Conheça os principais tipos de válvulas

Trade de Bitcoin?

Simples! Comece Agora!

Acesse SimpleFX

 

As válvulas são dispositivos de extrema importância, principalmente para a indústria. O objetivo delas é controlar o fluxo de entrada e saída de fluidos. Saiba quais são os principais tipos de válvulas e quando usá-las.

Válvulas são necessárias para regular os mais diversos tipos de fluidos, alguns dos principais são líquidos, como óleos e água, e gases, por exemplo.

Cada valvula possui características únicas e uma aplicação definida. Algumas podem ser parecidas entre si, porém, as funções desempenhadas são diferentes e devem ser respeitadas durante o seu uso. 

Os principais tipos de válvulas

As válvulas são a melhor forma de controle de fluidos, por isso, são usadas por toda a indústria e nos mais diversos setores. Saiba qual a diferença entre elas e quais os principais tipos encontrados. 

Sabia que o Autor deste Post Ganha Dinheiro até Hoje por te-lo Escrito?
Ganhe Dinheiro Escrevendo Artigos

Válvula esfera

É aplicada principalmente em sistemas que realizam o tratamento de fluidos e é extremamente resistente à corrosão.

É um modelo muito usado pelas indústrias de borracha, papel e celulose, farmacêuticas, tecelagens, empresas alimentícias e estações de tratamento de água e esgoto.

Válvula borboleta

É um dos tipos de válvula que podem oferecer, em determinados momentos, o isolamento total da circulação de fluxo. São muito usadas em sistemas de pressão, como os empregados para o combate de incêndios. 

Válvula agulha

Este tipo de válvula é projetada com uma agulha especial de metal e, por isso, possuem este nome. O seu uso industrial ocorre para controle de resfriamento e instrumentação.

Válvula globo

É indicada para controle de materiais com alto índice de viscosidade, como o óleo. Foi batizada com este nome por causa do seu corpo esférico. Geralmente, são automatizadas.

Válvula de gaveta

Geralmente, é produzida através de ligas metálicas, com o uso de aço, inox, bronze ou ferro fundido. A aplicação deste tipo de válvula é na engenharia sanitária.

Trabalha muito bem sob pressão, desde que as temperaturas não sejam altas, ultrapassando 60°C.

Válvula de pistão

Este tipo de válvula possui uma característica especial. Ela permite que o fluxo passe por ela, mas não deixe que ele retorne. Ou seja, com o uso da válvula de pistão, não há contrafluxo dos fluidos.

Válvula injetora

É usada em sistemas eletrônicos que realizam a injeção de combustíveis. Este tipo de válvula aplica o combustível através de jatos em dutos que o levem até o motor.

Válvula de fluxo anular

Criada pra o controle hidráulico, é um tipo de válvula que pode ser controlada de diversas formas, de acordo com a sua necessidade de manuseio.

Válvula de bloqueio

Realiza o escoamento dos fluidos através do bloqueio e obstrução destes.

Válvula de pé

Controla o fluxo para o sentido ascendente. É especialmente usada para o controle de produtos na indústria química. Ela economiza energia de bombas que realizam sucção e protege contra vazamentos.

Válvula de diafragma

Seu uso é indicado quando os fluidos são gases, materiais abrasivos, corrosivos ou que apresentem um grande número de resíduos sólidos suspensos.

Talvez você goste disso também:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Solve : *
30 ⁄ 15 =


Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>