Direito: Perfil do profissional?

O profissional de direito carrega em suas mãos uma grande responsabilidade. A responsabilidade de promover a justiça. Não é à toa a pressão que sofre um recém-formado, afinal a tarefa não é nem um pouco simples, para ter uma postura mediadora e assertiva, a base de estudos deve ser imensa. O profissional jamais deixará de estudar, cada caso e seus fatos servirão muito mais do que somente adquirir experiência profissional.

O que se espera de um profissional de direito que acabou de concluir seus estudos acadêmicos é conhecimento da constituição e das leis, além de fluência verbal, um vocabulário impecável, e domínio total da Língua Portuguesa, já que deverá muitas vezes se expressar mediante a textos judiciais. Uma boa dica é começar as suas atividades trabalhando em conjunto com outros advogados mais experientes, ou mesmo durante a sua formação atuando como estagiário em empresas de advogados associados, por exemplo.

Este convívio é muito importante para o aprendizado, visto que esta carreira não começa ao concluir seus estudos, ela segue em construção a cada nova experiência e aprendizado. Mas o que a sociedade espera de um profissional de direito? Com certeza espera no mínimo uma pessoa íntegra tanto pessoal como profissional, dedicada a sua profissão e que trabalhe com honestidade. Espera uma pessoa capaz de analisar a realidade, e ter domínio da capacidade de argumentação, que tenha consciência profissional e postura de respeito.

Que seja capaz de refletir sobre cada caso, e faça com que seja aplicado a justiça, da mesma forma quando  uma situação de defesa, ou quando o fato envolve o ataque de um processo. Normalmente um recém-formado escolhe um ramo para se especializar, até porque o domínio de todas as áreas seria um tanto  audacioso, levando em conta a grandeza e a complexidade de cada uma delas. Trabalhando em conjunto em advogados associados SP, é uma forma de escolher sua área de atuação extrair muito conhecimento. Outra dica importante é a prática constante da leitura.  Ter em mente que estudo continuará para sempre na vida de um profissional de direito, assim como em qualquer profissão a qual você deseja o sucesso. Tentar se superar sempre, dar o melhor de si toda vez que abraçar uma causa. Seja um apaixonado pela sua profissão, só faz um bom trabalho quem realmente gosta do que faz. Tenha paciência, reconhecimento vem com o tempo e junto com as suas conquistas.

Talvez você goste disso também:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Solve : *
14 × 10 =


Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>