Curso rigger: Cuidados necessários em operações de movimentação de cargas

Quando estamos falando de movimentação de cargas grandes logo vem a expressão “curso rigger”! Por que? O que esse termo tem de tão importante, para ser sempre lembrado quando falamos desse tipo de serviço?

É fato que o transporte de cargas pesadas e de grandes dimensões gera preocupação e temor em todos, e não é por acaso que são tomadas uma série de medidas para que tudo corra na devida forma.

Assim sendo, a seguir nós vamos falar um pouco mais sobre o curso rigger e o seu valor para aqueles que querem compreender melhor os cuidados que se precisa ter na hora de mover cargas gigantescas! Vem conferir!

Cuidados necessários para se movimentar cargas grandes e o curso rigger

Quando estamos falando da movimentação de cargas nos referimos ao mover de materiais, de maquinário, de produtos e até mesmo de pessoas, tudo isso através do uso de cabos, de cordas e de guindastes.

É necessário, como se deve imaginar, que todo o cuidado seja tomado e que o operador desse tipo de equipamento tenha inegável expertise para operá-lo, afim de que nada de ruim aconteça!

Sabia que o Autor deste Post Ganha Dinheiro até Hoje por te-lo Escrito?
Ganhe Dinheiro Escrevendo Artigos

Essa expertise, ou seja, esse conhecimento que o operador deve ter na área com certeza virá de estudos e de preparação, algo que ele pode obter fazendo um curso rigger, que vai deixa-lo pronto para atuar no setor de forma decidida e diferenciada.

Além disso, é muito importante que esse operador e que essa atividade conte com a presença de uma equipe forte e alinhada, que sabe o que está fazendo e que tem noção de como contornar até as situações mais complicadas.

Tendo isso em mente, fica claro que o melhor que pode acontecer para uma empresa que efetua esse tipo de transporte é contar com a presença de profissionais que saibam mesmo o que estão fazendo e que consigam atuar a partir do conhecimento pleno de rigging, algo que o curso rigger certamente oferece a qualquer atuante no meio!

Atenções importantes na hora de movimentar cargas

São vários os cuidados que as empresas que transportam cargas devem ter na hora de fazer esse tipo de atividade. Entre esses principais cuidados podemos listar:

  • Evitar fazer esse tipo de atividade quando se está chovendo ou ventando muito – A razão disso é óbvia, claro. Quando o tempo não está favorável a tendência é que haja um menor controle de todo o material transportado, o que faz com que aumente e muito o risco de acidentes;
  • Indicar a carga máxima permitida – É muito importante que todos os equipamentos de transporte de carga tenham em algum lugar visível a indicação do máximo de carga que se permite transportar, afim de que desse jeito não haja nenhum risco de se colocar mais peso do que o permitido;
  • Usar protetores de mãos – No caso do uso de carros manuais para transporte é primordial que os operadores contem com protetores de mãos, para evitar lesões de graus diversos;
  • Habilitar todos os operadores de transporte motorizado – Quem vai operar os transportes motorizados deve sempre estar habilitado para cumprir essa atividade. Além disso, é fundamental que essas pessoas tenham um cartão de identificação com nome e fotografia quando vão começar a trabalhar, por questões de segurança;
  • Evitar transporte em pisos escorregadios ou molhados – Mas uma recomendação bem clara e justificada, mas podemos explicar porque. Pisos molhados e escorregadios aumentam as chances de que acidentes ocorram, e é por isso que é melhor não fazer transporte algum nessas condições;
  • Não exceder o peso máximo que o piso aguenta – Acredite, o peso que o piso suporta também não deve de forma alguma ser excedido por aqueles que trabalham com o transporte de cargas. É necessário que esses cálculos sejam feitos previamente, para evitar qualquer dano ou qualquer tipo de perigo;

O curso rigger e a sua necessidade

Hoje em dia é obrigatório, por conta de uma série de normas que se utilize o plano de rigging para transportar diversos tipos de cargas, sejam elas pesadas, grandes e até mesmo pequenas.

A intenção, claro, é evitar que acidentes ocorram. Esses acidentes podem trazer grandes danos materiais, sim, mas a perda de vidas é algo a se considerar e que deve ser sempre relevado e evitado a qualquer custo.

Sendo assim, o que você pode fazer se atua nesse ramo é se esforçar ao máximo para fazer esse curso de rigging. Com esse conhecimento você poderá atuar na área com consciência, evitando ser um problema para os seus colegas e apoiando a todos no cumprimento das funções!

Ganhe Dinheiro
Todos os Dias
Sem Vender Nada

Cadastre-se AQUI para Iniciar!

Como você pode ver o curso rigger é fundamental! Vale a pena você fazer se trabalha no ramo de construção e de engenharia. Sua empresa e a sua carreira só tem a ganhar com essa atitude, pode apostar!

Talvez você goste disso também:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Enter Captcha Here : *

Reload Image

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>