Como limpar o lustre de cristal corretamente?

Itens suspensos como o pendente ou lustre de cristal, sempre foram alguns dos destaques na iluminação de muitas casas, já que eles implicam uma elegância e imponência maior.

Mas mesmo que esses itens sejam sinônimo de sofisticação, eles também são extremamente delicados, exigindo um cuidado redobrado na hora da manutenção e da limpeza, principalmente.

Assim se você possui um lustre de cristal em sua casa, e não sabe como fazer para limpa-lo de forma correta, nós separamos informações e dicas essências que irão te ajudar durante essa tarefa.

Não precisa mais ficar preocupado e achar que a limpeza desses itens é impossível e destinada a profissionais. Continue lendo para saber como você mesmo pode fazer isso em casa.

Aprenda a limpar corretamente um lustre de cristal

Para poder te ajudar durante esse processo, listamos 5 dicas para você seguir que irão ser extremamente úteis na hora da limpeza desses itens, sempre com a máxima segurança.

Sabia que o Autor deste Post Ganha Dinheiro até Hoje por te-lo Escrito?
Ganhe Dinheiro Escrevendo Artigos

Prepara o ambiente

O primeiro passo para fazer a limpeza das luminárias é garantir tanto a segurança de quem vai fazer o serviço, quanto do item. Antes de qualquer coisa é necessário desligar a energia elétrica da sua casa, para evitar que esse contato direito com o lustre de cristal cause possíveis choques elétricos e acidentes.

Assim, escolha um período do dia em que exista luz natural o suficiente para a realização do serviço e a visualização de cada cômodo com qualidade. Após esse desligamento de energia, espere alguns minutos para que todas as luminárias e lâmpadas resfriem por completo.

Retire os lustres

Depois retire os lustres de cristal que você tenha para conseguir realizar uma limpeza completa, sempre com cuidado redobrado para esse processo. Escolha por alguma escada ou móvel que seja reforçado e que possa oferecer apoio total dos pés par ao alcance das peças no teto.

Como esse tipo de item costuma balançar bastante, a dica extra é cria um tipo de proteção a mais, por meio de tapetes ou cobertores grossos sob o chão bem abaixo do acessório.

Depois que conseguir retirar com segurança o lustre, retire também as lâmpadas do mesmo para que também possam receber a devida limpeza.

Remova toda a poeira

Muita gente fica com medo de limpar um lustre de cristal devido a sua fragilidade no material, por isso para tornar esse procedimento mais fácil e livre de possíveis estragos, mantenha as luminárias sob alguma superfície plana e que esteja revestida de um tecido macio.

Depois use um espanador de pó, uma flanela ou aquela ponta pequena do aspirador de pó para remover toda a poeira contida em cada peça do lustre. Essa limpeza a seco primeiro é essencial para evitar possíveis riscos causados pelas partículas impregnadas no material.

Tenha os produtos adequados

Cada tipo de material exige um produto específico no processo de limpeza, por isso se ainda tiver a embalagem das suas luminárias, procure informações sobre as especificações do fabricante, para que assim você tome todos os cuidados necessários nesse procedimento.

Caso não tenha nada que possa te orientar, a dica é dar preferência para aqueles produtos que são mais simples e feito à base de agua, já que assim você não corre o risco de danificar o cristal.

Para quem deseja uma faxina mais reforçada, uma mistura de água com sabão neutro pode ser usada para limpar as peças.

Sempre com auxílio de uma esponja bem macia ou um pano que não solte fiapos, envolva peça por peça com um pouco dessa mistura, com muito cuidado. Depois para o enxágue, aplique uma camada de água morna para ter certeza de que o sabão foi removido e não pode causar manchas.

Mantenha sempre o local da limpeza do seu lustre de cristal bem seguro, para que ele seque devidamente e completamente.

Finalize com polimento e secagem

Saiba que não existe problema algum em deixar as suas luminárias secando de forma natura, porém para a aparência do cristal ficar mais interessante depois da limpeza, você pode secar as peças com um tecido macio ou flanela.

Além de conseguir agilizar todo esse processo de secagem, esse procedimento permite que você faça o polimento da sua peça. Mas lembre-se que nesse momento é preciso de muita paciência para esfregar com muito cuidado as peças, obtendo o brilho desejado sem nenhum tipo de estrago ou danos.

Os lustres de cristal são peças delicadas, finas e muito elegantes, que combinam com qualquer ambiente e criam um espaço muito mais charmoso. Por isso você não precisa mais ficar com medo de fazer a manutenção e limpeza dos mesmos.

Ganhe Dinheiro
Todos os Dias
Sem Vender Nada

Cadastre-se AQUI para Iniciar!

Agora você já sabe como limpar um lustre de cristal, e pode estabelecer algum tipo de cronograma para realizar uma limpeza mensal e assim manter toda a beleza desse item, prolongando sua vida útil.

Talvez você goste disso também:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Enter Captcha Here : *

Reload Image

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>