latino; Brasileiro; Mineiro; Belorizontino; Estudante (graduação superior tecnológica em Gestão de Recursos Humanos); Poeta e escritor; compositor e músico autodidata.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Solve : *
22 × 22 =


Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>