Conheça a história do brise-soleil

O brise-soleil foi um elemento bastante difundido durante o início do modernismo brasileiro e agora está voltando com tudo nos projetos arquitetônicos.

Ele não é apenas um elemento decorativo, mas também possui muitas outras funções, como por exemplo, controlar a incidência de raios solares direto na edificação e a facilitar a circulação de ar.

Por esse motivo, ele contribui para que o calor no ambiente seja reduzido. Além disso, seus vãos entre as aletas permitem que haja iluminação dentro da construção, fazendo com que gaste menos energia elétrica.

É sua eficiência energética, que ao influenciar na temperatura e iluminação, contribui para a sustentabilidade. Antes de saber um pouco mais sobre as vantagens desse elemento, vamos conhecer sua história.

Onde surgiu o brise-soleil?

O brise foi inventado pelo arquiteto franco-suiço Le Corbusier entre décadas de 30 e 40, na era modernista. Este elemento está presente em várias edificações emblemáticas como é o caso do Palácio Gustavo Capanema, que se encontra no Rio de Janeiro.

Sabia que o Autor deste Post Ganha Dinheiro até Hoje por te-lo Escrito?
Ganhe Dinheiro Escrevendo Artigos

O brise-soleil passou a fazer parte das edificações em todo o mundo, ao longo das décadas, até chegar nos dias atuais. Ele é usado nas mais variadas formas, estilos, jeitos e gostos.

As marquises, os cobogós,as vegetações, assim como osbrises, são elementos externos que contribuem para proteção solar. Já as venezianas e cortinas são elementos internos de proteção solar.

O brise uma ótima opção devido ao seu material durável, resistente,sofisticado e que consegue cumprir todo o seu papel, como por exemplo, impedir a passagem de raios solares e calor excessivo.

Tipos de brise-soleil

Os brisessão placas que podem ser verticais, horizontais ou mistas, com acabamento perfurado ou liso. Sua aletas também pode ser móvel os fixa, de acordo com o objetivo do arquiteto.

Existem várias opções de materiais, como metal, madeira, concreto, vidro, etc. Porém a que mais oferece vantagem é o brise metálico, devido a sua grande durabilidade, maleabilidade de formas e disponibilidade na natureza.

Vamos conhecer a respeito dos dois tipos de brise existentes no mercado.

  • Brise móvel

Esse tipo de brise é usado em locais onde a insolação pode ocorrer praticamente durante todo o dia, fazendo com que seja preciso ajustar a proteção para preservar o ambiente.

Ele é tipo mais eficiente, pois permite que seja ajustado a várias posições. Porém isso não significa que o outro não funcione bem.

  • Brise Fixo

Esse tipo de brisedeve ser projetado e posicionado considerando o lado em que mais receberá sol ao longo do dia.

Por exemplo, em fachadas que estão viradas para o norte, é recomendado que ele sejahorizontal, pois recebe sol durante todo o dia.

Já em fachadas viradas para leste e oeste, que recebem o nascer do sol e o pôr do sol, respectivamente, é aconselhável utilizarbrises verticais.

Em fachadas viradas ao sul, onde tem a incidência menor, eles podem ser utilizados de qualquer jeito.

Se você seguir corretamente essas orientações, é possível colocar o brise na posição certa de acordo com o que você deseja. Na hora de escolher quais os tipos de brise usar, leve em conta a aparência e principalmente sua eficiência.

A forma de posicionar as aletas e seu espaçamento será definidade acordo com o ângulo de incidência do sol e a quantidade de luz que você deseja barrar.

Ganhe Dinheiro
Todos os Dias
Sem Vender Nada

Cadastre-se AQUI para Iniciar!

O brise-soleil só tem a agregar em sua em seu projeto, deixando-o mais funcional e sofisticado.

Talvez você goste disso também:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Enter Captcha Here : *

Reload Image

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>