Conheça as profissões do setor de rigging

Trade de Bitcoin?

Simples! Comece Agora!

Acesse SimpleFX

Na área de construção civil, os projetos têm se tornado cada vez mais complexos. Os avanços na ciência e na tecnologia permitem que cada obra seja otimizada, com estudos mais profundos sobre os procedimentos a serem executados. Quanto mais conhecimento houver, melhor será a execução do projeto, em qualidade, velocidade de andamento e redução de riscos.

Nesse contexto, surge a área de rigging. Essa área é responsável pelo estudo, projeto e execução de içamentos e movimentação de cargas muito pesadas, o que também inclui peças e equipamentos. Os profissionais da área estão cada vez mais presentes nos canteiros de obras, seja em residências ou em obras de maior porte. Para fins de capacitação, é importante que esses profissionais realizem um curso rigger para adquirir os conhecimentos específicos exigidos pelo setor.

Quais são as profissões da área de rigging?

Os engenheiros de rigging são profissionais, geralmente com graduação em engenharia civil, que fizeram cursos e treinamentos específicos da área. Esses profissionais são responsáveis pela realização dos planos de rigging, que são projetos detalhados que demonstram, passo a passo, como serão efetuados o içamento e o transporte da carga. Os desenhos técnicos possuem vistas específicas que permitem a visualização da operação.

Esse profissional possui conhecimentos avançados em cálculo e estuda os solos e demais condições externas do local das obras, bem como as propriedades da carga a ser deslocada. Assim, é possível determinar os equipamentos necessários e métodos mais indicados para realizar a operação.

O supervisor de rigging é o profissional responsável por interpretar o projeto elaborado pelo engenheiro e coordenar a operação na prática. Ele orienta todos os envolvidos no momento do içamento.

Sabia que o Autor deste Post Ganha Dinheiro até Hoje por te-lo Escrito?
Ganhe Dinheiro Escrevendo Artigos

Por fim, há o sinaleiro de guindaste, ou rigger, que tem a função de preparar corretamente a carga e realizar todas as manobras previstas do plano de rigging, dando assistência ao operador do guindaste e ao supervisor do campo.

Qual é a importância desse setor?

Ter profissionais qualificados na área de rigging é primordial para que as operações transcorram com eficiência. Além disso, os riscos de acidentes aumentam consideravelmente nos içamentos de cargas pesadas quando são ignoradas as condições climáticas, as propriedades do solo e os equipamentos de segurança.

Para evitar acidentes que coloquem em risco a vida dos envolvidos ou a segurança das obras, o plano de rigging se faz necessário. Algumas circunstâncias aumentam a necessidade desse tipo de plano: objetos irregulares e difíceis de carregar, peso superior a 25kg, quando a altura do içamento é grande, quando o deslocamento é superior a 2 metros e quando a operação ocorre próxima a redes elétricas.

Quais são as áreas em que os profissionais de rigging são mais requeridos?

Algumas áreas da economia que lidam diariamente com movimentação e elevação de cargas pesadas são: engenharia, arquitetura, construção civil, logística, setor naval, setor portuário e setor siderúrgico.

Talvez você goste disso também:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Solve : *
18 − 6 =


Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>