Ganhe R$80 por Dia. SEM INDICAR NEM VENDER


Conservação de gôndolas de madeira

Precisando de Dinheiro?

Ganhe R$80 por Dia
Sem Indicar nem Vender
Apenas Visualizando Anuncios
Forneça seus Dados para Começar

A madeira sempre foi um material valorizado por suas várias características: pode ser queimada e usada como fonte de aquecimento; pode ser transformada em móveis; pode ser transformada em caibros para sustentar telhados; pode ser transformada em utensílios de cozinha, etc. Mas não só por isso: a madeira transmite uma sensação de aconchego que nenhum outro material consegue transmitir.

Por mais que se invista em materiais tecnológicos ou esteticamente atraentes como o vidro e o aço cromado, ou ainda peças em fibra de carbono, nada supera a capacidade atrativa da madeira. Por isso, muitos lojistas ainda preferem investir em gôndolas de madeira, por exemplo, me seus estabelecimentos, contando com o conforto que este material proporciona, mesmo que a níveis inconscientes. Mas, diferentes das gôndolas de vidro e de metal, por exemplo, as de madeira pedem trato especial quando o assunto é manutenção e limpeza.

Cuidados na montagem e conservação

As prateleiras de vidro podem ser presas através de porcas e parafusos especiais, que apresentam um desgaste mínimo com o passar do tempo. O mesmo acontece com as prateleiras metálicas. Já as gôndolas de madeira não funcionam da mesma maneira. Em geral, os parafusos são presos nas próprias prateleiras, e nós sabemos que a madeira sofre um certo grau de deformidade com isso – seja a prateleira de madeira pura, compensado ou prensado. Se ela for desmontada e remontada, as fixações serão feitas nos mesmos locais – ou seja, os parafusos serão colocados nos mesmos furos, o que pode alargá-los e fazer com que a fixação não fique presa adequadamente.

E assim, a cada remontagem, as prateleiras de madeira vão ficando cada vez menos estáveis, e isso, obviamente, coloca em risco tanto os funcionários que trabalham com elas no estabelecimento quanto os clientes. E sabemos que isso é má ideia. Há o risco de deslizamento de uma prateleira nesse estado, mesmo que ela não esteja portando muito peso e, caso ela caia, pode acertar desde o pé de alguém até uma criança pequena. O acidente pode ser sério e ainda por cima gerar um grande processo contra o estabelecimento.

Por isso, alguns fabricantes passaram a utilizar formas diferentes de fixação das prateleiras, optando por encaixes apropriados e fixação via parafuso, mas, ao invés dele entrar em contato com a própria madeira, ele se firma num local reforçado que poupa a madeira deste desgaste, permitindo um número maior de remontagens. Isso significa economia (já que não será necessário comprar novas gôndolas com mais frequência), segurança e sustentabilidade.

Sabia que o Autor deste Post Ganha Dinheiro até Hoje por te-lo Escrito?
Ganhe Dinheiro Escrevendo Artigos

Cuidados na limpeza

Uma coisa que enfraquece muito as gôndolas de madeira é a limpeza inadequada. O vidro suporta uma limpeza mais pesada com água, sabão e produtos de limpeza específicos, mas a madeira geralmente não gosta muito de umidade. Costuma-se dar preferência a panos umedecidos para a limpeza das prateleiras de madeira, mas com o tempo a umidade, absorvida aos poucos, vai entrando pelas fibras (mesmo nas prateleiras com fórmica) e essa infiltração começa a provocar estofamentos. E se a madeira chegar a esse ponto, pode ter certeza: além de esteticamente prejudicada, ela também está fragilizada – e oferecendo perigo para quem passa por ali. Uma prateleira nessa situação não suporta o peso para o qual foi projetada, nem consegue manter a firmeza nos pontos de fixação.

Caso você esteja usando as gôndolas de madeira para a exposição de produtos secos, como numa farmácia, por exemplo, a sujeira será principalmente poeira, que pode ser retirada com um pano seco. Mas caso seja necessária uma limpeza mais forte, um pano com álcool deve resolver. Mas caso a sujeira seja de grandes proporções e com produtos que mancham (xaropes ou molhos alimentícios), o ideal é entrar em contato com o fabricante e seguir suas recomendações – mas já sabendo que nem sempre é possível remover totalmente a mancha resultante.

Tomando cuidados simples, você preserva o mobiliário do estabelecimento e a segurança de todas as pessoas que transitam por ali.

Talvez você goste disso também:

DOBRE SEU INVESTIMENTO em 90 DIAS

Não precisa indicar ninguém para dobrar seu investimento em 90 dias.

Basta Acessar oTudo.com/GC e Cadastrar-se.



Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>