Ganhe R$80 por Dia. SEM INDICAR NEM VENDER


Como travar uma equipa de cariz ofensivo

Precisando de Dinheiro?

Ganhe R$80 por Dia
Sem Indicar nem Vender
Apenas Visualizando Anuncios
Forneça seus Dados para Começar

No futebol moderno, o realismo impõe-se sobre aquela perspetiva romântica de jogar ao ataque. No entanto, a alta competição exige, muitas vezes, que a defesa seja mesmo a mais privilegiada. O conceito que hoje é posto em prática pelos melhores treinadores é aquele que encara a defesa como o primeiro passo para ganhar jogos. Assim, defender é fundamental e, muitas vezes, nem é necessário ganhar o jogo para ter sucesso.

Neste artigo apontamos sete aspetos fundamentais a considerar para ter sucesso perante uma equipa muito ofensiva.

  1. Em posse de bola é essencial jogar longe da área. Trocar a bola no nosso meio campo é meio caminho andado para perdermos a bola e proporcionarmos oportunidades ao adversário. Os jogadores devem explorar a sua capacidade técnica para efetuar passes curtos de forma a manter o jogo afastado da sua área. É isso que fazem as grandes equipas europeias, como o Barcelona, Bayern de Munique, Real Madrid, Chelsea, entre outras.
  2. Depreende-se do ponto anterior que é fundamental prolongar ao máximo a posse de bola. Esta é a melhor forma de impedir o adversário de jogar e de criar perigo. Para isso, é necessário explorar de forma inteligente os espaços livres, encaminhando o jogo para as zonas do terreno menos ocupadas pelo adversário.
  3. É muito importante não cometer faltas, principalmente na zona defensiva. Elas proporcionam ao adversário lances de bola parada que, no futebol atual, são muito bem preparadas nos treinos. Qualquer pontapé livre no meio campo pode tornar-se um lance letal e deitar tudo a perder. Mesmo as equipas que são teoricamente mais fortes nas casas de apostas e na comunicação social podem perder um jogo devido a uma pequena falha.

Por outro lado, é muito frequente a equipa menos bem dotada tecnicamente acabar por ver-se reduzida no número de jogadores, por efeito dos cartões vermelhos. Isto acontece porque a falta de recursos técnicos leva a uma maior impetuosidade na procura da bola, levando a um grande número de faltas; deve evitar-se este problema procurando a defesa à zona e incrementando automatismos que possibilitem as dobras quando um jogador é batido, para que este não tenha de recorrer de forma sistemática à falta.

  1. Nunca renunciar ao contra-ataque: deve dar-se preferência a extremos rápidos que procurem espaços atrás da defesa contrária, que tende a subir demasiado no terreno. A ânsia do adversário em chegar à nossa baliza pode tornar-se assim um trunfo, se se souber lançar o contra-ataque através de passes longos que surpreendam o adversário e aproveitem a rapidez dos extremos ou dos médios mais velozes.
  2. Explorar a ansiedade do adversário, “queimando” tempo de forma legal e inteligente: a posse de bola, o ganhar lances de bola parada, entre outros, são meios legítimos de ganhar tempo, ao mesmo tempo que contribuem para a desconcentração do adversário.
  3. Uma equipa que defronta uma outra teoricamente mais ofensiva não deve arriscar no passe. Deve dar-se preferência a uma forma de jogar de forma fácil, passando a bola ao colega mais bem colocado no terreno, preferindo o passe curto ao longo que é, por natureza, mais incerto.
  4. Diminuir o espaço entre as linhas, levando a equipa a funcionar como um bloco, em que as linhas avançadas atuam perto da defensiva, em ajuda constante; o ataque ficará restringido aos extremos rápidos no contra-ataque. Este esquema tático, praticado por algumas das melhores equipas do mundo tem a vantagem de incrementar a entreajuda entre todos os elementos da equipa e dificulta imenso a penetração do adversário nos espaços defensivos. Quando tem a posse de bola, este bloco coeso tende a expandir-se, criando situações surpreendentes de contra-ataque.

Talvez você goste disso também:

DOBRE SEU INVESTIMENTO em 90 DIAS

Não precisa indicar ninguém para dobrar seu investimento em 90 dias.

Basta Acessar oTudo.com/GC e Cadastrar-se.



Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Solve : *
8 − 1 =


Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>