Ganhe R$80 por Dia. SEM INDICAR NEM VENDER


EDUCAÇÃO CIDADÃ Parte ll

Precisando de Dinheiro?

Ganhe até $80 por Dia
Sem Indicar Nem Vender
Forneça seus Dados para Começar

Paulo Freire sempre criticou a sociedade neoliberal. A ordem capitalista inventou a “miséria na fartura”.

A Educação deve ser articulada com o contexto social e político. Muitas vezes, o operário, no caso do professor que foca o alvo do seu trabalho na formação do outro ser, deve sempre inventar novos modelos de ensinar uma forma eficiente de cidadania. Mostrar aos alunos que a cidadania não se constrói somente na formação deles como mão-de-obra para o mercado de trabalho. E, sim, que eles sejam direcionados e motivados a se preocupar com a eficácia técnica que a Educação proporciona. Mas, também, muito mais ainda, que eles lutem por uma política em favor da recriação da sociedade injusta, a ceder lugar para outra menos injusta e mais humana.

Todos devemos lutar pela transformação da sociedade e muito mais questionar o poder dominante!

Lutar por uma sociedade igualitária tanto do ponto de vista econômico e democrático como do ponto de vista político, racial, sexual e educacional. Pois, em qualquer sociedade há possibilidade de se fazer algo institucional e que contradiz a ideologia dominante. No caso da Educação, o que se deve buscar é o processo de conscientização do educando. Onde, ele adquira o interesse em transformar a sua realidade e o seu exterior de forma que a realidade política, econômica e social, o senso de justiça venha cunhar o seu ser individual com reflexos na sociedade.

No processo de ensino-aprendizagem, não pode faltar jamais o diálogo entre o educador e o educando. E, muito mais, aflorar o caráter político e transformador da Educação. De fato, colocar em voga o questionamento permanente a que interesse a Educação está servindo? A Educação libertária deve conferir poder aos oprimidos, excluídos e todos aqueles que fazem parte dos marginalizados da sociedade. A Educação deve ser uma ferramenta que quebra os grilhões que são construídos historicamente pelos poderes dominantes e que servem para opressão.

Sabia que o Autor deste Post Ganha Dinheiro até Hoje por te-lo Escrito?
Ganhe Dinheiro Escrevendo Artigos

A Educação deve ser o ponto de partida para acabar com as injustiças sociais e desigualdades. A Educação para a Liberdade de fato deve ser revolucionária a ponto de mudar e desnudar a educação bancária e pré-programada que é mercantilizada atualmente. Então, Educar-se é uma forma de reconhecer e criticar um mundo que vive agora perigosamente à beira da extinção. Educar-se é mostrar o que somos e também sugerir no que podemos nos transformar!

É fundamental pensar a Educação no contexto social atual, numa perspectiva crítica e popular, onde a Educação deve principalmente ser usada na libertação dos oprimidos. A Verdadeira Educação deve ter caráter transformador, dialógico no processo de conscientização do educando para a realidade da sociedade, a qual ambos estão inseridos. Quando não verem mais a Educação como um objeto de comercialização, os educandos serão vistos como Sujeitos que transformação a relações sociais existentes e que se integralizarão na sociedade para transformá-la e não somente como meros objetos à margem dela.

Na realidade, a Verdadeira Educação deve criar condições no ambiente escolar de um poder transformador, no qual educador e educando estão no processo de conhecer mais do que transmitir conhecimento. A Educação deve proporcionar aos indivíduos uma compreensão crítica que possibilite a prática que transforma a realidade desumana social, política, cultural numa perspectiva utópica, porém, não impossível. A transformação para uma sociedade igualitária, emancipadora e libertária.

Enfim, a Educação é um processo humanizador e histórico que deve proporcionar uma prática transformadora para libertação de homens e mulheres da situação de submissão que a sociedade capitalista lhes impõe.

Talvez você goste disso também:

DOBRE SEU INVESTIMENTO em 90 DIAS

Não precisa indicar ninguém para dobrar seu investimento em 90 dias.

Basta Acessar oTudo.com/GC e Cadastrar-se.



Sobre: Adriano Taciano

Latino; Brasileiro; Mineiro; Belorizontino; Estudante (graduação superior tecnológica em Gestão de Recursos Humanos); Poeta e escritor; compositor e músico autodidata.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Solve : *
17 + 5 =


Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>