Ganhe R$80 por Dia. SEM INDICAR NEM VENDER


Como escolher um salão de festas

Precisando de Dinheiro?

Ganhe R$80 por Dia
Sem Indicar nem Vender
Apenas Visualizando Anuncios
Forneça seus Dados para Começar

Quando surge a oportunidade (ou necessidade?) de realizar uma festa, muitas pessoas ficam animadas e elétricas! A procura pelo salão, a criação da decoração, a montagem do cardápio do buffet, a procura pela banda (ou pela equipe de sonorização eletrônica), a confecção dos convites… Assim que a ideia surge, a cabeça dessas pessoas acende como uma árvore de Natal! Ficam repletas de ideias – algumas mirabolantes, outras nem tanto – e estratégias, surgem nomes de profissionais à mente, se lembram de talentos entre seus próprios amigos e/ou parentes que podem ser aproveitados… Pra essas pessoas, montar uma festa é uma farra!

Mas pra outras… Organizar uma festa não é difícil, mas é muito detalhado e isso assusta algumas pessoas que não costuma se atrever a organizar eventos maiores do que ir pro bar com os amigos, ou receber visitas em casa. Para estes coitados, este afazer é uma verdadeira tortura pois conhecem apenas alguns salões de festa e não vão se lembrar dos nomes de todos), não conhecem uma única empresa de decoração e… buffet? Aí é que não sabe mesmo! O resultado é uma busca desesperada por referências entre pessoas conhecidas, o telefone de uma tia salgadeira , uma doceira achada na internet e o telefone da floricultura do bairro – que não se sabe se também faz decorações ou não. E assim, sobre uma listagem primária e superficial, o pobre encarregado se debruça todo dia sem saber o que fazer (e perde o sono por isso). “Caramba, como organizar uma festa??”

Começando pelo básico

A primeira coisa é achar um salão de festas que seja compatível com a festa e com o orçamento disponível. “Como assim?”. Bom, existem vários tipos de salão; uns são mais finos e requintados, com detalhes de decoração fixa (cortinas, lustres, jardins de inverno) mais esplendorosos, chiques. Os melhores têm inclusive estacionamento próprio com serviço de vallet, equipe de suporte nos toaletes (“banheiro” não é chique) para ajudar com pequenos danos às roupas e sapatos e uma cozinha de dar inveja a qualquer restaurante. Os móveis são refinados, normalmente em madeira e ferro fundido (daqueles clássicos de cafeteria). E nem é preciso comentar que estes costumam ser um bocado mais caros, não é? O problema é que, exatamente pelo preço do aluguel ser um tanto impeditivo, normalmente são os que têm mais datas disponíveis.

Outros salões menos sofisticados, mas muito bons também, costumam ser procurados pelo quesito “preço” e, por isso, nem sempre estão disponíveis nas datas que precisamos – aliás, quase nunca. São salões bem construídos, com acabamento impecável e, possivelmente, terão detalhes bacanas como um pequeno salão de inverno ou um projeto de iluminação atraente. Os móveis serão bonitos mas com menos refino do que os dos salões mais elegantes; é quase certo que não haverá equipe de apoio nos toaletes, mas alguns salões assim ainda costumam manter uma (sabe como é, sempre tem um desfiado num vestido, ou um botão solto no terno de alguém). Estes salões de festas costumam estar exatamente no meio-termo das opções disponíveis, na melhor faixa custo-benefício possível.

E claro, existem salões mais básicos, sem um projeto arquitetônico diferenciado, com iluminação mais simples e móveis mais básicos, podendo ser daqueles conjuntos de plástico ABS comuns. Estes são os mais baratos e também os mais procurados pois os projetos de decoração normalmente abafam a simplicidade do lugar e o fazem parece um cenário de novela. Porém, um salão não é o único lugar que os convidados frequentarão: eles passarão também pelos banheiros, e é preciso observar muito bem estes ambientes antes de fechar contrato de locação. Os canos apresentam algum tipo de vazamento? Um mínimo de água no chão pode significar um tombo de algum convidado com graves consequências. As paredes estão em bom estado ou apresentam manchas de umidade? As pias estão funcionando bem? Verifique estes mesmos detalhes na cozinha, para garantir que não haverá risco de contaminação dos alimentos por causa de manchas de mofo nas paredes. Pode parecer um exagero mas, para uma pessoa alérgica, é um detalhe importante. Até por isso, tem muito casal que chega a pedir para que os donos do salão façam uma reforma, para não ter problema na hora em que o casamento for acontecer. Já pensou seus convidados precisarem utilizar EPIs na cena do seu próprio casamento? Não dá, né.

Sabia que o Autor deste Post Ganha Dinheiro até Hoje por te-lo Escrito?
Ganhe Dinheiro Escrevendo Artigos

“Mas como escolho o salão ideal?”. Meça pelo estilo de vida dos convidados e pelo tipo de festa: casamento? Bodas? Formatura? Se for um churrascão em família para comemorar os 10 anos de casamento do parente mais animado, um salão muito refinado não será o melhor pois a festa não exigirá tanto requinte. Um salão mais simples dará conta do recado perfeitamente. Mas se forem bodas de 50 anos, aí sim a ocasião pede pelo menos um salão intermediário, já que ele provavelmente será mais refinado para combinar como casal aniversariante (lembre-se: a medida é dada sempre pelos donos da festa, e não pelos convidados).

Definindo os detalhes

Escolheu o salão ideal? Aquele que combina com o estilo da festa e com seu bolso? Então agora sim é hora de partir para os próximos detalhes como o cardápio, a decoração e a sonorização.

O cardápio deve ser escolhido de acordo com o tipo de festa e o horário. Quanto mais cedo é a festa, mais simples poderão ser as opções do menu. Por exemplo, para casamentos até o meio-dia, pode-se servir um almoço com pratos simples como risoto e strogonoff, mas muito bem feitos e em quantidade suficiente para sobrar. Festas no período da tarde podem ser servidas com menu de salgados e bebidas servidos por garçons (tipo coquetel), sem refeições maiores. Já as festas noturnas, como bailes dançantes de formatura, podem ser servidas como coquetel, ou salgados sofisticados e bebidas finas servidos por garçons (casamentos). Pode-se ainda servir refeições com pratos mais refinados.

A decoração também estará atrelada ao tipo da festa. Quanto mais requintada a festa, mais requintada será a decoração, especialmente no tipo de flores e tecidos. Obviamente, quanto mais requintada a decoração, mais cara ela será.

A sonorização apresenta duas opções básicas: música ao vivo (mais cara) ou som mecânico (de menor valor, mas muito mais prático). Músicas ao vivo normalmente são executadas por pequenas bandas ou mesmo um pequeno conjunto de orquestra. É comum, por exemplo, a apresentação de duplas de acordeon e violão em bodas de prata, ouro e diamante, por tocarem músicas da época dos aniversariantes.

Quando você tem definidos o estilo dos donos da festa e o tipo de festa a ser realizada, todos estes detalhes ficam mais claros e não é difícil montar a festa. E sempre que sentir necessidade, busque ajuda entre seus parentes – ou mesmo, contrate uma empresa de assessoria de eventos, que já terá inclusive todos os contatos dos prestadores de serviço necessários. Pode ser uma boa ideia, hein??

Talvez você goste disso também:

DOBRE SEU INVESTIMENTO em 90 DIAS

Não precisa indicar ninguém para dobrar seu investimento em 90 dias.

Basta Acessar oTudo.com/GC e Cadastrar-se.



Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>