Como os ambientes podem aproveitar melhor a iluminação natural?

Hoje em dia, não falta diversidade nos modelos de lâmpadas e luminárias que podem ser aplicadas nos ambientes de residências e empresas, cada um com suas características próprias. No entanto, é preciso lembrar que a iluminação natural também deve ser bem aproveitada, afinal de contas, ajuda a reduzir os gastos com eletricidade e, consequentemente, a economizar recursos naturais. Além disso, todos nós precisamos de um pouco de exposição à luz solar, por questões de saúde, qualidade de vida e bem-estar.

Problemas tropicais

Pelo fato de o Brasil ser um país tropical, porém, a intensidade da luz solar é alta, o que propicia ofuscamento ou elevação da temperatura dos ambientes, causando bastante desconforto. Geralmente, isso ocorre porque os profissionais envolvidos nos projetos não avaliaram corretamente as possibilidades de aproveitamento da luz natural, o que requer estudos sobre o clima local, sobre a trajetória do sol ao longo do dia, entre outros fatores.

Soluções Arquitetônicas

Apesar dos problemas, a arquitetura oferece algumas soluções bastante criativas para aproveitar melhor a luz solar dentro dos ambientes, sem causar superaquecimento ou ofuscamento. Confira algumas possibilidades:

Brises

O brise é um elemento de muita atratividade estética, pois reveste externamente as fachadas e pode ser confeccionado com diferentes materiais, como a madeira ou variados metais. Ele consiste num conjunto de lâminas, que podem ser dispostas na horizontal, na vertical ou serem mistas. Essas lâminas permitem que os raios do sol iluminem os ambientes, mas sem elevar a sua temperatura. Podem ser fixos ou articulados, sendo que este último modelo é mais vantajoso, pois as lâminas podem ser ajustadas ao longo do dia, a gosto das pessoas que estiverem no local.

Itens de iluminação zenital

A iluminação zenital também é uma técnica de arquitetura que otimiza o aproveitamento da luz solar. Essa técnica consiste na abertura de vãos na cobertura do imóvel, permitindo que uma determinada parcela da luz solar incida em seu interior. A iluminação zenital é especialmente indicada para ambientes mais amplos e com pé direito duplo, sendo bastante comum em indústrias e shoppings centers, por exemplo.

Sabia que o Autor deste Post Ganha Dinheiro até Hoje por te-lo Escrito?
Ganhe Dinheiro Escrevendo Artigos

Essas aberturas são feitas com materiais translúcidos e que precisam ser muito resistentes, pois estarão sujeitos às intempéries e demandam manutenção e limpeza constantes. Em alguns casos, as aberturas podem inclusive oferecer ventilação natural. Em ambientes menores ou mais baixos, é preciso pensar com cuidado na utilização desse tipo de iluminação para não haver superaquecimento.

Há diversos elementos de iluminação zenital:

  • Shed: abertura no telhado, no sentido sul, que permite a entrada indireta de luz solar;
  • Lanternim: vão com duas faces opostas que permitem a entrada de luz;
  • Claraboia: vão horizontal mais simples, mas cuja iluminação é variável ao longo do dia;
  • Claraboia tubular: aberturas circulares na cobertura que permitem que a iluminação seja conduzida para o interior dos ambientes por meio de uma tubulação reflexiva;
  • Átrio: cobertura produzida em materiais translúcidos, especialmente utilizada em edificações mais altas.

Ganhe Dinheiro
Todos os Dias
Sem Vender Nada

Cadastre-se AQUI para Iniciar!

Como é possível perceber, não faltam opções arquitetônicas para que as residências empresas e indústrias consigam otimizar seu aproveitamento de luz solar. São meios de economizar energia, oferecer conforto térmico e, ainda por cima, dar um toque especial à estética das edificações.

Talvez você goste disso também:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Enter Captcha Here : *

Reload Image

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>