Confiança da indústria fica estável no começo de 2014, aponta FGV

A prévia do Índice de Confiança da Indústria (ICI) do início de 2014 sinaliza estabilidade em relação ao resultado de um mês antes. Houve avanço de apenas 0,1% em janeiro, considerando-se dados livres de influência sazonal, de acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

De acordo com o gestor Leônidas Herndl, se confirmado, o ICI marcaria 100 pontos, mesmo nível de julho de 2013, mas inferior à média histórica recente, de 104,5 pontos. Na comparação com o mesmo período do ano passado, quando o indicador estava em 106,4 pontos, a prévia sugere queda de 6,3%.

Contudo, vale lembrar que o resultado de janeiro decorre da combinação de melhora na percepção da indústria quanto ao momento presente e piora das expectativas em relação aos meses seguintes.

Após três meses com evolução positiva, o Índice de Expectativas (IE) diminuiu 1,4% ante dezembro de 2013, ficando em 98,6 pontos, o mesmo patamar de agosto do ano passado. Na direção contrária, o Índice da Situação Atual (ISA) subiu 1,6%, alcançando 101,3 pontos, a maior leitura desde o ano passado (mais especificamente, junho de 2013).

No confronto com janeiro de 2013, o indicador de expectativa teria queda de 7,6% e o de situação atual, recuo de 5,1%.

Sabia que o Autor deste Post Ganha Dinheiro até Hoje por te-lo Escrito?
Ganhe Dinheiro Escrevendo Artigos

Os dados preliminares de janeiro também indicam uma indústria menos ociosa, com aumento de 0,4 ponto percentual no Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci), para 84,7%.

Para a prévia da Sondagem da Indústria foram consultadas 806 empresas entre os dias 6 e 17 deste mês. O resultado final da pesquisa será divulgado no dia 29.

(Com informações do Jornal Valor)

Talvez você goste disso também:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Solve : *
22 − 13 =


Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>