Como se recuperar das dores depois de uma corrida ou treino?

Ao contrário do que todo mundo imagina, o exercício físico geralmente não deve provocar dores musculares no dia seguinte. Isto, aliás, é um sinal de que algum limite foi ultrapassado e, com isso, as suas fibras musculares se romperam microscopicamente, centenas de vezes, provocando uma inflamação. Nesse caso, o ideal é diminuir o volume e a intensidade da academia e respeitar o seu tempo de descanso. Corredores, por exemplo, precisam de 12 a 24 horas para uma completa recuperação.

Exercitar-se bem significa sair da sua zona de conforto e perceber cansaço físico. Dores são normais até o momento que você ainda consegue fazer e concluir seu treino. Depois disso, pode gerar inflamações, inatividades e lesões, causando perda de elasticidade e tornando esse tecido desidratado. O que pode te levar a uma dor ainda maior: a de ter que parar de treinar! Experimente alongar alguma parte do seu corpo hoje, amanhã e depois, e perceba a sensação de relaxamento e ausência de dores dessa região. Agora imagine se você fizer isso todos os dias nas partes do corpo que mais doem, como panturrilhas, costas ou coxas. Para obter mais resultados, os alongamentos devem ser feitos sempre após os exercícios, quando o corpo ainda estiver aquecido. Assim, esse processo facilita ainda mais a irrigação e a nutrição celular dos músculos envolvidos. Aquecer o corpo com esses alongamentos antes do exercício são uma boa ideia (caminhadas ou corridas leves por 5 a 10 minutos antes do treino também são uma boa opção).

Para evitar essas inflamações, o certo é começar devagar e aumentar a intensidade dos exercícios gradativamente. Depois que a dor já chegou, evite tomar medicamentos sem a prescrição médica. Além dos efeitos colaterais, isso pode te trazer problemas sérios durante a execução do seus exercícios, como falta de sensibilidade ao esforço e às dores, fazendo o medicamento  “mascarar” uma possível lesão. Além disso, os efeitos do exercício, que são os de provocar micro-lesões e adaptações celulares normais, podem ser aliviadas pelo remédio e não pelo seu corpo, pela sua alimentação, pelo seus hormônios. Nesse caso, é melhor ficar “limpo” e optar pelos alimentos anti-inflamatórios, como alho, atum, gengibre, cúrcuma, salmão, sementes de chia, gotas de óleo essencial de sálvia ou alecrim e deixe seu corpo trabalhar sozinho.

Diminuir a intensidade do treino, deixar de correr e fazer só treino funcional ou simplesmente ficar em casa já ajuda muito a diminuir as dores musculares. Respeitar seu corpo e perceber que o descanso também faz parte do workout, são fundamentais para te ajudar a ter mais resultados com saúde.

É importante usar tênis de corrida sempre que for treinar porque eles acomodam melhor o pé e diminuem a probabilidade de lesões. Fora dos treinos deve-se usar sapatos confortáveis e que permitam apoiar bem os pés, devendo, por isso, ter uma sola de borracha com no máximo 2,5 cm. Você pode comprar as melhores marcas com desconto clicando aqui para ter acesso as ofertas e cupons de desconto da Dafiti.

Sabia que o Autor deste Post Ganha Dinheiro até Hoje por te-lo Escrito?
Ganhe Dinheiro Escrevendo Artigos

 

 

Talvez você goste disso também:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Solve : *
42 ⁄ 21 =


Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>