Conheça as caraterísticas dos tipos de ponte rolante

A movimentação e a elevação de cargas pesadas têm sido cada vez mais necessárias, sobretudo na construção civil – desde pequenas residências até obras de grandes proporções – e também nas linhas de produção de diversas indústrias.

São vários os tipos de equipamentos utilizados nesse processo. A força da máquina tem o objetivo de substituir a força humana, individual ou coletiva, na movimentação dessas cargas de proporções acentuadas. O trabalho humano, no entanto, continua se fazendo necessário para planejar o procedimento e comandar cada movimento dos equipamentos utilizados, como gruas, guindastes e a ponte rolante.

O que é uma ponte rolante?

A ponte rolante é um dos equipamentos utilizados no içamento e na movimentação de cargas. É bastante comum na manufatura, no setor siderúrgico e nos setores portuário e retro-portuário. Esse equipamento é constituído por três elementos básicos: viga, carro e talha. Operando em conjunto, esses componentes oferecem muita eficiência e segurança no transporte de cargas, por mais pesadas que sejam.

Tipos de ponte rolante

As pontes rolantes, para que sejam de fato seguras, devem ter seus componentes produzidos de acordo com as normas ABNT. Além disso, elas podem ser fixas ou móveis, e podem ser encontradas em três modelos diferentes. Antes de adquiri-las, é importante avaliar qual dos modelos existentes é mais adequado para cada caso. Por isso, confira, a seguir, as características de cada tipo de ponte rolante.

Ponte Rolante Apoiada Dupla-Viga

Com o reforço da dupla viga, esse tipo de ponte rolante é empregado em situações em que a altura do içamento é grande, o que exige mais perícia. É bastante resistente e distribui adequadamente o peso da carga, evitando que qualquer componente da ponte sofra com desgaste.

Sabia que o Autor deste Post Ganha Dinheiro até Hoje por te-lo Escrito?
Ganhe Dinheiro Escrevendo Artigos

Ponte Rolante Apoiada Univiga

É indicada para ambientes com pé direito alto ou quando a trajetória do deslocamento for menor do que a altura necessária para a realização das atividades. Ela pode conter talhas que permitem a execução de movimentos específicos para peças de dimensões muito grandes.

Ponte Rolante Suspensa Univiga

A ponte rolante suspensa, ao contrário dos modelos apoiados, é aplicada em lugares onde não é possível colocar colunas de sustentação. Por conta disso, esse equipamento deve ser instalado sobre estruturas do próprio local, desde que sejam resistentes o bastante para suportar as cargas pesadas que serão movidas.

Ganhe Dinheiro
Todos os Dias
Sem Vender Nada

Cadastre-se AQUI para Iniciar!

Há outras variações que algumas empresas de pontes rolantes oferecem, como talhas de corrente, talhas de cabo de aço, carro guincho, automatização completa, e até mesmo pontes rolantes completamente personalizadas para cada negócio.

Talvez você goste disso também:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Enter Captcha Here : *

Reload Image

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>