Como se mede a resistência da terra?

Muito comum em construções e obras de forma geral, é a necessidade de se fazer um aterramento. Como auxilio a essa medida de segurança, a indústria oferece um aparelho conhecido pelo nome de alicate terrômetro. Um terrômetro é um mecanismo essencial nesse sentido. Um alicate terrômetro é o responsável pela medida de resistência da Terra. Essa medida deve ser a menor possível, de modo a barrar qualquer possibilidade de que alguma corrente flua através do solo, representando riscos não somente a medidas posteriores, mas também a alterações em equipamentos localizados a regiões próximas e à vida ao redor.

Fazer um aterramento significa dar um caminho a correntes elétricas, tanto a alterações da mesma, quanto a possíveis e prováveis escapadas. Um bom aterramento diz respeito à qualidade do solo sobre o qual a construção se ergueu e se erguerá. Nesse sentido, um alicate terrômetro auxilia ao dar a medida da resistência da terra. Quando as correntes elétricas envolvidas são de dimensões muito grandes, como no caso de para-raios, é ainda mais importante que se garanta uma melhor resistência do solo.

Mas a resistência da terra depende de muitos fatores que vão além da forma pela qual se mede, entre eles, o tipo de solo e a sua umidade. No entanto, com bons tratamentos, é possível garantir uma melhora em sua resistência: o uso de sal, de carvão vegetal ou de produtos químicos em geral. Como com o passar do tempo o efeito tende a diminuir, e um constante tratamento se faz necessário. Uma resistência de terra zero ou quase tendendo a este valor seria ideal. Mas na prática é muito difícil de se obter justamente por este valor depender de muitas características que não dependem do ato de medir em si, mas do solo. Um valor menor que 5 ohms ou até mesmo abaixo de 15 é considerado bom e aceitável. Um valor acima a 30 ohms corresponde a risco a todos os envolvidos.

O terrômetro em si é oferecido pelo mercado de diversas formas, com preços, formas e características variadas. O aparelho é delicado, também devido a sua sensibilidade por tratar de medidas cautelosas, sendo, portanto preciso que seja tratado com cuidado. Uma leitura prévia do manual fornecido pelo fabricante se faz necessário, mesmo que o usuário tenha habilidade e conhecimento prévio, uma vez que cada aparelho tem especificidades próprias. O mais importante mesmo é ter um alicate terrômetro pra que se garanta a segurança de todos, os envolvidos no trabalho, e os indivíduos que habitam ao redor.

Acesse o site da Test Brasil e confira todas as ofertas –  www.testbrasil.com.br

Sabia que o Autor deste Post Ganha Dinheiro até Hoje por te-lo Escrito?
Ganhe Dinheiro Escrevendo Artigos

Talvez você goste disso também:

Sobre: testbrasil

Atuamos desde 2006, comercializando produtos industriais, como instrumentos de medição, para todo o território nacional. Focamos nossa atuação em atender as necessidades do cliente, oferecendo produtos com o melhor custo/benefício. Temos a preocupação em satisfazer o cliente desde o seu primeiro contato, discutindo a melhor solução técnica e comercial de forma clara e simples. http://www.testbrasil.com.br

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Solve : *
23 − 18 =


Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>