Como fazer a iluminação correta das vitrines?

Trade de Bitcoin?

Simples! Comece Agora!

Acesse SimpleFX

As vitrines são elementos duplamente importantes para as lojas, pois desempenham funções bem importantes: publicidade e decoração. Elas são o grande chamariz para que quem passa à frente da loja tome conhecimento dos itens que estão à venda e possivelmente, se interessem em entrar. Além disso, com iluminação adequada, manequins bem posicionados, uma correta seleção dos elementos a serem expostos e composições decorativas atraentes, as vitrines acabam por decorar as lojas, fazendo com que o consumidor se sinta imerso em produtos de qualidade.

Para que as vitrines sejam eficazes, é necessário saber qual temática abordar, quais produtos expor e com que frequência renovar os itens. No entanto, nenhuma dessas decisões é válida se a vitrine não estiver limpa e corretamente iluminada. Confira as dicas a seguir:

Tipos de luzes

Vitrines de vidro precisam estar muito limpas para que os produtos estejam facilmente visíveis e para evitar reflexos das luzes. Por falar em luzes, é preciso escolher bem o tipo de lâmpada a ser utilizado. As luzes amareladas são as mais comuns nas lojas de shoppings, pois são mais suaves e “aquecem” o ambiente, deixando-o mais aconchegante. Os tons amarelados, semelhantes à luz do sol, deixam as vitrines com um aspecto mais sofisticado, ressaltando as características de cada item exposto.

As luzes brancas são mais “frias” e fortes e, por esses motivos, não são recomendadas para vitrines, pois podem cansar o olhar das pessoas. A exceção fica por conta das vitrines mais altas, que exigem uma iluminação mais ampla, sem focar em um produto especificamente.

Posicionamento

A posição e a quantidade de lâmpadas também são fatores que causam muitas dúvidas aos lojistas. Essas decisões dependem do tamanho da vitrine e do tipo de produto em exposição. Para as lojas de roupas, recomenda-se a instalação de lâmpadas que projetem a iluminação de cima para baixo, focando nos manequins. Quando os itens em exposição forem menores, como sapatos, por exemplo, a iluminação pode ser mais direcionada, nas laterais da vitrine ou mesmo vindo de baixo para cima. Em móveis e objetos para casa em geral, a dica é utilizar uma quantidade maior de lâmpadas, mas distantes uma da outra.

Sabia que o Autor deste Post Ganha Dinheiro até Hoje por te-lo Escrito?
Ganhe Dinheiro Escrevendo Artigos

Experimentação

A melhor maneira de descobrir qual o modo ideal de iluminar os produtos das vitrines é experimentando. Por isso, todo lojista precisa ter a capacidade de se colocar no lugar do cliente e perceber qual é a cor de luz que funciona melhor, qual o melhor local para instalar as lâmpadas e qual posição valoriza mais os principais atributos dos itens.

O posicionamento dos produtos deve estar em harmonia com as lâmpadas. Analise os detalhes dos produtos que mais precisam estar em evidência e ajuste a posição dos itens, de modo que o aspecto geral da vitrine seja bastante atraente a quem entrar na loja.

Manutenção

Além das dicas apontadas, não se esqueça de renovar, com frequência, os itens expostos e a decoração da vitrine, para que os clientes, que adoram novidades, não fiquem entediados. Mantenha a vitrine sempre limpa e não se esqueça de trocar as lâmpadas tão logo queimem, para evitar o aspecto de “abandono”, que cria uma imagem negativa para a loja.

Talvez você goste disso também:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Solve : *
16 + 8 =


Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>