Como se portar em uma entrevista de emprego

A entrevista de emprego é o momento em que o candidato estará frente a frente com a empresa, personalizada na figura do entrevistador ou mesmo do seu futuro chefe, portanto algumas preocupações devem ser tomadas e saber como se portar diante dessa situação será definitivo na conquista da vaga.

A vestimenta:
Estar vestido da forma adequada é o que causará a primeira impressão no entrevistador e uma falha aqui poderá ser crucial na sua conquista.

Para as mulheres, o cuidado começa pelos cabelos, que podem ser soltos ou presos, mas é essencial que sejam discretos, sem penteados muito modernos e diferentes do padrão.  Saias são permitidas, desde que não fiquem acima dos joelhos. Neste caso, a melhor recomendação são os terninhos em tons suaves ou preto. Evite maquiagem em excesso e brincos muito grandes. Decotes ou transparências são absolutamente proibidos.

Para os homens, a barba bem feita é a exigência principal. Com relação a roupa, terno e gravata em tons de azul ou preto é a opção mais fácil de não errar. Funções de produção não exigem visual tão formal, mas o capricho deve ser o mesmo, sobretudo, na aparência e higiene pessoal.

Sabia que o Autor deste Post Ganha Dinheiro até Hoje por te-lo Escrito?
Ganhe Dinheiro Escrevendo Artigos

Tanto homens quanto mulheres devem evitar perfumes e se utilizarem, a escolha deve ficar no mais suave possível.

 

As atitudes

Para começar bem, chegue antes do horário marcado, aproveite para conhecer bem o ambiente, se possível, pesquise sobre a empresa, olhe os murais que sempre trazem informações importantes sobre elas e veja como os funcionários se portam.

Bolsas e pastas podem ficar no seu colo, ao lado da cadeira, no sofá, mas nunca na mesa do entrevistador, este é um erro grave.

O salário é a última coisa a se falar e é o entrevistador que chegará lá. O primeiro passo, para ele, é saber se você se encaixará no perfil da empresa. Se você nunca trabalhou, destaque os seus cursos de aperfeiçoamento.

Para finalizar, a dinâmica de grupo. Quando você estiver lá, você já passou por algumas etapas, assim como seus colegas. Agora o que vai lhe diferenciar dos outros são as atitudes, como se porta, sua postura e interesse, a forma como interage, o respeito com colegas. Tudo é observado, desde o momento que chega até ir embora.

 

O erros mais comuns na entrevista de emprego:

Saber os erros que mais ocorrem, lhe ajudará a evitá-los. Fique atento a eles.

  • Não saber nada da empresa: uma simples busca no google lhe ajudará a identificar o perfil da empresa, o que ela espera e o que ela preza. Na era das redes sociais, é possível inclusive procurar por funcionários da empresa para conversar;
  • Não estar preparado para falar de você mesmo: antes de ir para a entrevista, veja o que você tem de melhor, seus pontos fortes, as habilidades que você pode usar a seu favor quando estiver empregado;
  • Olhar para o chão: o nervosismo muitas vezes evita com que o candidato faça contato visual com o entrevistador, o que pode lhe tirar pontos.
  • Pouco interesse: não demonstrar-se empolgado com a possibilidade do emprego pode ser crucial. Demonstre interesse fazendo perguntas inteligentes.

Talvez você goste disso também:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Solve : *
28 − 4 =


Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>